Helena Peixoto
Helena Peixoto
24 Ago, 2019 - 07:09
Aprenda a tirar verniz da roupa sem dificuldades

Aprenda a tirar verniz da roupa sem dificuldades

Helena Peixoto

Especialmente comum para quem tem meninas pequeninas, saber tirar verniz da roupa sem danificar pode ser bastante útil. E nós vamos dizer-lhe como fazer!

O artigo continua após o anúncio

Quem tem crianças em casa (sobretudo meninas), conhece bem esta realidade: uma tarde de faz de conta de princesas e estrelas de Hollywood transforma-se num verdadeiro massacre da roupa: batom, purpurinas e verniz por todo o lado! A pergunta que então se impõe é mesmo: como tirar verniz da roupa?

É que por azar foi logo naquela peça preferida das crianças ou, pior ainda, numa blusa sua! A primeira ideia que nos surge é que essas peças serão para esquecer e deitar fora. Mas não é verdade! Existem várias formas de tirar verniz da roupa sem ter de gastar um dinheirão em lavandarias, sem danificar o tecido e sem gastar horas e horas em volta da peça.

Dependendo do tipo de tecido e da dimensão da mancha, vamos indicar-lhe diferentes técnicas e formas de devolver todo o esplendor a essa peça de que tanto gosta!

Como tirar verniz da roupa em poucos e fáceis passos

Antes de mais, é muito importante que se mentalize desta questão: com miúdos por casa vai haver verniz na roupa para tirar! Pedir a uma criança para estar quieta é como pedir para um objeto azul mudar para amarelo. Ora, aceitando esta realidade, o que podemos fazer é procurar as melhores formas de minimizar os danos. Aprenda a tirar verniz da roupa de diferentes formas e sem grandes dores de cabeça.

tirar verniz da roupa

Em roupa de fibras naturais

No caso de querer tirar verniz da roupa à base de fibras naturais (algodão ou linho), está com sorte, pois estes são os tecidos mais fáceis para o fazer!

Comece por colocar um saco de plástico com gelo lá dentro diretamente sobre a nódoa. Isto vai endurecer o verniz e evitar que a nódoa se espalhe. Remova os grandes pedaços de verniz seco se conseguir que eles se soltem da peça facilmente, mas nunca tente puxá-los da roupa! Neste passo a pinça pode ser especialmente útil.

Mergulhe um algodão numa pequena quantidade de removedor de verniz à base de acetona e teste numa área pequena e discreta da roupa. E não se esqueça de confirmar a etiqueta da peça! Empurre o algodão no avesso da peça até verificar que a cor da mancha desapareceu. Atenção: nunca esfregue, pois pode danificar o tecido.

Depois de fazer este processo, lave a peça de roupa à máquina, normalmente, com um detergente de boa qualidade para remover os resíduos mais persistentes.

O artigo continua após o anúncio

Em roupa de fibras sintéticas

No caso de estar a lidar com tecidos do tipo sintético (nylon ou poliéster, por exemplo), pode começar por tentar seguir os mesmos passos para as fibras naturais.

Se não tiver sucesso, experimente outro método: remova o excesso de verniz com uma espátula e teste a reação da acetona (com um cotonete, por exemplo) numa zona pequena e escondida do tecido para evitar descolorações. Repita este processo algumas vezes e, no final, aplique um produto de limpeza a seco específico para o efeito.

Em tecidos delicados

No caso de estarmos a lidar com roupa de tecidos delicados, escusado será dizer que os cuidados têm de ser redobrados. Pode tentar utilizar a técnica do removedor de verniz aplicando no avesso da peça. Pode também experimentar pulverizar laca de cabelo à base de álcool na nódoa e massajar suavemente o verniz de unhas com uma escova de dentes velha para remover a maior quantidade possível. Depois, lave-a normalmente com um detergente de boa qualidade. No caso de ter alguma dúvida, procure a ajuda de um especialista!

Em roupa de seda e lã

Os tecidos lã e seda são tecidos especiais! E, por isso mesmo, requerem cuidados especiais. Nota importante: tal como nos métodos anteriores, deve sempre garantir que testa numa área interior e escondida do tecido.

Comece por remover os restos de verniz raspando com uma espátula de plástico ou uma colher, mas sem nunca forçar! Faça uma mistura com 1 medida de óleo de coco ou vaselina líquida para 8 medidas de solvente para limpeza a seco e aplique na nódoa. Deixe atuar durante uns minutos e passe um pano limpo ou um pouco de algodão para absorver o verniz até o “levantar”.

Dicas importantes na hora de tirar verniz da roupa

Não obstante todos os cuidados específicos que importa ter na hora de tirar verniz da roupa, existem alguns cuidados gerais que deve ter sempre em conta para efetuar esta tarefa da forma mais suave possível. Anote alguns deles:

  1. Verifique sempre as etiquetas das roupas e siga todas as instruções do fabricante;
  2. Quando procurar retirar as nódoas de uma peça, faça-o sempre pelo seu avesso;
  3. Sempre que repetir o processo, substitua o papel/pano que utilizou para proteger para evitar que a nódoa alastre;
  4. Depois de lavar a peça, analise se a mancha desapareceu antes de a estender para secar ou antes de a passar a ferro;
  5. Ao aplicar os diversos produtos sugeridos, faça-o da forma mais suave possível para evitar danificar as fibras;
  6. Repita os processos para nódoas mais teimosas, não desista à primeira tentativa!
  7. Tente atuar com o máximo de rapidez possível assim que a mancha acontecer.
Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp