Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
26 Fev, 2020 - 11:10

5 boas ideias para dar uma nova vida à roupa usada

Catarine Martins

Ser sustentável é, também, optar por dar uma nova vida à roupa usada, antes de comprar novas peças. Descubra como fazê-lo e arrase.

Aproveitar a roupa usada

Sabia que é possível dar uma nova vida à roupa usada? Sim, todas sabemos como, mais vezes do que gostaríamos de admitir, nos fartamos das peças de roupa que um dia adorámos.

Mas, numa era em que a sustentabilidade é a palavra de ordem, vale a pena tentar transformar a roupa que já não quer, antes de deitá-la fora. É que, além de a ajudar a poupar dinheiro, esta atitude é um grande contributo na diminuição da pegada ecológica.

Assim, e como provavelmente saberá, a indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo. Consequentemente, as fast fashion, e o consumo desenfreado, acabam por alimentar a destruição ecológica.

Por isso, e porque sabemos como é importante ajudar o planeta, ao mesmo tempo que nos sentimos bonitas e confiantes, reunimos 5 ideias para dar uma nova vida às roupas de sempre.

Confira, e consiga um armário novo, sem comprar nada.

Dar uma nova vida à roupa usada: 5 boas dicas

1. Transfome a t-shirt num crop top

Sabe aquela t-shirt, ou top, que já não usa porque a faz sentir sem nada para vestir? Temos uma boa solução: transforme-o num crop top para usar com calças ou saias de cintura alta, ou até por baixo de blazers.

Como sabe, os tops mais curtos estão muito em voga e, em vez de comprar, vale a pena tentar fazer o seu a partir de peças que já não usa. Assim, para além de poupar, esta é a garantia de ficar com uma peça única.

Abaixo, deixamos-lhe um tutorial de como fazer. Mas não se preocupe. É mesmo fácil aproveitar a roupa usada.

2. Transforme as calças de ganga em calções

Todas temos umas calças de ganga paradas no armário. Pode ser porque são à boca de sino e agora gostamos é de skinny jeans, porque engordámos ou emagrecemos, ou até porque deixámos de gostar de nos ver com elas.

Seja qual for o caso, vale a pena dar-lhes uma nova oportunidade. Mas não como calças de ganga. Por isso, que tal fazer delas uns calções de ganga para ir à praia e arrasar no verão?

A transformação está ao alcance de todas, por isso veja como fazer e consiga uma peça de roupa nova, sem esforço.

3. Acrescente renda aos calções

Por falar em calções de ganga, uma boa forma de dar vida àqueles que acha serem demasiado básicos, é acrescentar-lhes uma renda. Sim, é apenas um pormenor. Mas é um pormenor que deixa a peça mais bonita, feminina e original.

Nesse sentido, vá até uma retrosaria, escolha a sua renda favorita e coloque mãos à obra. Abaixo, deixamos-lhe um passo a passo, para ser ainda mais fácil.

Mulher deitada na relva
Não perca Moda: 5 dicas para um armário com peças de roupa sustentável

4. Transforme a camisa do marido num vestido

Quando falamos de dar uma nova vida à roupa usada, não falamos necessariamente apenas da sua. A prová-lo está esta ideia, para fazer com aquelas camisas que o marido já não usa.

É que, é muito fácil transformar uma camisa masculina, num vestido lindo e clássico para si. Não acredita? Veja o tutorial. Vai ficar rendida. E o melhor: vai conseguir vestidos novos maravilhosos, sem gastar muito. Incrível, certo?

5. Aplique pérolas ou lantejoulas nas peças

Há quem diga que as pérolas são eternas. Mas, quer acredite quer não, se gosta delas, saiba que são excelentes aliadas para deixar roupas comuns, muito mais bonitas.

E, o mesmo se aplica as lantejoulas, para as que gostam de peças mais festivas.

Se a esta altura está a pensar que deve ser muito complicado, conseguir fazer a transformação, desengane-se. Veja o passo a passo e faça você mesma. Nunca foi tão fácil conseguir transformar uma peça de roupa usada, numa nova.

Como vê, é mesmo muito fácil dar uma nova vida à roupa usada parada no armário. Inspire-se, solte a criatividade e diga olá a peças novas, sem gastar um tostão.

Veja também