Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Patrick Antunes
Patrick Antunes
01 Out, 2018 - 11:58

O teclado não funciona? 6 dicas para resolver

Patrick Antunes

Pó e migalhas são só alguns dos inimigos de um teclado. O seu teclado não funciona? Fique, então, a par de 6 dicas para resolver o problema.

O teclado não funciona? 6 dicas para resolver

É verdade que os nossos computadores portáteis passam por todo o tipo de lugares e situações. Mesmo com bastante cuidado, podemos acabar com migalhas ou pó, que são problemáticos quando queremos escrever e a letra insiste em não aparecer. Se o seu teclado não funciona, confira estas 6 dicas que o podem ajudar.

6 dicas a seguir quando o teclado não funciona

teclado não funciona

É prático comer enquanto trabalhamos. Mesmo quando estamos num momento de lazer, as bolachas podem ser as nossas melhores amigas. O teclado pode deixar de funcionar por qualquer outro problema, mas migalhas debaixo das teclas são a causa mais comum para as teclas pararem de funcionar devidamente. Mas se o seu trabalho exige que passe horas a fio em frente ao ecrã, pode ser inevitável fazê-lo.

A gravidade do problema depende se estamos a falar de um computador fixo ou de um portátil. Um é mais fácil de limpar do que o outro e se a limpeza já não for suficiente, a reparação é mais dispendiosa num dos dois. Fique, então, com 6 dicas para seguir se o seu teclado não funciona.

1. Vire o seu teclado ao contrário para limpá-lo

A primeira coisa a fazer é desligar o computador. Se tem um portátil, mantenha-o aberto e vire-o todo ao contrário. Agora, para limpar corretamente o seu teclado, bata gentilmente na parte de trás para que as migalhas caiam.

Depois, utilize um compressor (que pode comprar numa loja para computadores) para soprar o que ainda estiver preso debaixo das teclas. Volte a virar o teclado e volte a bater para tentar tirar o restante lixo.

2. Use clipes para limpar o teclado

Se tem um computador fixoconsidere utilizar a ponta de um clipe para “pescar” o lixo que se encontra no meio das teclas. É arriscado fazer esta manobra porque pode danificar seriamente o teclado. Não utilize este método se o vai fazer num portátil porque, neste caso, um teclado estragado é um problema muito mais sério (e caro!).

3. Experimente ligar outros teclados ao computador

As tentativas anteriores não funcionaram? Antes de mais, confirme se o problema é realmente do teclado. Isto porque o busílis da questão pode estar no próprio computador, na ligação ou até no sistema operativo. Experimente outros teclados. Conecte-os via USB e assim pode confirmar se o problema é realmente do seu teclado.

Se confirmar que é do teclado, terá que o reparar ou substituir. É fácil e barato se o problema for num computador fixo. Pode comprar um teclado novo por cerca de 10/15€. Mas se quer um melhor, pode gastar até centenas de euros. A verdade é que existe a possibilidade de gastar bem pouco se ergonomia ou luzes RGB não lhe interessam. Mas se tem um portátil, a coisa pode ficar bem cara.

4. Dirija-se à loja oficial da marca

No caso do portátil, o nosso conselho é que vá à loja oficial da marca do computador e que o entregue para reparação. É a opção mais segura e as probabilidades de não receber o teclado arranjado são mínimas. Mas não espere um preço de amigo – pode custar-lhe até 300/400€ para arranjar o teclado do seu portátil.

5. Ou a uma loja de reparação de computadores

Se não quer enviar para a loja oficial e esperar cerca de 30 dias para ter o seu portátil de volta, pode ir a uma loja de reparação de computadores da sua zona. Costumam ser mais baratos e com um trabalho bem feito.

6. Compre um teclado externo

A última dica é comprar um teclado externo para o seu portátil. Basta comprar, ligar via USB e aceitar o facto de agora ter um computador fixo que pesa menos de 2 kg – e portátil!

Veja também: