Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
02 Out, 2019 - 13:58

Threads: esta é a app do Instagram para amigos verdadeiros

Luísa Santos

O Instagram volta a atacar o Snapchat com uma aplicação dedicada à partilha com “amigos verdadeiros” de texto, imagens e até localização.

amigos a usar telemovel

O Instagram tem adicionado cada vez mais funcionalidades àquela que é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Desde a possibilidade de gravar vídeos mais longos até às compras que podem ser feitas diretamente na app. Agora, é o instagram para amigos verdadeiros.

Funcionalidades à parte, a verdade é que agora o Instagram volta a atacar com uma nova aplicação para amigos com os quais poderá partilhar aquilo que considera mais privado.

A novidade ainda não foi totalmente confirmada, mas o The Verge avançou que a aplicação Threads já está em fase de testes e é uma aproximação clara a uma das maiores concorrentes da rede social: o Snapchat.

Os amigos verdadeiros já podem saber (quase) tudo

Instagram esconde likes: mais conteúdo, menos distração

Quem considera serem os seus amigos verdadeiros, já é consigo, mas o Instagram quer dar uma ajuda com a Threads, a nova aplicação que, ao que parece, já está em fase de testes.

O seu principal objetivo é dar espaço a uma partilha mais “privada”, isto é, com aquelas pessoas que considera ser da sua maior confiança. Tudo isto porque, com a nova plataforma, vai poder partilhar praticamente tudo.

Desde mensagens a imagens, passando pela informação da sua localização. As pessoas que escolher como “amigos verdadeiros” serão as únicas que terão acesso às suas atualizações dentro da Threads – por isso, pense bem na sua escolha.

Aplicação substitui mensagens diretas

Caso ainda não tenha reparado, nós damos-lhe a novidade: já não é possível utilizar o Direct, uma função do Instagram que permitia enviar mensagens diretas aos seus seguidores.

A desativação da funcionalidade não foi muito falada, mas torna-se agora claro o seu propósito. Ainda que a empresa não tenha confirmado nada, a verdade é que são várias as fontes a dar conhecimento dos testes já em curso da Threads.

É desta forma que o Instagram para amigos verdadeiros irá nascer, possibilitando uma partilha mais privada e que não seja do conhecimento de todos os seguidores – algo que, de certa forma, já acontece com a opção de partilhar Stories só com os “Amigos chegados” que define na plataforma.

Como vai funcionar a aplicação

Ao que parece, a Threads vai nascer sob a forma de uma plataforma independente, isto é, externa ao próprio Instagram. Nela, só os amigos que considerar “verdadeiros” terão acesso às suas partilhas.

Ao invés de ter um feed com as últimas partilhas (fotos e vídeos) das pessoas que segue, encontrará um local onde pode ter acesso aos amigos que estão online e às respetivas partilhas.

Como acontece atualmente, um ponto verde acompanha a fotografia principal de uma pessoa quando essa está online e é ao entrar nesse perfil que terá acesso a partilhas como mensagens, texto e até a localização da pessoa em causa.

Instagram Green Screen: novo filtro está a chegar
Não perca Instagram Green Screen: novo filtro está a chegar

Partilha de localização levanta problemas

A privacidade de informação na Internet é, de certo modo, uma falácia, e são acda vez mais os métodos de roubo de dados. Também por esse motivo, tem existido alguma discordância sobre qual o nível de localização a ser partilhado no Threads.

Para já, tudo indica que a informação disponibilizada será muito geral e não vai especificar o local exato onde uma pessoa se encontra. Suponhamos que esta se encontra em casa, na área metropolitana do Porto: só a área será partilhada, ao invés da morada onde a pessoa de encontra.

Contudo, nada confirma que a situação não se inverta, o que, para muitos utilizadores, é um grande senão – visto terem a privacidade da sua localização comprometida.

Também se prevê o envio de notificações “on the way“, isto é, que informem os amigos verdadeiros que o utilizador está a dirigir-se ao local combinado anteriormente.

Novidade ainda está por confirmar

Resta agora esperar que os rumores se confirmem, visto que nenhum anúncio oficial foi feito pelo Facebook, empresa que atualmente detém o Instagram. A oficializar-se, a aplicação vai concorrer diretamente com o Snapchat, serviço que já engloba esta funcionalidade de partilha mais “privada”.

A fuga de informação é grande, pelo que o mais provável é que existam novidades num futuro próximo. Até lá, espera-se que a questão da localização fique esclarecida e permita uma partilha consciente com os amigos verdadeiros do Instagram.

Veja também