Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
22 Mai, 2018 - 00:00

Água aromatizada para emagrecer? Sim, ela ajuda e nós contamos tudo

Teresa Campos

Já ouviu falar em água aromatizada para emagrecer? Não há milagres, mas a nutricionista Joana Pereira nos vai explicar tudo sobre o assunto. Se quer perder uns quilinhos extra, fique atento.

Água aromatizada para emagrecer? Sim, ela ajuda e nós contamos tudo

Já é possível encontrar à venda água aromatizada para emagrecer, mas será que estas águas podem mesmo fazer perder peso? A resposta é simples: a água não é emagrecedora, mas estar bem hidratado auxilia – e muito – nos processos de perda de peso. Quando juntamos o hábito de beber água aos benefícios de alguns alimentos funcionais, como o limão, turbinamos os resultados – desde que, claro, sigamos uma dieta equilibrada para o efeito e lembremos que a atividade física é a melhor amiga de quem quer queimar calorias e gordurinhas.

Apesar de encontrarmos este tipo de produto à venda, se confecionarmos estas bebidas em casa teremos mais sabor e propriedades.  Portanto, com as orientações da especialista em nutrição Joana Pereira, fique a saber exatamente qual é a importância de estar bem hidratado e de que forma pode fazê-lo para usufruir, também, de benefícios no processo de emagrecimento.

Mas, não é só: sugerimos aqui 3 receitas de água aromatizada para ajudar a quem quer emagrecer. Tome nota e prepare-se para dizer adeus ao volume extra.

Água aromatizada para emagrecer: beba estas águas e cuide de si

agua aromatizada para emagrecer

Qual a importância de estar bem hidratado?

Joana Pereira: Manter-se hidratado é algo importante, mas nem todas as pessoas atingem as suas necessidades hídricas. A hidratação é importante para a regulação da temperatura corporal e para o bom funcionamento do nosso organismo.

Que alternativas existem para diversificar o tipo de consumo hídrico?

Joana Pereira: Sumos naturais, águas aromatizadas, entre outras alternativas.

Quais as mais-valias destas alternativas?

Joana Pereira: Os sumos, mesmo os naturais, devem ser consumidos com moderação (devemos respeitar as porções diárias de fruta). Já as águas aromatizadas são uma óptima alternativa, mas deverão ser preferencialmente caseiras. Estas, além do aporte hídrico, fornecem outros nutrientes, provenientes dos alimentos utilizados para aromatizar a água. Apresentam também vantagens especiais para aquelas pessoas que não bebem água por esta não ter sabor. Desta forma poderão variar, obter uma água com sabor e visualmente mais atrativa – sendo também uma excelente opção para hidratar e uma forma mais divertida de apresentar a água, por exemplo, quando organizar alguma festa, evitando o típico refrigerante.

Como devemos confecionar a água aromatizada?

Joana Pereira: A água aromatizada deve conter os alimentos ou ervas aromáticas, que mais gostar, mas cortado aos pedaços ou rodelas, não sendo espremido o sumo, como acontece na limonada, por exemplo. Se utilizar ervas aromáticas, estas devem ser cortadas ou maceradas. Não deve ser adicionado açúcar.

Quais os ingredientes que podemos utilizar e quais as suas vantagens?

Águas aromatizadas com alimentos

Laranja, limão ou morango: ricos em vitamina C.

Melancia: é um alimento com uma alta percentagem de água e rico em vitamina C – a qual estimula a síntese de colagénio, é antioxidante e reforça o sistema imunitário -, licopeno – o qual tem acção antioxidante e torna-se importante na protecção do nosso ADN, na eliminação de radicais livres resultantes do stress oxidativo – e potássio – componente importante para a regulação da tensão arterial.

Águas aromatizadas com ervas aromáticas

Canela: possui propriedades anti-inflamatórias.

Hortelã: possui propriedades antioxidantes.

Receitas de água aromatizada para emagrecer

agua aromatizada para emagrecer

Água aromatizada para emagrecer de melancia

Ingredientes
1 l de água
1 chávena de chá de melancia em cubos
1 c. de sopa de gojiberry
Raspas da casca de 1/2 laranja

Modo de Preparação

  1. Corte todos os ingredientes sólidos em pedaços e junte à água.
  2. Leve ao frigorífico e sirva bem frio.

Água aromatizada para emagrecer de laranja e canela

Ingredientes
10 folhas de hortelã frescas
4 rodelas de laranja com a casca
3 rodelas finas de gengibre
3 paus de canela
1 l de água

Modo de Preparação

  1. Corte todos os ingredientes sólidos em pedaços e junte à água.
  2. Leve ao frigorífico e sirva bem frio.

Água aromatizada para emagrecer de morango e limão

Ingredientes
5 morangos às rodelas
4 fatias finas de limão
2 folhas de cidreira frescas
1 l de água

Modo de Preparação

  1. Corte todos os ingredientes sólidos em pedaços e junte à água.
  2. Leve ao frigorífico e sirva bem frio.

A lição a tirar é simples: não se lembre apenas de beber água na altura do calor. É fundamental estar hidratado todo o ano, para garantir o bom funcionamento do organismo. Portanto, siga as indicações da nutricionista Joana Pereira e faça água aromatizada para emagrecer, hidratar e colorir os dias – e não esqueça de praticar alguma atividade física e de fazer boas escolhas à mesa.

Se para si a água simples não tem qualquer encanto, privilegie os ingredientes mencionados e faça da água uma bebida cheia de sabor.

Veja também: