Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
25 Jun, 2018 - 10:35

3 razões pelas quais o telemóvel demora muito a carregar

Luísa Santos

Algumas razões pelas quais o telemóvel demora muito a carregar são facilmente identificáveis e, por vezes, facilmente contornáveis. Conheça-as!

3 razões pelas quais o telemóvel demora muito a carregar

Consoante os anos de utilização que determinado smartphone tenha, é normal que o estado da bateria se vá lentamente deteriorando. É igualmente possível que aconteça o mesmo a outros componentes, o que é perfeitamente normal. Por isso, as razões pelas quais o telemóvel demora muito a carregar podem ser identificadas e prevenidas com tempo, antes que a autonomia da bateria alcance um estado que já implique a sua troca.

Por essa razão, é normal que, quanto mais utilização dê ao seu smartphone, mais ele demore a carregar. Falamos de componentes elétricos, que facilmente se gastam, sobretudo se utilizados com muita frequência.

No entanto, existem alguns motivos que deve conhecer e situações que pode contornar para que o seu telemóvel não demore tanto tempo a carregar.

3 razões pelas quais o telemóvel demora muito a carregar

 1. Maus acessórios

São muitos os casos de pessoas que optam por comprar acessórios de marcas que não a do próprio smartphone. Comprar acessórios como, por exemplo, cabos de carregamento, que não os de origem, pode comprometer de imediato a duração de vida da sua bateria. Adquirir acessórios deste género é uma das razões pelas quais o telemóvel demora muito a carregar.

Como tal, opte sempre por se dirigir à lojas da marca do seu telemóvel e compre lá (e apenas lá) os acessórios de que necessita. Para além de cabos, estamos ainda a falar de adaptadores de corrente ou até carregadores wireless.

Deve também ter cuidado com esses acessórios, para que, no caso dos cabos, não se dobrem ou quebrem, nem sejam expostos a altas temperaturas. Evite, ainda, carregar o telemóvel através do computador e opte por uma tomada com a voltagem indicada.

2. Problemas com a entrada de carregamento

Esta pode não ser a principal razão que leva o seu telemóvel a demorar tempo a mais a carregar, mas pode ser uma causa que, por vezes, é descartada. A porta de entrada do cabo USB pode estar danificada de alguma forma, nomeadamente nos conectores que transportam a eletricidade e permitem que o smartphone carregue.

Pode também acontecer que essa porta de entrada tenha muitos resíduos acumulados que comprometam a conexão. Deve, por isso, verificar se é esse o seu caso e, pelo sim pelo não, limpar a entrada de carregamento do telemóvel.

3. Apps em uso

Outra das principais razões pelas quais o telemóvel demora muito a carregar é o consumo de bateria por parte de apps que, em segundo plano, consomem bateria de forma desnecessária (uma vez que já não estão a ser usadas).

Pode usar e fechar essas apps, mas estas continuam em uso, ainda que em segundo plano. Por esse motivo, deve aceder às definições do seu smartphone e definir quais as aplicações que podem consumir bateria em background e quais aquelas que não o devem fazer.

Tenha em atenção que também pode acontecer que a bateria do seu telemóvel já tenha, efetivamente, anos de uso a mais. Nesses casos mais extremos, o mais sensato será mesmo trocar de bateria junto da marca.

Veja também: