Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
28 Nov, 2019 - 11:53

6 sinais de que a entrevista de emprego correu bem

Inês Pereira

Os nervos são normais mas nem sempre permitem identificar os sinais de que a entrevista correu bem. Descubra aquilo a que deve estar atento.

recrutador e candidato a cumprimentarem-se felizes

Enviou vários currículos para as ofertas que lhe captaram a atenção, conseguiu entrevistas para impressionar os recrutadores e falou durante largos minutos sobre a sua experiência. Até aqui tudo normal. Mas nem sempre é fácil perceber se a entrevista correu bem ou perceber o que vai na cabeça dos entrevistadores. É precisamente para que não restem dúvidas (ou restem poucas) que lhe damos a conhecer os sinais de que a entrevista de emprego correu bem.

A realidade é que isto não é uma ciência. Pode sair de uma entrevista que, na sua opinião, não correu bem e conseguir o emprego ou, por outro lado, ficar cheio de esperanças e não receber o tão esperado telefonema.

No entanto, existem alguns detalhes que poderão indicar que teve uma conversa de sucesso e que as hipóteses de conseguir a oferta são grandes.

Posto isto, é importante que perceba que uma entrevista de emprego não tem de ser um bicho de sete cabeças. O truque é preparar-se com antecedência, tentar manter a calma para afastar os nervos e dar-se a conhecer a quem o entrevista.

6 sinais de que a entrevista correu bem: conheça-os

recrutadora a cumprimentar a candidata

Quem já foi a mais do que uma entrevista de emprego sabe que raramente se consegue decifrar o que vai na cabeça dos entrevistadores. E, aliás, mesmo que tenha a clara sensação de que gostaram de si isso não significa que tenha a vaga garantida.

Os nervos podem levá-lo a analisar e criticar apenas aquilo que julga ter feito de forma errada durante a conversa. Ora, esta é uma prática extremamente errada, uma vez que só mina a sua confiança e arruina possíveis oportunidades. Assim, o ideal seria conseguir identificar os sinais de que a entrevista correu bem, certo?

A entrevista durou mais do que aquilo que esperava

É um facto que a duração de uma entrevista é sempre uma incógnita, tendo em conta que varia de empresa para empresa e, especialmente, de recrutador para recrutador. Contudo, é possível ter uma noção de que entre 30 minutos a 1 hora é o tempo habitual.

Ora, se a sua entrevista tiver uma duração superior então é bom sinal. Significa que a conversa está a fluir de forma agradável e que os entrevistadores querem saber mais sobre si. Embora não seja uma regra, isto poderá indicar que estão realmente interessados.

Sentiu-se confortável ao longo da entrevista

Muitas vezes, o nervosismo que sente durante uma entrevista pode ter origem na atitude do recrutador. Isto significa que do outro lado existe também a responsabilidade de tornar a conversa o mais agradável possível.

A entrevista passou num instante, embora tenha sido demorada? Sentiu-se a conversar com um conhecido em vez de estar num interrogatório acerca das suas skills? Se a sua resposta é afirmativa então é muito bom sinal, dado que significa que construiu uma boa comunicação e cativou quem estava à sua frente.

Todas as suas dúvidas foram esclarecidas sem rodeios

Esta é uma regra de ouro: coloque todas as questões que lhe parecerem importantes ao longo de uma entrevista. E, claro, avalie as respostas.

Se os entrevistadores fornecerem respostas detalhadas e entusiasmantes às suas dúvidas, garantindo que ficou totalmente esclarecido, então é um ótimo sinal. É sinónimo de que o recrutador quer que o tenha em boa conta (e não tem nada a esconder) tal como acontece no sentido inverso.

O entrevistador é claro acerca dos próximos passos

À medida que a entrevista se aproxima do final, o entrevistador deve explicar-lhe quais serão os próximos passos. Isto é sinal de que quer que tenha toda a informação porque gostou do seu perfil.

Dados acerca de próximas etapas ou prazos para uma resposta final são o tipo de informação que podem indicar que a sua apresentação foi um sucesso.

Foi apresentado a potenciais colegas

É normal que se cruze com outros colaboradores da empresa quando se dirige ao escritório para a sua entrevista. No entanto, se o recrutador fez questão de o apresentar aos funcionário presentes então esse é um bom sinal.

Neste sentido, é importante que cause uma boa impressão não só a quem o entrevista mas também às restantes pessoas da empresa. Seja simpático e cumprimente toda a gente, tentando ignorar os nervos por alguns segundos.

Ficou entusiasmado com a oferta

Nem todas as entrevistas correm bem ou nos deixam ansiosos por receber feedback, correto? Muitas vezes a entrevista permite compreender que a oferta em cima da mesa não agrada ou que não se identifica com a personalidade da empresa.

Contudo, se sai de uma entrevista de emprego convencido acerca do que lhe foi dito e realmente entusiasmado com a oportunidade é sinónimo de uma boa conversa. O entrevistador foi acessível e simpático, pelo que ficou agradado com a abordagem e tudo aquilo que foi dito, o que é ótimo.

Veja também