Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
07 Set, 2020 - 12:51

Torre de Moncorvo cria rota com 16 fantásticos miradouros

Ekonomista

São 16 miradouros espalhados por todo o território de Torre de Moncorvo. Uma visão única sobre as esmagadoras paisagens do Douro e do Sabor.

Miradouro em Moncorvo

Uma rota de 16 miradouros espalhados por todo o concelho de Torre de Moncorvo, promete atrair muitos visitantes e dar a conhecer as majestosas paisagens dos rios Douro e Sabor.

Um dos grandes destaques é, sem sombra de dúvida, o Miradouro do Talegre, no Castedo, onde está situado o Baloiço do Sobreiro. Daqui a panorâmica é incrível, sendo possível vislumbrar a formidável paisagem sobre o Vale da Vilariça e a beleza dos rios Sabor e Douro. Pode ainda admirar-se a formação natural das fragas.

moncorvo, terra de miradouros

Na serra do Roboredo, em Torre de Moncorvo, está situado o miradouro da Fraga do Facho, marcado por uma estrutura em ferro de onde é possível vislumbrar a vila de Torre de Moncorvo. Deste local inesquecível avista-se ainda o vale da Vilariça, os rios Sabor e Douro, a serra de Bornes, Vila Flor e, num plano mais afastado, terras de Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta e Mogadouro.

Ainda na Serra do Reboredo está situado o miradouro da Fraga do Cão, onde se destaca a beleza  sublime, da estrutura de pedra em forma de cão, que devido a este fenómeno natural inigualável, ganhou assim o nome de “Fraga do Cão”.

Para além destes, há ainda no concelho de Torre de Moncorvo os miradouros da Póvoa, Senhora da Glória (Peredo dos Castelhanos), Senhora do Castelo (Urros), Santa Barbara (Lousa), Nossa Senhora do Castelo (Adeganha), Santa Leocádia (Torre de Moncorvo), São Gregório (Estevais da Vilariça), Alto da Barca ou Fevereira (Peredo dos Castelhanos), Vale do Sabor (Adeganha), Vide, Santa Barbara (Mós) e Barca Velha (Açoreira).

Promoção turística

Com este projeto pretende-se dar a conhecer, aos residentes e visitantes, o riquíssimo património natural do concelho. Em declarações à Agência Lusa, Nuno Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, salienta que este conjunto de 16 miradouros fazem parte de uma estratégia de promoção turística do concelho, “de forma não massificada”.

“Estes miradouros fazem parte de uma estratégia de valorização do património natural e edificado. Quando temos paisagens idílicas, temos que fazer sentir o território, tanto aos que cá residem, como àqueles que nos visitam”, frisou o autarca de Moncorvo.

Agora, a ideia é integrar estes miradouros que estão a ser “decorados”, numa mais rota mais ampla, que abrange o território dos sete concelhos que fazem parte da Associação de Municípios do Douro Superior.

Veja o vídeo da Rota dos Miradouros.