Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Júlia Rocha
Júlia Rocha
25 Mai, 2018 - 13:27

Restaurantes na Lousã para descobrir e saborear

Júlia Rocha

Descobrir Portugal faz-se sobretudo através do estômago. Explore a gastronomia do centro do país e das Aldeias do Xisto com restaurantes na Lousã.

Restaurantes na Lousã para descobrir e saborear

Já visitou as Aldeias do Xisto? A Serra da Lousã reúne um bom número destes pequenos povoados, imortalizados nas suas construções de xisto. É à volta de algumas das aldeias do grupo da Serra da Lousã e da própria localidade que lhe deixamos duas sugestões de restaurantes da Lousã para descobrir agora que o tempo solarengo permite passeios.

Depois de um passeio ou circuito a pé pelos vários percursos existentes nas Aldeias do Xisto, nada melhor do que recuperar forças com a rica gastronomia do centro interior do país. Tome nota.

Restaurantes da Lousã para experimentar

Museu da Chanfana

museu da chanfana

O restaurante Museu da Chanfana pretende mesmo ser um museu gastronómico vivo. Apresenta um menu vasto e interessante de pratos regionais e menus temáticos para dias ou épocas especiais, confecionados pelo chef Vítor Fernandes. Visto estar integrado no projeto que engloba o Parque Biológico da Serra da Lousã, também apresenta menus relacionados com os programas e atividades do Parque. Pode optar pelo menu Degustação ou pelo menu Espírito do Lugar.

O que provar: Sopa de casamento, chanfana e pudim com geropiga

Morada: Quinta do Paiva, 3220-154, Miranda do Corvo
Horário: 12h30-15h / 19h30-22h

Faça a sua reserva a partir do bookinxisto >>

A aldeia

Este restaurante está localizado no concelho de Miranda do Corvo. Bem perto, localiza-se a Aldeia do Xisto de Gondramaz, que pertence ao grupo de aldeias da Serra da Lousã e que se destaca pela tonalidade específica do xisto que a constrói. Esta zona é particularmente conhecida pela prática de BTT.

Varanda do Casal

varanda casal sao simao

Com uma vista privilegiada sobre a aldeia de Casal de São Simão e o vale da Ribeira de Alge, o restaurante Varanda do Casal apresenta um menu Degustação bastante interessante. O espaço conjuga a tradição gastronómica da região com um espaço moderno e aberto para a natureza.

O que provar: Pão em forno de lenha, tigelada, tiborna de bacalhau e borrego

Morada: Rua Principal, 3260-030 Casal de São Simão
Horário: 12:30/21h30 (encerra às segundas entre julho e setembro e às segundas e terças durante o resto do ano)

Faça a sua reserva a partir do bookinxisto >> 

A aldeia

Terminar o dia com uma refeição num dos restaurantes da Lousã pode ser o final de dia perfeito, depois de uma tarde nas Fragas de São Simão. Na aldeia Casal de São Simão existe apenas uma rua. É aqui que também está situado o templo mais antigo do concelho de Figueiró dos Vinhos.

Veja também: