Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marta Maia
Marta Maia
27 Out, 2020 - 17:32

Precisa de motivação para poupar? Crie um sistema de recompensas

Marta Maia

Saiba o que é um sistema de recompensa de poupanças e de que forma pode ajudá-lo a manter-se focado nos objetivos financeiros.

mulher a pôr uma moeda no mealheiro como parte do seu sistema de recompensa de poupanças

Poupar não é um objetivo fácil de cumprir. Poupar regularmente, então, é uma verdadeira missão impossível para muitos portugueses. Se faz parte deste grupo, implementar um sistema de recompensa de poupanças pode ser aquilo que lhe faltava.

Na verdade, trata-se da adaptação de um conceito de gestão de recursos humanos aplicado às finanças pessoais. Neste âmbito, o sistema de recompensas trabalha a motivação e garante que a sua promessa de ano novo não morre antes do dia dos namorados.

O sistema de recompensa de poupanças

O conceito nasceu na gestão de recursos humanos, que por sua vez se baseou em teorias da psicologia. De uma forma simples, e para começar, o sistema de recompensa de poupanças assenta no princípio de que o seu esforço financeiro pode e deve ser recompensado, por forma a que se mantenha motivado a prosseguir com ele.

O sistema de recompensas nos recursos humanos

A ideia é relativamente simples e certamente já se cruzou com ela antes. Num sistema de recompensas, os colaboradores são orientados com determinados objetivos e recompensados se os cumprirem. A recompensa tende a ser crescente e diretamente proporcional ao grau de esforço ou aos resultados obtidos.

O objetivo é que o sentimento de reconhecimento mantenha nos colaboradores a vontade de fazer sempre mais um pouco, procurando recompensas cada vez maiores e, com isso, produzindo cada vez mais e melhor. É o que a psicologia chama de reforço positivo.

O reforço positivo na psicologia

O princípio primordial do sistema de recompensas toca o nosso instinto mais primitivo. De acordo com a psicologia, o nosso cérebro funciona por associações, pelo que pode ser treinado em função da manipulação dessas associações.

Numa abordagem mais prática, o que queremos dizer é que, se for recompensado com uma coisa boa sempre que toma determinada atitude, vai começar a sentir vontade (e até necessidade) de repetir essa atitude muitas vezes, apenas porque a sensação de ser recompensado é agradável.

É por conta destas associações, por exemplo, que nos viciamos em determinados comportamentos ou até que criamos medos sem entender muito bem porquê.

Implementar o sistema de recompensa de poupanças

Voltando ao tema das poupanças, para implementar o seu próprio sistema de recompensas tem de compreender que a sua motivação precisa de ser alimentada.

Num sistema de recompensa de poupanças, tem de haver um plano de desenvolvimento, quase um plano de crescimento. Este plano deve determinar etapas, metas intermédias, que são momentos de recompensa e de renovação do foco.

Em termos práticos, este sistema de recompensas adaptado às finanças traduz-se num “mimo” para si por cada meta intermédia que atinge. Quanto mais avançada for essa meta, ou seja, quanto mais próximo ela estiver do objetivo final, maior e mais agradável deve ser a recompensa.

Vamos a um exemplo: imagine que quer poupar para um carro e estima que precisa de dois anos para lá chegar. Certo é que dificilmente vai conseguir ficar dois anos em contrição financeira sem vacilar, e por isso o melhor é criar um sistema de recompensa de poupanças.

Neste sistema, vai determinar um conjunto de etapas intermédias – por exemplo, uma etapa por cada mil euros poupados. Paralelamente, vai planear recompensas para cada uma dessas etapas – por exemplo, um jantar fora com direito a cinema.

O que vai acontecer é que, quando estiver cansado do esforço de poupar mil euros, vai ser recompensado com um jantar fora. De motivação renovada, será mais fácil retomar a poupança para os mil euros seguintes.

O processo repete-se consecutivamente até chegar ao objetivo final e poder, aí sim, beneficiar da recompensa maior de todas, que é o carro novo.

Como poupar dinheiro diariamente: espreite as nossas dicas
Veja também Como poupar dinheiro diariamente: espreite as nossas dicas

Cuidados a ter com o sistema de recompensa de poupanças

Ainda que muito fácil de implementar e promissor ao nível de resultados, o sistema de recompensa de poupanças exige alguns cuidados.

Desde já, é importante que não se deixe entusiasmar pelas recompensas intermédias. Lembre-se que, se estas puserem em causa o esforço que teve até ali, podem surtir o efeito contrário ao desejado e criar arrependimento.

Este cenário acontece, por exemplo, se se permitir gastar uma fatia grande do dinheiro poupado para comemorar precisamente o facto de tê-lo poupado. É uma questão de respeito pelo seu próprio esforço.

Outro cuidado a ter está relacionado com o foco. É essencial que, recompensas à parte, se mantenha focado no seu objetivo último.

Caso contrário entra num ciclo vicioso onde o sistema de recompensa de poupanças é infinito: poupa, comemora gastando o que poupou e volta a apostar na poupança, sem nunca chegar a lado nenhum.

O sistema de recompensa de poupanças é, ainda assim, uma boa forma de manter a motivação para pôr algum dinheiro de lado e respeitar esse compromisso. Aproveite e envolva a família toda no processo.

Veja também