Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Tatiana Carvalho
Tatiana Carvalho
28 Nov, 2017 - 12:15

6 segredos que os chefes não contam

Tatiana Carvalho

Para ser um profissional melhor tenha sempre em mente as dicas dos chefes. Fique a saber que segredos não podem contar.

6 segredos que os chefes não contam

Os chefes estão numa posição de liderança por algum motivo. Seja por terem trabalhado duro, seja por possuírem boas habilidades, eles sabem e pensam algumas coisas que os funcionários não imaginam.

Selecionamos 6 segredos que os chefes poderiam contar sobre o trabalho dentro de uma empresa.

6 segredos que os chefes não contam

15 minutos antes é sempre a hora “certa”

placeholder-1x1

Ser pontual é o mínimo necessário para fazer um bom trabalho, até porque faz parte do conjunto de boas maneiras aparecer à hora combinada. No entanto, aparecer às 8h59 para um compromisso que requer a sua presença às 9h00 não é o ideal.

Seja para o início do dia, para uma reunião, ou até mesmo para um evento da empresa noutro ambiente, a hora correta para chegar é sempre alguns minutos antes do combinado.

Compartilhe os seus conhecimentos

placeholder-1x1

Ser um especialista na área é ótimo, mas não adianta reter tanto conhecimento se não sabe como compartilhar o que desenvolve. É claro que saber muito sobre um assunto é sempre um bom sinal e, muitas vezes, essencial para a carreira.

Contudo, as habilidades de comunicação são fundamentais e consideradas prioritárias. Saber explicar, a um colega de trabalho, um projeto ou uma ideia desenvolvida por si, é um segredo a considerar.

Não apresente um problema sem antes pensar na solução

placeholder-1x1

Acredite nos chefes quando eles dizem que querem saber todos os pormenores que acontecem durante o desenvolvimento de um trabalho. A questão é que de nada adianta apenas enumerar problemas.

Os superiores apreciam muito quando, além de trazer os detalhes de um problema, os funcionários também apresentam uma solução. Ainda que a solução sugerida não seja utilizada, o seu chefe vai gostar de saber que gastou algum tempo a pensar em alguma alternativa para aquela situação.

Sim, o seu traje importa

placeholder-1x1

Na maioria das áreas não existe mais a necessidade de um traje formal ou rigoroso. Contudo, não é porque as regras mudaram que pode pensar que qualquer roupa serve, ou que qualquer traje está adequado.

Os chefes dizem que a sua aparência e asseio falam mais alto do que a qualquer produto ou projeto. Além disso, estar bem vestido faz com que o funcionário se sinta mais confiante e relaxado para executar as tarefas diárias.

Pare de lamentar

placeholder-1x1

Uma coisa é desabafar com um colega sobre as dificuldades de um projeto, outra bem diferente é reclamar constantemente. Ninguém aprecia estar rodeado de negatividade e de uma pessoa que passa as horas a lamentar-se e a dizer que não consegue ou sabe fazer uma tarefa. Em vez de gastar um tempo precioso a reclamar, use-o para tentar pensar em possíveis soluções para o problema.

Aprenda a aceitar críticas

placeholder-1x1

Um chefe não faz uma crítica apenas porque não gosta do empregado. Eles criticam porque estão a fazer o papel deles, do qual faz parte ajudar o funcionário a aprender e crescer dentro da tarefa que ele se dispõe a realizar.

Sempre que receber críticas, sinta-se confortável para as comentar sem necessariamente rebate-las. Isto soa como um posicionamento defensivo e pode ser prejudicial.

Veja também: