Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
24 Fev, 2015 - 09:15
Trabalhar em cruzeiros: Vantagens e Desvantagens

Trabalhar em cruzeiros: Vantagens e Desvantagens

Júlia de Sousa

As oferta são muitas mas, antes de embarcar, saiba quais as vantagens e desvantagens de trabalhar em cruzeiros.

O artigo continua após o anúncio

Alguma vez considerou trabalhar em cruzeiros

As ofertas são mais que muitas nos dias que correm. Basta fazer uma pesquisa online e vão poder encontrar anúncios para várias companhias marítimas. E se a ideia de passar os seus dias em alto mar e a viajar pelo mundo lhe parece atrativa, é bom que tenha sempre em mente que – em última instância – é um emprego, com as suas devidas responsabilidades.

E (como tudo na vida) trabalhar em cruzeiros tem vantagens e desvantagens, por isso, antes de “embarcar” é melhor que saiba o que vai enfrentar.

Quatro Vantagens

Se está a considerar a hipótese de trabalhar em cruzeiros, mas ainda não tem a certeza, deixamos-lhe quatro fatores que o podem ajudar a decidir-se mais rapidamente.

1. Possibilidade de conhecer pessoas

Que uma boa rede de contactos é essencial para o seu sucesso profissional, já todos sabem. Ao trabalhar num cruzeiro, vai estar não só a alargar a sua experiência profissional, mas vai estar em contacto com um vasto número de pessoas, dos mais variados quadrantes sociais e áreas profissionais.

Não falamos apenas da tripulação, mas também com os passageiros, todos “confinados” a um navio. Mas não só. Vai viajar pelo mundo fora e conhecer pessoas de países e culturas diferentes. Se quer ampliar o networking esta é uma boa oportunidade. Melhor impossível.

2. Salários acima da média

E porque o argumento financeiro é sempre um dos mais valorizados, saiba que trabalhar em cruzeiros é uma boa forma de equilibrar as suas finanças. Além dos salários serem, por norma, superiores à média nacional, vai poder riscar da sua lista as contas de água, luz, alimentação, ou outras despesas habituais.

Não só vai poder ganhar mais, como economizar mais. Parece-lhe um bom negócio?!

3. Possibilidade de impulsionar a sua carreira

Trabalhar em cruzeiros pode abrir-lhe a porta para novas e melhores oportunidades de emprego, seja na indústria dos cruzeiros ou até em áreas completamente diferentes. O seu Curriculum Vitae (CV) vai certamente destacar-se no futuro.

4. Estilo de vida totalmente diferente

Esqueça a rotina de acordar de manhã, sair para o trabalho e regressar a casa no final do dia, para uma lista infindável de tarefas domésticas. Se optar por trabalhar em cruzeiros, a sua rotina vai ser muito diferente.

Ao invés, vai variar entre passar o dia em alto mar ou atracar numa cidade exótica algures no globo. 

E quatro desvantagens

E porque nem tudo é um mar de rosas, ficam alguns “senãos”.

1. Distância de terra firme

Se está a equacionar a possibilidade de trabalhar em cruzeiros, é melhor preparar-se para a dura realidade. Vai passar vários dias sem pôr os pés em terra firme e longe de família e amigos.

Na realidade, será um emigrante em alto mar. Antes de tomar a decisão, o melhor é analisar bem o seu perfil, para perceber se está ou não preparado para enfrentar esta realidade.

O artigo continua após o anúncio

2. Não espere ser agraciado com os maiores banquetes

Sabe as refeições maravilhosas oferecidas aos passageiros? Pois, são para os passageiros. A sua alimentação fica a cargo da companhia marítima, mas não será – obviamente – um repasto repleto de iguarias.

No entanto, não significa que não tenha qualidade, muito pelo contrário. Apenas é mais “simples”.

3. Horas extras sempre que necessário

O melhor é estar preparado para ter que trabalhar além do horário definido. Pode haver situações em que, por falta de pessoal, tenha que estender o seu horário ou que nos seus dias de folga lhe seja solicitado que fique a bordo para auxiliar.

4. Vai ter que dividir o alojamento

Não espere uma suite. Uma vez a bordo é-lhe atribuída uma cabine… que vai ter que dividir com outra pessoa. As dificuldades serão as mesmas que teria noutra situação. Vai ter que se adaptar a essa pessoa para tornar a sua estadia o mais confortável possível.

Ainda assim, caso as incompatibilidades sejam demasiados evidentes, há sempre a possibilidade de lhe ser atribuído um novo quarto ou colega numa próxima viagem.

Terra à vista marinheiro!

Royal CaribbeanDisney Cruise LineStar Cruises ou Costa Crociere são apenas algumas das companhias marítimas que recrutam com frequência. Se está pronto para viver em alto mar, não perca a oportunidade. Mas se a ideia o atrai, mas o mar não é a sua “onda”, há outras possibilidades.

Os nossos rios também são boas apostas. Os cruzeiros em água doce podem ser uma boa hipótese para si e que – quiçá – o podem preparar para outras embarcações de maior porte.

Veja também