Foi Marilyn Monroe quem tornou célebre o perfume Chanel no 5, quando disse ao mundo que dormia com umas gotas da fragrância no corpo e… Nada mais. Se também é um dos adeptos do hábito de dormir sem roupa, talvez vá gostar de saber que há benefícios para a sua saúde e bem-estar.

Não é que a ciência se tenha dedicado a estudar o tema, mas especialistas em sono são claros quando afirmam que deixar o pijama de lado é benéfico para o descanso – e não só.

A razão é simples: aquilo que o deixa confortável é o que vai garantir um dormir mais profundo.

Mas se não é apenas esta a vantagem, quais outros benefícios estão associados ao hábito de dormir sem roupa? Vai ficar a conhecê-los agora.

Dormir sem roupa: porque é uma boa escolha?

1.

Dormir sem roupa ajuda a descansar melhor

Já reparou que quando sente o corpo muito quente à noite o seu sono é interrompido? Ou que é difícil adormecer? Não é o único. Quanto mais calor sentimos na hora de ir dormir, maior será o estímulo da adrenalina no organismo.

Por isso, arrefecer o corpo favorece o seu descanso. Ou seja, quanto menos roupa (ou nenhuma) nestas alturas, melhor vai dormir. A regra do “vestir menos” serve também para os lençóis e cobertores.

2.

Dormir como veio ao mundo é bom para a sua pele

Não é que dormir sem roupa traga especialmente benefícios para a pele, de uma forma geral. Mas os dermatologistas avisam que quanto menos húmidas e abafadas algumas partes do corpo estiverem à noite, menos são os riscos de desenvolvermos condições fúngicas. Um ótimo exemplo é a zona dos pés, entre os dedos, e das virilhas, por exemplo.

O alerta sobre a pele, em geral, é dado para a questão da roupa de cama. Sendo este um local onde passamos muitas horas seguidas, e tantas vezes transpiramos, é natural que seja a escolha perfeita para a proliferação de bactérias e fungos.

Quando esses seres invisíveis a olho nu estão em contacto com a nossa pele, podem causar infeções e, até, acne. Por isso, a regra de ouro é manter a troca regular da ropua de cama.

mudar os lençóis
Veja também Sabe com que frequência deve mesmo mudar os lençóis?
3.

Dormir sem roupa é bom para a saúde íntima

Especialistas em sono concordam que dormir sem cuecas, para as mulheres, ajuda a prevenir infeções íntimas, como a candidíase e as infeções urinárias. Claro, não precisa de dormir sem roupa por completo, se não quiser, basta que vista uma parte de baixo do pijama que seja larga e que deixe de lado a lingerie.

No caso dos homens, nenhum estudo aponta para benefícios específicos deste tipo – e já se sabe que os homens são menos propensos a infeções íntimas.

Mas embora a ciência ainda não tenha dado a sua opinião sobre se dormir sem roupas íntimas é melhor para os homens, é sabido que que temperaturas elevadas na região escrotal afetam a função dos testículos – ou seja, a produção de espermatozoides.

4.

Deixar o pijama arrumado na gaveta é bom para os casais

Dormir sem roupa é bom para os casais? Esta pode, até, parecer uma questão retórica, mas não custa relembrar as razões para tal.

Dormir sem roupa pode promover a intimidade do casal, aumentar o desejo entre o par e reduzir o stress. Isto porque o contacto, pele com pele, estimula a produção da hormona do bem-estar e do amor – a ocitocina, que reduz os níveis de ansiedade e promove a sensação de segurança.

Veja também