Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
15 Set, 2020 - 12:20

7 dicas dos dermatologistas para uma pele perfeita

Catarine Martins

Fomos em busca das melhores dicas dos dermatologistas para uma pele perfeita. Descubra-as e saiba como ter uma tez de sonho.

Mulher com pele perfeita com dicas dos dermatologistas

São muitas as mulheres que buscam uma tez bonita, uniforme, luminosa e saudável. E, se é verdade que, à primeira vista, pode parecer uma missão impossível, não o é. Por isso, reunimos as melhores dicas dos dermatologistas para uma pele perfeita.

Afinal, quem melhor do que eles para nos darem conselhos? Assim, vale a pena introduzir na sua rotina de beleza os hábitos que ainda não tem.

Cuidar da pele não é apenas uma questão estética, mas também uma questão de saúde.

Preparada para dizer olá a uma tez de fazer inveja?

DICAS DOS DERMATOLOGISTAS PARA UMA PELE PERFEITA: AS 7 MELHORES

Pele perfeita

1. Cuidado com a esfoliação

Embora esfoliar a pele seja um passo crucial, numa rotina de beleza saudável, a verdade é que esfoliações em excesso podem irritar a pele, provocando vermelhidões.

Assim, para além de ser importante escolher um esfoliante indicado para o seu tipo de pele, é essencial que não abuse da esfoliação.

Para peles mistas a oleosas, o ideal é que esfolie entre uma a duas vezes por semana e, para as peles secas ou sensíveis, apenas uma vez por semana.

Mas, claro, convém perceber como a sua pele reage após a esfoliação, para poder adequar uma rotina de cuidados.

Ou seja, se tinha por hábito esfoliar a pele todos os dias, saiba que isso não faz nada bem à tez.

2. Protetor solar durante todo o ano

Se ainda acredita que o protetor solar só faz sentido no verão, desengane-se e siga as dicas dos dermatologistas, unânimes em afirmar que a proteção solar deve ser feita durante todo o ano, sobretudo no rosto e mãos.

É que, mesmo no inverno, a pele absorve os raios UV, pelo que é importante protegê-la. Isto, claro, para não falar da poluição.

Nesse sentido, é importante que faça da aplicação do protetor solar um hábito, como já é aplicar creme hidratante. Acredite, a sua pele vai agradecer. Afinal, é o sol um dos principais responsáveis pelo envelhecimento da pele.

3. Lave o rosto com água fria

Embora custe um pouco, sobretudo nos dias de inverno, se procura uma pele lisa e bonita, é mesmo essencial que lave sempre a cara com água fria.

Com efeito, a água fria ajuda a fechar os poros, estimulando a circulação e ajudando a que a pele se mantenha jovem e rejuvenescida.

Ao contrário, quando lava o rosto com água quente, está a retirar a barreira de proteção da pele e, consequentemente, a deixá-la mais oleosa. Assim, a água quente acaba por agredir a tez, deixando-a baça e envelhecida, a longo prazo.

Isto significa que, por mais que custe, deve sempre lavar a cara com água fria. Acredite, vai valer a pena.

4. Máscaras faciais são obrigatórias

Os dermatologistas são unânimes em afirmar a importância das máscaras faciais. É que, apara além de hidratarem a pele intensamente, as máscaras faciais são excelentes aliadas na regeneração da pele, deixando-a bonita, saudável e luminosa.

É claro que, hoje em dia, já encontra máscaras faciais para todos os efeitos, desde as anti-rugas às que prometem maior hidratação. Escolha as suas favoritas e integre-as na sua rotina de beleza.

O ideal é que faça a máscara facial pelo menos uma vez por semana. Vai ver que, ao fim de algumas aplicações, sentirá a tez mais bonita e uniforme.

13 hábitos diários de mulheres com pele perfeita
Não perca 13 hábitos diários de mulheres com pele perfeita

5. Proteja os lábios

Os lábios são uma das zonas do corpo que mais precisa de hidratação. E, por isso, é essencial que faça do bálsamo de lábios o seu melhor amigo, durante todo o ano.

Para além de evitar que os lábios ressequem, ajuda a que o batom fixe melhor e fique, claro, com um aspeto mais bonito.

6. Invista algum tempo na limpeza da pele

Limpar bem a pele, todos os dias, é uma das dicas dos dermatologistas para uma pele perfeita que deve mesmo aplicar. É que, a saúde e beleza da tez está, comprovadamente, ligada à sua limpeza.

Assim, retirar bem a maquilhagem, lavar com um produto adequado ao seu tipo de pele e tonificar, são passos essenciais para assegurar que a pele está limpa e pronta para receber a hidratação.

Quando não limpa a pele, os poros ficam obstruídos, a tez baça e surgem problemas como borbulhas ou até acne.

E, se a esta altura está a pensar que não precisa limpar a pele porque não usa maquilhagem, saiba que está redondamente enganada. Todos os dias a pele está exposta a agressões externas como a poluição, por exemplo. E, por isso mesmo, deve ser limpa de manhã e à noite.

7. Regra de ouro: hidratação

Uma outra dica fundamental dos dermatologistas para uma pele perfeita, é hidratá-la bem. Nesse sentido, deve aplicar o hidratante adequado ao seu tipo de pele, após a limpeza, de manhã e à noite, sem falhar.

Mas, porque a hidratação não pode ser apenas externa, é importante que beba pelo menos 1,5 litros de água por dia. Isso ajudará não só a que se mantenha mais saudável, como também a ter uma tez de sonho.

Como vê, a pele perfeita está mesmo ao alcance de todas. Basta alguma disciplina e cuidado, e seguir as dicas dos dermatologistas para ter a tez com que sempre sonhou.

Veja também