Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
30 Jul, 2018 - 13:30

Viajar para Cancun: este é o roteiro que procurava

Mónica Carvalho

Entretenimento, cultura, animação, história e praias de sonho: viajar para Cancun vai proporcionar-lhe umas férias incríveis.

Viajar para Cancun: este é o roteiro que procurava

Não faltam ingredientes mágicos para viajar para Cancun, um dos destinos mais famosos do México e um dos mais completos do Caribe, com opções de lazer e descanso para todas as idades e feitios.

Cancun faz sucesso não só por causa do fantástico mar azul-turquesa, mas também porque a região oferece praias paradisíacas, resorts com excelentes infraestruturas e opções de animação, inúmeros locais arqueológicos, uma gastronomia única e vida noturna animada. Não há voos diretos de Portugal para viajar para Cancun, por isso, conte com longas horas de viagem e com, provavelmente, dois dias perdidos. É precisamente por esse motivo que lhe apresentamos um roteiro para 5 dias, o que dá um total de 7 dias contando com as viagens.

Os valores dos voos também podem ser bastante elevados em época alta, como a de verão, podendo facilmente ultrapassar os mil euros por pessoa, independentemente da companhia aérea. Assim, pondere recorrer a uma agência de viagens para elaboração de um pacote completo de voo e alojamento, o que pode ajudar a economizar um pouco.

Viajar para Cancun: roteiro de 5 dias

Para aproveitar algumas das melhores atrações da região, propomos um roteiro de cinco dias, para poder desfrutar ao máximo.

Dia 1

Visitar o parque ecológico de Xcaret, que ocupa uma grande área junto à margem do mar do caribe e fica localizado a cerca de 10 quilómetros de Playa del Carmen e a 80 quilómetros de Cancun.

Xcaret merece um dia inteiro de visita, pois há muito para ver e fazer, como ver animais exóticos, relaxar na praia privativa, aproveitar a enseada para fazer mergulho, ver diversas apresentações artísticas e bem representativas das tradições mexicanas e fazer um passeio pelo rio subterrâneo.

viajar para cancun

Dia 2

Neste dia poderá fazer duas atividades diferentes: visitar as ruínas de Tulum e o parque natural Xel-Há. Prepare-se para sair bem cedo, dado que Tulum fica a 125 quilómetros de Cancun. Este local arqueológico é mesmo um dos mais importantes da civilização maia, com ruínas da antiga cidade murada, perto do mar do Caribe, que confere uma beleza especial à região.

A 20 quilómetros de Tulum encontra o parque natural de Xel-Há, que possibilita diversas atividades ligadas à natureza e ao mar, com trilhas para caminhar e áreas para fazer mergulho. Depois de uma manhã mais intensa, aqui poderá relaxar um pouco.

 
viajar para cancun

Dia 3

A sugestão para o terceiro dia de viagem em Cancun tem como destino Cozumel. Trata-se de uma ilha paradisíaca localizada a cerca de 17 quilómetros da Riviera Maya e para onde pode ir de barco, a partir do terminal de ferry de Playa del Carmen.

Atualmente, Cozumel é uma ilha muito procurada por mergulhadores, devido às suas águas claras e quentes e à grande concentração de vida marinha. Além disso, aqui encontra a segunda maior barreira de corais do mundo, com uma visibilidade do mar de cerca de 30 metros, o que torna qualquer banho de mar numa experiência única. Cozumel também oferece diversas opções de lojas e bancas de ruas para as tradicionais compras de lembranças.

 
viajar para cancun

Dia 4

O quarto dia vai exigir bastante de si. Tem que se levantar muito cedo, para uma viagem de 200 quilómetros para o local arqueológico de Chichén Itzá. Um esforço que valerá bem a pena, dado que nas ruínas da antiga capital da civilização maia encontrará a surpreendente Pirâmide de Kukulcán, que é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Após a visita a Chichén Itzá, e se ainda tiver energia para tal, aproveite para conhecer o Cenote Ik-Kil, que fica a apenas três quilómetros das ruínas. Nada mais do que uma piscina natural de água doce formada há milhares de anos e localizada numa grande gruta abaixo da superfície da terra – há melhor forma de acabar um dia que começou bem cedo?

viajar para cancun

Dia 5

No seu último dia em Cancun, não programe nada! As atividades já foram mais que muitas, pelo que agora é hora de desfrutar de um dia de puro relaxamento e descanso. Aproveite ao máximo a praia e piscina do seu local de alojamento e guarde para sempre na memória as imagens deste cenário fantástico e hipnotizante.

viajar para cancun

Dicas importantes quando viajar para Cancun

A moeda no México é o peso mexicano e um euro equivale a cerca de 21 pesos. O câmbio pode ser feito em Portugal ou à chegada. Em relação ao alojamento, as opções são muitas e variadas e disponíveis para todas as carteiras. Mas conte sempre com belos resorts à beira-mar plantados, com diversos serviços e atividades de lazer.

Cancun é igualmente conhecida pela sua revigorante vida noturna, portanto, deixe-se levar pelo som da música animada e beba uma bebida refrescante e colorida. A cidade possui ainda grandes centros comerciais, entre os quais se destaca o La Isla Village, um centro comercial a céu aberto com restaurantes e uma boa variedade de lojas. Mas se não gostar deste ritmo, tem também disponíveis ao longo das principais ruas várias lojinhas e barraquinhas que vendem comidas e produtos típicos.

Se está indeciso sobre quando viajar para Cancun, saiba que entre dezembro e fevereiro é a época mais seca do ano e o período de alta temporada, pelo que, nessa altura, poderá encontrar preços mais elevados. Além disso, a cidade é invadida no final de março e abril por estudantes americanos que aproveitam o “Spring Break” para umas férias com muito festa à mistura.

Não terá também problemas com os transportes, visto que há vários autocarros em Cancun, que circulam 24 horas por dia. Faça uma boa viagem!

Veja também: