Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Sofia Martins
Sofia Martins
23 Abr, 2018 - 00:00

Tónico facial: sabe o que é e para que serve?

Sofia Martins

Limpar, tonificar e hidratar. Estes são os passos que segue diariamente nos cuidados de rosto, mas será que sabe o que é o tónico facial e para que serve? Vamos contar-lhe tudo o que precisa de saber sobre o tónico.

Tónico facial: sabe o que é e para que serve?

tónico facial faz parte da rotina diária de cuidados de pele. Mas será que sabe o que é o tónico facial e para que serve? Tal como o nome nos indica o tónico facial ajuda a tonificar a pele. Não da mesma forma como tonifica os músculos quando vai ao ginásio, mas é, no entanto, um passo fundamental na sua rotina diária.

Tónico facial: por que tem mesmo que o usar

Quando se fala em adotar uma rotina de limpeza diária de pele, fala-se em limpar, tonificar e hidratar. No entanto, muitas pessoas tendem a ultrapassar a fase da tonificação, não lhe dando importância. Talvez por desconhecimento ou até porque, aparentemente, não sentem diferenças na pele. Contudo, importa ter em mente  que o tónico é um produto que vai não só complementar a limpeza da sua pele, como também melhorar a acção do creme hidratante e de tratamento, uma vez que ajuda à sua mais fácil absorção pela pele.

Assim, na fase de limpeza da pele, independentemente do tipo de produto que se usa, o pH da nossa pele tende a ficar mais elevado do que o normal. Uma das funções do tónico facial é exactamente ajudar a repor os níveis normais de pH na pele, para que consiga proteger-se de agressões externas.

Para além disso,  ajuda a a evitar a obstrução dos poros, promovendo a renovação celular e, dependendo do produto que esteja a usar, poderá ainda conseguir controlar o brilho da sua pele e melhorar a cicatrização das espinhas.

Mas que tipo de tónico deve usar?

tónico facial


Hoje em dia, as várias marcas disponíveis no mercado já dispõem de produtos adequados aos diferentes tipos e necessidades de pele. Deve, por isso, ter o cuidado de comprar uma gama que esteja de acordo com o seu tipo de pele, e do que precisa nesse momento. Sim, a pele tem necessidades diferentes, o que depende de vários factores quer externos, como a poluição, quer internos como as variações hormonais. Assim, mesmo que tenha uma pele seca ou oleosa, não se preocupe. Compre o tónico da mesma gama dos seus cremes hidratantes e cuide da sua pele, sem qualquer receio.

Como usar o tónico?

Novamente: limpar, tonificar e hidratar. Estes são os passos a seguir de manhã e à noite. Para aplicar é fácil, faça-o logo a seguir à limpeza. Depois de ter a pele limpa e seca, coloque um pouco de tónico num disco de algodão. Passe cuidadosamente pelo rosto e deixe secar naturalmente. De seguida, aplique o seu creme diário. Vai ver que notará bastante diferença na saúde da sua pele.

Veja também: