Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
24 Set, 2019 - 15:10

10 truques para arrumar a roupa no dia a dia e nunca ficar desorganizada

Helena Peixoto

Acredite: com estes truques para arrumar a roupa vai transformar-se numa verdadeira Marie Kondo. Saiba como!

mulher a tirar roupa de um cesto para arrumar

Sabe aquela pilha de roupa que teima em não desaparecer lá em casa? Seja num sofá, numa cadeira ou mesmo num cesto da lavandaria, a verdade é que grande parte das casas tem sempre esta grande dificuldade: ter a roupa sempre em dia! E claro que ninguém disse que é uma tarefa agradável, mas já que tem de ser feita, anote os melhores truques para arrumar a roupa e garanta desta forma que tudo fica mais organizado.

Vai ver que se seguir pelo menos algumas delas, o trabalho nem vai custar tanto!

Os 10 truques para arrumar a roupa que vai desejar ter conhecido antes

Prateleiras guarda-roupa

1. Não deixe a roupa acumular

Esta é a regra (e o truque) de ouro, afinal não há milagres. E se durante toda a semana estiver a acumular roupa em todos os cantos da casa, é certíssimo que no sábado e domingo vai ficar horas e horas até conseguir deixar tudo no sítio.

Todos os dias arrume um bocadinho. E aplique este princípio: o que desarrumou e não vai usar, arrume logo de volta. São 30 segundos que dispensa naquele momento e horas que ganha no fim de semana para si!

2. Separe a roupa por pessoa

Esta dica vai-lhe dar tanto jeito que nem acredita! Na hora de tirar a roupa da máquina de secar (ou então do estendal), faça de imediato diferentes montinhos: um para a sua roupa e outros montinhos respetivos para os restantes habitantes lá de casa.

Preferencialmente, faça esses montes com a roupa já dobrada e sacudida. Vai ver que algumas delas estão prontas a arrumar e não precisam sequer de ver o ferro de engomar!

3. Ponha os miúdos a arrumar também

Sim, a pequenada também pode ajudar na hora de arrumar a roupa! Se sabem brincar e mexer com telemóveis, também sabem dar um jeito às suas pecinhas. Deixe-lhes as peças menos sensíveis (exemplo: meias e cuecas) e rotule essas gavetas com imagens apelativas. Depois, incuta-lhes o hábito de colocarem aí dentro as peças respetivas!

4. Roupa sazonal? Caixa etiquetada

É sempre uma dificuldade pensar em truques para arrumar a roupa mais sazonal que só usa numa altura determinada do dia. Quer uma ideia? Fácil: arranje umas caixas bonitas e coloque-lhes etiquetas.

Dessa forma, vai sempre saber onde estão as coisas e na hora de trocar os produtos basta trocar de etiqueta ou, no caso de caixas com espaço próprio para escrever, apagar e corrigir.

5. Aprenda a dobrar roupa como a Marie Kondo

Não é difícil dobrar roupa como a rainha da arrumação, Marie Kondo. Em primeiro lugar, deve tratar cada peça de roupa com carinho, segundo a especialista. Depois, mantenha sempre a ideia na cabeça de que as peças não devem ser encavalitadas, pois isso complica na hora de lidar diariamente com as mesmas.

Veja este tutorial que o ajuda a enrolar as t-shirts e garantir que essa gaveta fica sempre impecável! Depois disso, pode aplicar o mesmo processo a praticamente todas as peças.

6. Organize a roupa dos pequenos para toda a semana

Se quiser fazer uma preparação expert para a semana em termos de arrumação de roupa, experimente esta técnica: arranje um cantinho no armário, com prateleiras (ou até mesmo com aquelas prateleiras de pano que se compra em qualquer loja de especialidade) e coloque as peças de roupa que façam um conjunto completo para o dia.

Ou seja: uma prateleira para 2ª feira , outra para 3ª feira e por aí fora. Assim acabaram as gavetas desorganizadas e o tempo gasto a pensar o que usar no próprio dia!

7. Arranje cabides duplos

Se há acessório prático e útil é este! Os cabides duplos permitem que no mesmo espaço consiga arrumar o dobro das peças (geralmente camisas).

Atualmente já existem até alguns cabides com possibilidade de expandir até 10 vezes! Se preferir uma solução caseira, basta encaixar uma patilha das latas de refrigerante na cruzeta e encaixar uma segunda.

8. Divisórias de gaveta, sim, sempre!

Organizadores de gaveta nunca são demais. Adapte-os ao tipo de roupa que guarda nesse espaço: mais pequenos para peças mais pequenas e áreas maiores para peças como t-shirts, calças e camisolas, entre outras, e veja como faz uma grande diferença!

9. Instale um varão extra no guarda vestidos

Se olhar para o seu guarda vestidos, rapidamente vai perceber que existe uma área grande de vazio. E porquê? Porque não tem forma de arrumação. Então experimente instalar um varão extra no meio do armário e aproveite para arrumar, por exemplo, as calças ou blusas.

10. Descomplique ao máximo!

Nunca se esqueça desta última dica que não é menos importante: descomplique! Destralhe a sua casa, livre-se daquilo que não usa há muito tempo ou já não lhe serve e não viva escravo das coisas. Se fizer tudo com algum método e consistência, o tempo vai-lhe render três vezes mais!

A verdade é mesmo esta: não importa o tamanho da casa, as limitações de espaço ou quantidade de material para organizar. Se aplicar estes truques para arrumar a roupa que preparamos para si, aliados a hábitos regulares e sistemáticos, nunca mais se vai lembrar das pilhas intermináveis de peças que mais pareciam montanhas!

Veja também