Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
15 Set, 2018 - 10:00

20 anos da Expo98: celebre estas duas décadas com muita cultura e animação

Márcio Matos

Comemore os 20 anos da Expo98 com atividades lúdicas e culturais que animam a capital até ao final do mês de setembro. Vai adorar.

20 anos da Expo98: celebre estas duas décadas com muita cultura e animação

Sim, é verdade. Parece que foi ontem, mas já passaram 20 anos da Expo98! Algumas infraestruturas mantêm-se e ajudam a recordar como foi bom e importante este evento que dinamizou a zona oriental da cidade de Lisboa até aos dias de hoje. Quem consegue imaginar a capital sem o Parque das Nações, o Oceanário ou o Altice Arena? Pois tudo isto é uma feliz herança da Expo. Por isso, vale bem a pena festejar os 20 anos da Expo98, pelo que lhe vamos deixar ficar a programação comemorativa.

20 anos da Expo98: recorde o evento e saiba como comemorar

A Expo98  teve como tema “Os oceanos: um património para o futuro”. A exposição teve lugar em Lisboa, de 22 de maio a 30 de setembro de 1998 e pretendeu comemorar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses. A iniciativa ergueu-se no limite oriental da cidade, junto ao rio Tejo. Para tal, foram construídos vários pavilhões, alguns dos quais atualmente integrados no chamado Parque das Nações. Merecem destaque o Oceanário – o maior aquário do mundo – e o pavilhão multiusos, mais conhecido como Altice Arena.

Esta exposição atraiu cerca de 11 milhões de visitantes e ofereceu à volta de 5000 eventos musicais. Além de ter recolhido vários elogios no estrangeiro, este evento permitiu revitalizar uma zona da capital que, até hoje, colhe os frutos desse investimento e renovação, tão bem sucedidos. Para além das memórias que ficam no imaginário de todos os que viveram esta verdadeira festa, ficam também os registos materiais que ainda atualmente pontuam aquela área de Lisboa.

Programação comemorativa

De 22 de maio a 30 de setembro, o Parque das Nações é o centro das comemorações do 20º aniversário da Expo98. A Junta de Freguesia do Parque das Nações, a Câmara Municipal de Lisboa e as entidades locais uniram-se para promover junto dos residentes e visitantes, atividades lúdicas e culturais que celebrem, da melhor maneira, esta data tão importante.

Confira algumas das atividades que ainda vão decorrer e consulte aqui o programa completo.

22.09 – sábado

18h: Concerto Dream Nation

23.09 – domingo

18h: Concerto da Banda da Armada, Casino de Lisboa

29.09 – sábado

16h: Parada de Mascotes, Pala do Pavilhão de Portugal

30.09 – domingo

19h: Concerto de encerramento pela Orquestra Metropolitana, Altice Arena

O preço do bilhete para estes concertos tem o custo de 5€ e as receitas revertem para a Associação dos Bombeiros de Cabo Ruivo, Nu Txiga – Associação Intercultural de Solidariedade Social e Secretariado Diocesano de Lisboa da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos.

Passados 20 anos da Expo98, há que recordar e celebrar os concertos, as exposições, o dinamismo e tudo o que fez deste, um dos maiores eventos que o nosso país já recebeu até aos dias de hoje. O reconhecimento internacional comprovou a qualidade que marcou a organização desta grande iniciativa e não é por acaso que, ainda atualmente, beneficiamos de muitos dos seus frutos.

Veja também: