Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
16 Jun, 2019 - 08:52
6 sinais de que está a precisar de férias

6 sinais de que está a precisar de férias

Catarina Milheiro

Muitas vezes podem não ser evidentes, mas os sinais de que está a precisar de férias manifestam-se de formas muito diferentes. Saiba como identificá-los.

O artigo continua após o anúncio

Tem tido alguma dificuldade em adormecer? Fica facilmente irritado ou chateado por qualquer coisa? Então, saiba que estes podem ser alguns dos sinais de que está a precisar de férias.

Viver a pensar no trabalho e nas tarefas que tem para fazer diariamente, deixar de fazer a sua rotina ou não estar com os seus amigos há algum tempo podem ser indícios de que está a precisar de tirar uns dias.

Toda a gente sabe que tirar umas férias de vez em quando é essencial para melhorar os níveis de produtividade no trabalho e claro, para descansar a mente.

O grande problema surge quando é necessário adiá-las por diversas razões e o stress se vai acumulando. Na maioria das vezes, chegado o momento em que finalmente as consegue tirar, acaba por nem conseguir aproveitar como deveria.

Por outro lado, também existem alguns profissionais que não reconhecem essa necessidade (de fazer uma pausa no trabalho). Mas é importante compreender que por muito que goste de se empenhar naquilo que faz, marcar uns dias de férias e desfrutá-las convenientemente só fará com que regresse ainda com mais força e motivação.

Lembre-se que tanto a sua mente como o seu corpo precisam obrigatoriamente de um descanso de vez em quando. E só conseguirá recarregar as baterias e aumentar a sua produtividade, se se mantiver uns dias afastado do ambiente de trabalho e de todas as preocupações que ele implica.

Quais os sinais de que está a precisar de férias? Identificamos 6

sinais de que está a precisar de férias

É um facto que muitas pessoas acabam por nunca tirar férias, ou porque se sentem culpadas de alguma forma por deixarem o trabalho em modo de espera, ou então porque simplesmente sentem algum desconforto em fazê-lo (quando têm de questionar os superiores sobre esse assunto, por exemplo).

Contudo, a importância das férias não deve ser subestimada. Se se identifica com algum dos tópicos da lista que se segue, então tenha atenção, porque é sinal de que está mesmo a precisar de uns dias de descanso.

O artigo continua após o anúncio

1. Baixa produtividade e cansaço extremo

É normal chegarmos ao final de um dia longo de trabalho completamente cansados e sem energia. No entanto, quando esse cansaço se prolonga para as suas manhãs, deve ficar alerta para não entrar numa espiral negativa que possa vir a prejudicar a sua saúde. Afinal não é por acaso que se fala cada vez mais em burnout, uma condição que se caracteriza por um estado de total exaustão física, mental e emocional.

Se está constantemente cansado e sem forças para lidar com a sua vida pessoal, então considere seriamente tirar umas férias. Vai ver que são providenciais para aumentar os seus níveis de produtividade e continuar a desenvolver um bom trabalho. Afinal, o cansaço em demasia também é um dos fatores que mais prejudica o desempenho profissional de cada um.

2. Dificuldade em dormir

Um dos sinais de que está a precisar de férias, pode manifestar-se na dificuldade em dormir ou no aparecimento de outras complicações durante o sono.

Não se esqueça que uma boa noite de descanso não só é reparadora como nos deixa melhor preparados para enfrentar as dificuldades que possam surgir ao longo do dia. Além disso, contribui também para a nossa disposição e permite-nos espalhar boas energias no nosso ambiente de trabalho.

Por todos estes motivos, é extremamente importante que se mantenha atento. A fraca qualidade do sono é um sinal que pode muitas vezes passar despercebido.

3. Falta de entusiasmo no trabalho

A maioria de nós passa por dias complicados em que a vontade para sair de casa e ir trabalhar é praticamente nula. Contudo, se este tipo de sentimentos se arrastar e começar a sentir uma extrema falta de entusiasmo no trabalho diariamente, deve pensar em parar.

Se não tiver oportunidade para tirar uma semana ou duas de férias, pode sempre optar por ficar afastado do trabalho por um ou dois dias – experimente e veja como se sente.

4. Irritabilidade

É crucial que preste atenção ao seu estado emocional. Está claro que a nosso estado de espírito é feito de altos e baixos. No entanto é importante que não deixe que a irritabilidade se apodere da sua rotina.

O artigo continua após o anúncio

Nem sempre é possível controlar este tipo de emoção e é natural que haja dias em que se manifeste mais do que noutros. Mas se fica irritado com facilidade e, na maioria das vezes, sem motivos aparentes, então pode ser um sinal de que está a precisar de férias.

5. Dificuldade em manter a concentração

Tem dificuldade em lembrar-se de acontecimentos recentes ou de tarefas básicas que tinha planeado anteriormente? Note que o cansaço extremo leva a dificuldades de concentração.

Claramente que quando este tipo de coisas acontecem numa base diária, irá demorar o dobro do tempo para conseguir realizar as suas tarefas e é a sua imagem profissional que sai prejudicada. Assuma que está a precisar de descanso e tire uns dias para si.

6. Descurar os cuidados pessoais

Quando o cansaço é demasiado ou o stress extremo, hábitos menos saudáveis como a má alimentação, excesso de cafeína, abandono da prática desportiva, ou o descuido do aspeto físico, por exemplo, começam a “ganhar terreno” nas suas rotinas diárias.

Não prestar atenção aos sinais, ou pior ainda ignorá-los, não é uma opção. Para bem da sua saúde e do seu trabalho é imperativo que tome medidas. E por medidas queremos dizer: parar e ir de férias (ou pelo menos marque-as já na sua agenda)!

Veja também: