Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Patrícia Abreu
Patrícia Abreu
28 Mai, 2018 - 15:54

Descobrir o mundo além do postal: conheça a tendência do turismo alternativo

Patrícia Abreu

Conheça o turismo alternativo, que conquista cada vez mais os espíritos aventureiros e que parece ser o futuro do setor.

Descobrir o mundo além do postal: conheça a tendência do turismo alternativo

Já ouviu falar em turismo alternativo? Adora viajar e procura fugir do turismo de massa e estabelecer contacto com a cultura local? Então, este artigo é para si. Descubra se é um turista verdadeiramente aventureiro e alternativo.

Turismo alternativo: descobrir o mundo além do postal

O turismo é uma das atividades preferidas de todos nós e, na verdade, é das atividades mais exercidas pela população mundial. Todos procuramos descobrir locais novos, procurar conhecer novas culturas, novas formas de lazer e de diversão, mas nem todos nós praticamos o turismo de igual forma, pois, para fugir ao turismo de massa e das multidões, há já quem opte pelo chamado turismo alternativo.

turismo alternativo

Ao contrário do turismo de massa, onde o turista procura conhecer pontos turísticos, no turismo alternativo o viajante procura descobrir locais pouco conhecidos e conhecer o mundo com os próprios olhos. 

Ser viajante tornou-se um verdadeiro estilo de vida, mas o mais certo é que esta tendência derrape e se afunile no turismo alternativo – ou é mentira que se torna cansativo querer conhecer um local famoso, mas encontrá-lo apinhado de turistas?

Quem são os turistas alternativos?

Geralmente, quem pratica o turismo alternativo, prefere ser chamado de viajante e não de turista. Nestes “viajantes” reina um espírito aventureiro e um gosto por explorar e desbravar novos lugares.

Os “turistas alternativos” preocupam-se com a natureza e com o preservar do meio ambiente. Procuram um intercâmbio cultural e entender os hábitos e costumes da população local.

Em suma, quem pratica turismo alternativo procura conhecer a história local, os hábitos alimentares, costumes, tradições e características do lugar, ficando satisfeitos com o ato de explorar um local novo e pouco visitado, ao invés de ir a um lugar muito conhecido e sair de lá apenas com uma grande dor de cabeça e umas fotografias.

turismo alternativo

Quais os hábitos dos turistas alternativos?

  • Procuram experiências únicas de viagem
  • Preferem viajar com plataformas de partilha, como Airbnb, couchsurfing, BlahBlahCar, wwoof, etc
  • Hospedam- se em pequenos hotéis, guest houses, pousadas e albergues
  • Escolhem os transportes públicos
  • Viajam para destinos marginalizados
  • Orientam-se por referências e sugestões das pessoas locais
  • Compram artesanato diretamente do artesão

Destinos portugueses para quem procura turismo alternativo

turismo alternativo

Parque Nacional da Peneda-Gerês

Num local onde reinam 70 mil hectares de vales íngremes, florestas de exuberantes carvalhos e pinheiros, cascatas e miradouros, este parque é um verdadeiro convite à apreciação da natureza no seu estado mais puro.

Ver o que visitar no Gerês >>

Óbidos

Com pouco mais de 2 mil habitantes, Óbidos é uma das mais românticas cidades medievais da Europa. Esta vila é conhecida pelas suas pitorescas ruas de paralelepípedos, casas caiadas contornadas por cores e flores.

Mértola

Mértola é uma pequena e pitoresca vila no distrito de Beja, onde há muito para ver e descobrir. Com um Castelo, muitos núcleos museológicos e outras atrações, Mértola combina harmoniosamente história, património, gastronomia e natureza.

Aldeias do Xisto

A natureza guarda relíquias preciosas nesta rede de 27 aldeias situada no centro de Portugal, entre Castelo Branco e Coimbra. Entre as montanhas de xisto, há muito para descobrir neste território que ressurgiu das ruínas para se tornar um destino turístico premiado. A rede de Aldeias do Xisto é um destino com alma e cheio de histórias, com uma gastronomia saborosa e rica, percursos de trilhos e praias fluviais.

Veja também: