Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
10 Jan, 2020 - 13:14

Sidi Bou Said, a cidade das portas azuis na costa da Tunísia

Márcio Matos

As famosas portas azuis de Sidi Bou Said são apenas um dos encantos desta cidade da Tunísia. Venha conhecer um destino deslumbrante.

Porta azul em Sidi Bou Said

Sidi Bou Said é uma vila pequena e pitoresca que fica a apenas 20 quilómetros da capital da Tunísia, Tunes, na costa nordeste do país. Visitar esta cidade é sentir o pulsar de uma cultura cuja origem se perde no tempo, uma mistura de influências visível por todo o lado

Por isso, este destino é incrível e oferece uma vista arrasadora sobre o incrível mar Golfo de Tunes. O seu nome, Sidi Bou Said, advém do nome de um santo (“sidi”) muçulmano, Bou Said, que terá vivido por aquelas paragens entre os séculos XII e XIII.

Sidi Bou Said: uma pérola na tunísia

Sidi Bou Said vista sobre o mar

Logo ao passear pelas ruas desta vila pitoresca, conseguimos testemunhar algo de especial. As casas, que estão alicerçadas numa arquitetura árabe e andaluza, brilham intensamente com as paredes brancas e as janelas de madeira azuis.

Aí, o grande destaque vai para as pitorescas portas, decoradas de forma geométrica e onde também predomina o azul.

Seguramente que uma das melhores formas de explorar o que de melhor Sidi Bou Said possui, é fazer o mesmo que os locais: viver de forma descontraída e ir ao ponto mais alto da vila para se deixar perder na maravilhosa paisagem.

Assim, pode ainda conviver com a família, com amigos e/ou com os locais numa das muitas esplanadas existentes nesta localidade.

Vida local

Entre os espaços mais emblemáticos da vila está o Café des Nattes. Um estabelecimento antigo que existe desde o início do século XX. Entre as suas qualidades estão a possibilidade de aceder a uma paisagem fantástica sobre o mar, assim como sobre as ruelas locais.

Neste espaço, além de poder usufruir do terraço e da esplanada, pode ainda beber um tradicional chá de menta com pinhões ou até experimentar uma chicha, usufruindo do verdadeiro espírito tunisino.

Neste caso, uma alternativa – ou um complememto, dependendo do tempo que tem para explorar a vila – é o Café des Délices.

Um café fundado na década de 60, com o nome de Café Sidi Chabaane. A sua vista incrível sobre o golfo de Tunes é inacreditável.Porém, atenção, pois tamanha beleza reflete-se naturalmente no preço do menu. Portanto, confira os valores da carta, antes de pedir seja o que for, para não ficar desagradavelmente surpreendido.

Este espaço serviu de inspiração para a música “Café des Délices” de Patrick Bruel, ficando a partir daí conhecido por esse nome.

Ruas

Centro de Sidi Bou Said

As ruas e ruelas da vila têm através dos seus bares e restaurantes uma forma de dar a conhecer a gastronomia local. Estão também enriquecidas por muitas casas de comércio tradicional e de artesanato, mas também lojas modernas.

Asim, qualquer turista poderá encontrar diferentes formas de investir parte do seu orçamento em pequenos presentes para os familiares.

Beleza e cultura

A vila de Sidi Bou Said possui uma beleza particular, mediterrânica. Muitas foram (e são) as pessoas que escolheram este local especial para se inspirarem. Pessoas criativas, sensíveis, talentosas que viram neste local uma razão para continuarem a criar. Falamos de escritores, pintores, músicos e outros artistas.

Desta forma, contemplar beleza, tranquilidade, riqueza natural são alguns dos motivos que levaram pessoas como o escritor François-René de Chateaubriand, o pintor Paul Klee e o filósofo Michel Foucault a passar uma etapa da sua vida nesta bela vila.

Casas típicas de Sidi Bou Said

Onde dormir

Em Sidi Bou Said, existem múltiplos espaços onde pode passar a noite com todo o conforto que é indispensável. O melhor hotel será muito provavelmente La Villa Bleue, um hotel encantador repleto daqueles pequenos luxos que fazem com que viva uma experiência de sonho.

Já o seu restaurante gourmet proporciona almoços e jantares que oferecem um momento gastronómico de elevada qualidade. Este é um espaço onde pode usufruir de pratos sazonais, enquanto contempla uma paisagem sobre o mar absolutamente deslumbrante!

Onde comer

Não faltam ótimos restaurantes em Sidi Bou Said. Existem muitos restaurantes tradicionais, mas também restaurantes de alta gastronomia e restaurantes internacionais.

E encontramos algumas propostas deliciosas. Seguramente que uma das melhores opções para a alta gastronomia é o restaurante Au Bon Vieux Temps. Além da localização e da beleza do espaço, há um ambiente extraordinário, um serviço de excelência e a comida proporciona uma experiência gastronómica tremenda.

Também outro espaço bem recomendado para passar um bom momento é o Breizh Bistrot, onde poderá comer uns crepes extremamente criativos e deliciosos, num ambiente bem descontraído.

Veja também