Numa altura em que as notícias sobre o sector imobiliário estão na ordem do dia por vários motivos, hoje é avançado pelos media que as taxas Euribor vão descer novamente já no próximo mês de Julho. Sabendo que os portugueses recomeçam, gradualmente, a optar por comprar casa ao invés de alugar, a descida da taxa Euribor é uma excelente notícia.
Com o indexante a 12 meses a bater mínimos históricos este mês, esta queda da taxa Euribor dará origem a uma descida superior a 1% na prestação da casa para os contratos cuja taxa irá ser revista em Agosto.
Créditos a seis meses
Para quem tem contraídos créditos indexados a Euribor a seis meses, o valor da prestação cai 1,3%. Estes cálculos são feitos tendo como base um crédito de 100 mil euros com um prazo de 30 anos e um spread de 1%.
Créditos a três meses
Para os contratos indexados à Euribor a três meses, também a prestação da casa irá ficar mais barata, tendo uma descida de 1,7% se considerarmos o mesmo crédito de 100 mil euros com um prazo de 30 anos e um spread de 1%.
Estas descidas estão inteiramente relacionadas com as medidas de choque estipuladas em Junho pelo Banco Central Europeu que se traduziram, entre outras, no corte de taxa de referência de 0,25% para 0,15%, um novo mínimo histórico.
Poupe até 500€ por ano no seu seguro de vida! Saiba como aqui.
Veja também: