Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Patrícia Abreu
Patrícia Abreu
04 Jul, 2018 - 15:54

Vai fazer uma viagem de longo curso? 9 dicas para sobreviver às longas horas

Patrícia Abreu

É possível fazer uma agradável viagem de longo curso, mas deve preparar-se antecipadamente. Saiba como com a ajuda das nossas dicas.

Vai fazer uma viagem de longo curso? 9 dicas para sobreviver às longas horas

Se lhe espera uma viagem de longo curso e teme a forma como o seu corpo irá corresponder, fique ciente que uma longa viagem não tem que significar desconforto. Siga as nossas dicas de como conseguirá aproveitar o tempo, descansar e preparar-se antes e durante o voo.

9 dicas para sobreviver a uma viagem de longo curso

bagagem de mão

Preparação antes do voo

Dica#1. Escolha antecipadamente o seu lugar

Se tiver em conta que vai ficar horas dentro de um avião, tenha também em conta o seu feitio e as suas necessidades. Se é uma pessoa que precisa utilizar o WC com frequência, então o recomendado é mesmo que viaje sentado no banco junto ao corredor, para que consiga levantar-se sem constrições a qualquer altura do voo. Se vai fazer uma viagem em classe económica, talvez o lugar junto à janela seja o melhor, para poder descansar melhor.

Tenha sempre em conta que os últimos lugares de um avião são aqueles situados em zonas mais movimentadas e de maior turbulência, pelo que, se puder, deve evitá-los, especificamente tratando-se de uma viagem de longo curso.

É também de ter em conta que os lugares próximos às saídas de emergência dispõem de maior espaço para as pernas, o que será de ter em conta, caso seja uma pessoa alta ou caso se sinta restringido nos lugares menos espaçosos.

A escolha do lugar parece algo quase irrelevante em pequenas viagens, mas repare que mesmo nas pequenas viagens há pequeno incómodos que se tornam grandes, quando não podemos simplesmente sair a meio de um voo e aquele se torna um lugar que parece encolher. Ora, numa viagem de longo curso deve considerar que cada minuto passado dentro do avião poderá ser irritante, então comece por fazer uma boa escolha quanto ao seu assento.

Dica#2. Use roupa confortável

A roupa recomendada para uma viagem de longo curso é a mais confortável possível: calças largas e calçado que não seja muito duro. Lembre-se de levar consigo um par de chinelos e um par de meias, pois as temperaturas do avião costumam ser baixas.

Dica#3. Mantenha a sua higiene a bordo

Para que não chegue aquela hora em que se vai questionar se o odor ruim perto de si vem de si ou do seu “vizinho”, recomendamos que leve consigo um pequeno kit de higiene que o manterá confortável ao longo da viagem, nomeadamente: escova e pasta de dentes e toalhitas.

Dica#4. Durma e/ou mantenha-se ocupado

Vá preparado para dormir durante o voo. Leve consigo uma máscara de dormir e tampões de ouvido e não se esqueça da utilidade das almofadas adaptáveis ao pescoço numa viagem de longo curso. Informe-se com a sua companhia aérea se, viajando em classes de valores mais elevados, oferecem algum kit com almofada.

Mantenha-se ocupado o máximo do tempo, quer seja a dormir, quer seja a fazer alguma atividade que lhe ocupe o cérebro. Leve um livro ou aparelhos eletrónicos com a bateria carregada, para que possa ouvir música ou ver filmes/séries.

Dica#5. Evite álcool e café

Tanto o álcool como o café aumentam os níveis de desidratação e o café confere ainda alguma irritabilidade. Duas coisas que não se querem a bordo, muito menos quando se trata de uma viagem de longo curso.

Dica#6. Acerte o relógio

Acertar o relógio à partida para o fuso horário do local de destino irá ajudá-lo a ajustar os seus sonos e a evitar o jet lag.

Cuidados durante o voo

dormir no avião

Dica#7. Hidrate-se

Como o ar dentro da cabine dos aviões é frio e seco e o nível de humidade é bem baixo, numa viagem de longo curso recomenda-se fortemente a ingestão de líquidos, quer água, quer sumos de frutas, por forma a evitar a desidratação.

Dica#8. Alimente-se

Traga consigo snacks saudáveis e ricos em proteína, para fazer pequenas refeições antes das refeições principais. É importante notar que não deve encher a barriga nas refeições mais importantes, uma vez que a digestão no ar é mais difícil – prefira sempre comidas quentes.

Dica#9. Durma o máximo de tempo que conseguir

Se o plano for dormir a viagem toda, fale com a equipa de hospedeiros de bordo para que não o perturbem e peça para ser acordado perto do destino. Programa acordar uma meia hora antes de aterrar, para acorde calmamente e tenha tempo de arrumar as suas coisas e fazer a descompressão dos ouvidos.

Veja também: