Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Pedro Andrade
Pedro Andrade
25 Mai, 2018 - 11:58

A que distância colocar o triângulo: o que diz a legislação

Pedro Andrade

Se quer saber a que distância colocar o triângulo em situações de acidente ou emergência, este artigo é para si. Saiba como agir corretamente e o que diz a legislação.

A que distância colocar o triângulo: o que diz a legislação

Em qualquer caso de acidente ou emergência na estrada é essencial que mantenha a calma e que saiba agir corretamente. Assim sendo, deve começar por sinalizar o local e, para tal, precisa de saber uma das regras mais importantes do Código da Estrada: a que distância colocar o triângulo.

Todos os veículos devem conter um triângulo homologado que servirá para sinalizar o local e avisar os restantes condutores da situação de emergência. As regras constam no artigo 88, dedicado à “Pré-sinalização de Perigo”.

A que distância colocar o triângulo: o que diz a lei

a-que-distancia-colocar-o-triangulo

Assim sendo, é na alínea 3 deste artigo que é inscrita a informação que pretende saber, ou seja, a que distância colocar o triângulo. A legislação é clara e diz que o triângulo “deve ser colocado perpendicularmente em relação ao pavimento e ao eixo da faixa de rodagem, a uma distância nunca inferior a 30 metros da retaguarda do veículo ou da carga a sinalizar e por forma a ficar bem visível a uma distância de, pelo menos, 100 metros, devendo observar-se especial atenção em locais de visibilidade reduzida”.

Quem não cumprir com o que está firmado na legislação em vigor pode ser multado com uma coima que pode ir dos 60€ aos 600€ (por cada equipamento em falta ou regra que não é cumprida).

A que distância colocar o triângulo: regras de segurança

Assim que se depara com uma avaria ou acidente, não se deve esquecer de imobilizar o seu carro numa zona com boa visibilidade. Por isso, pare o seu veículo o mais à direita possível, de preferência na berma da estrada (para evitar acidentes com os restantes veículos que circulem nessa via). Pode, ainda, ligar os quatro piscas para avisar os restantes condutores de que algo está errado e que é preciso circular com a máxima precaução.

Contudo, não se esqueça que o colete retrorrefletor já deve estar vestido no momento em que sai do seu veículo. Mediante as condições de segurança e visibilidade da via em que se encontra imobilizado, poderá sentir a necessidade de montar o triângulo dentro do carro para evitar maiores situações de perigo.

A que distância colocar o triângulo: qual a forma correta?

De acordo com o Código da Estrada, “o triângulo deve estar colocado perpendicularmente ao chão”. Basta uma ligeira inclinação para que as condições de visibilidade do triângulo sejam seriamente afetadas (não refletirá corretamente, principalmente à noite).

Já aqui dissemos a que distância deve colocar o triângulo, mas nunca é demais recordar o que diz a legislação: o triângulo deve ser colocado a uma distância mínima de 30 metros da retaguarda do carro, de forma a ser visível a, pelo menos, 100 metros de distância.

Veja também: