Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
26 Dez, 2019 - 11:05

8 boas dicas para evitar a pele seca com o frio

Catarine Martins

A pele seca com o frio é uma das preocupações de todos, durante o inverno. Aprenda os cuidados que deve ter para a manter hidratada e saudável.

7 truques para evitar a pele seca com o frio

Quando o inverno chega é natural que a pele seca com o frio se torne uma realidade para a maioria de nós. É que, as baixas temperaturas, aliadas ao vento, diminuem a hidratação da pele, o que causa a tão conhecida sensação de desconforto e ressecamento, maioritariamente no rosto, lábios e mãos.

Para além disso, no outono e no inverno usamos mais roupa e, é natural que queiramos vestir roupa quentinha rapidamente depois do banho. Isso faz com que, mais vezes do que gostaríamos de admitir, nos esqueçamos da hidratação da pele.

Mas sabia que as consequências de uma pele seca com o frio podem ser verdadeiramente desastrosas? É que, uma pele desidratada tende a apresentar vários problemas como irritação, vermelhidão, prurido, rachas, frieiras, entre outros sintomas muito desagradáveis e que podem inclusivamente causar dor.

Assim, anote os nossos truques para manter a pele hidratada durante as estações mais frias, e veja como são simples e com resultados muito encorajadores.

8 truques INFALÍVEIS PARA ACABAR COM A PELE SECA COM O FRIO

Mulher a colocar batom contra a pele seca

1. Consulte um dermatologista

Muitas vezes pedimos conselhos aos amigos, ao farmacêutico ou a alguém conhecido e isso, regra geral, é um mau hábito.

A pele de cada um de nós tem características e necessidades próprias que devem ser avaliadas por um especialista. Nesse sentido, vale a pena marcar uma consulta no dermatologista e perceber quais os cremes hidratantes mais indicados para usar no inverno, de forma a ter uma pele bonita e saudável.

É que, mais do que uma questão estética, cuidar da pele é também uma questão de saúde.

2. Use protetor solar mesmo nos dias frios

Estamos habituados ao uso de protetores solares durante o verão, mas esquecemo-nos de que no inverno os raios solares se mantêm nocivos, exigindo por isso proteção.

Consequentemente, o uso de protetor solar no rosto e nas mãos é crucial para não só cuidar da saúde da pele, como também para evitar o ressecamento que os raios solares tendem a causar.

Ou seja, se arruma o protetor solar na gaveta durante o inverno, saiba que está na altura de o tirar de lá e começar a usá-lo.

3. Use creme hidratante nas mãos e pés

Nas estações mais frias gostamos de ter os pés e as mãos quentinhos, por isso usamos luvas ou pares de meias extra. Isto pode ser muito confortável, mas reduz o tempo que a pele precisa para respirar e, isso pode ter por consequência a desidratação dessas zonas do corpo.

Portanto, usar hidratantes apropriados para as mãos e pés com frequência, mesmo que a seguir calce umas luvas ou meias, é essencial para evitar a pele seca com o frio.

4. Evite roupas molhadas ou húmidas

Usar peças de roupa molhadas ou húmidas pode ser bastante prejudicial para a sua pele, causando não só secura, mas também irritações ou mesmo inflamações. Se apanhar uma chuvada, logo que possa retire a roupa molhada ou húmida, tome um banho e coloque roupa seca.

A sua pele vai agradecer.

13 hábitos diários de mulheres com pele perfeita
Veja também 13 hábitos diários de mulheres com pele perfeita

5. Cuidado com os ambientes aquecidos

Quando está muito frio, optamos por aquecer os ambientes com aquecedores, lareiras ou ares condicionados. Contudo, embora apetecíveis, estas formas de aquecer o ar também lhe retiram a humidade, o que pode ser bastante negativo para a saúde da sua pele.

Há no mercado humidificadores de ambiente que repõem a humidade natural do espaço, o que ajuda na hidratação da sua pele. Mas, se não quiser gastar dinheiro, pode usar uma receita caseira, colocando um recipiente com água nas divisões onde tem sistemas de aquecimento. A água acabará por evaporar, humidificando o ambiente e deixando-o mais saudável para o corpo e para a pele.

6. Evite banhos com água muito quente

Quando está muito frio lá fora, os banhos quentes sabem pela vida. Mas sabia que a temperatura excessivamente elevada da água durante o banho pode prejudicar a pele?

É que, a água demasiado quente retira a hidratação da pele, deixando-a seca e até áspera (o que a longo prazo também faz com que tenha mais tendência para o envelhecimento).

Se tem tendência a ter pele seca com o frio, opte por banhos de água tépida, para que a pele mantenha as suas caraterísticas e hidratação, que podem ser comprometidas com a água muito quente.

E, claro, não se esqueça de colocar sempre creme hidratante no corpo e rosto, depois do banho.

7. Beba água

Embora a ingestão de água não se reflita de forma imediata na hidratação da sua pele, a verdade é que a hidratação geral do seu corpo acabará por se refletir na saúde e resistência da derme, a longo prazo.

Por isso, beber entre 1,5l a 2l de água por dia é essencial não só para a saúde do corpo como também para a saúde da pele. No inverno, troque a água fria por chás quentes e conseguirá manter os níveis de hidratação do seu organismo.

8. Não se esqueça de hidratar as zonas sensíveis

Quando falamos de pele seca com o frio é quase impossível não falar dos lábios e contorno de olhos. É que, a pele nessas zonas do rosto é mais fina, tendendo por isso a ficar mais ressecada com o frio, o vento e as diferenças de temperatura.

É, por isso, muito importante que aplique creme de olhos e batom do cieiro com alguma frequência, durante o dia.

Vai ver como sente a pele mais nutrida e sem qualquer sensação de repuxamento.

Coloque já estas 8 dicas em prática e diga adeus à pele seca com o frio.

Afinal, quem não quer ter uma pele saudável e bonita durante todo o ano?

Veja também