ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ekonomista
Ekonomista
30 Nov, 2020 - 08:15

Termina hoje o prazo para pagar a última prestação de IMI

Ekonomista

Se paga mais de 100 euros de IMI e escolheu fazê-lo em parcelas, lembre-se que o prazo para liquidar a última prestação termina a 30 de novembro.

Terceira prestação de IMI é paga este mês

O prazo do pagamento da última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), para quem optou pelo pagamento parcelado, termina esta segunda-feira, dia 30 de novembro.

Recorde-se que os contribuintes que paguem mais de 100 euros de IMI, têm a hipótese de fazer o pagamento do imposto em prestações. Caso o IMI seja igual ou superior a 100 euros, mas inferior a 500 euros, pode ser pago em duas prestações. Se for superior a 500 euros, as prestações aumentam para três.

Assim, em maio deve ser paga a prestação única (no caso de um IMI até 100 euros), ou a primeira prestação (se o imposto for superior a 100 euros). Agosto é o mês da segunda prestação, mas apenas para quem paga mais de 500 euros.

Já a última prestação de IMI dever ser paga até dia 30 de novembro por todos os contribuintes que tenham optado por fazê-lo de modo faseado.

Lembre-se que se não pagar o IMI (ou se o fizer fora do prazo legal) ficará sujeito a penalizações. Ao valor do imposto em falta acrescem ainda os juros de mora e encargos fiscais. O que significa que quanto maior o atraso no pagamento, maior será a coima.

Pagar menos IMI em 2020: saiba se deve pedir a reavaliação
Veja também Como pagar menos IMI? Saiba se pode poupar ao pedir a reavaliação
Veja também