Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
24 Mai, 2018 - 11:07

3 alimentos que julga não serem saudáveis mas são

Inês Pereira

Está na altura de descobrir 3 alimentos que julga não serem saudáveis mas que, afinal, não fazem mal à sua dieta, oferecendo inclusivamente vários benefícios.

3 alimentos que julga não serem saudáveis mas são

De certeza que já lhe aconteceu estar numa dieta para atingir determinados objetivos e surgir alguém que lhe diz que está a fazer tudo errado. Afinal, aquele snack que está a devorar e o prato que almoçou não são saudáveis. Problema? Muitas vezes, trata-se apenas de mitos e os alimentos que julga não serem saudáveis até o são.

O importante é que faça uma alimentação equilibrada e que vá ao encontro das suas necessidades e dos seus objetivos. E não, não é necessário que entre em privação alimentar – esqueça essa ideia.

Está pronto? Vá buscar um papel e uma caneta e prepare-se para fazer uma lista de compras que inclua estes 3 alimentos que, afinal, são saudáveis.

Alimentos que julga não serem saudáveis: 3 produtos negligenciados

A tendência do estilo de vida saudável veio para contrariar o reinado dos alimentos processados que tantas vezes vemos em supermercados e restaurantes. Contudo, alguns produtos são negligenciados por terem adquirido, erradamente, o estatuto de pouco saudáveis ou prejudiciais às mais variadas dietas.

A verdade é que mesmo quando os alimentos são mais calóricos do que o desejado, tal não significa que não sejam saudáveis ou que tenha de eliminá-los do seu dia-a-dia. Não é por acaso que existem, por exemplo, gorduras lhe fazem bem e não devem ser eliminadas do menu.

Pão

o pão é um dos alimentos que julga não serem saudáveis

Esta é, provavelmente, a discussão alimentar mais antiga e o pior é que parece não ter fim à vista. O pão é um dos alimentos que praticamente toda a gente julga não serem saudáveis, o que faz com que seja negligenciado por muitas pessoas (especialmente quando quer emagrecer).

Ora, o pão não é assim tão nocivo. Este é um alimento com grande valor para a sua saúde, uma vez que lhe fornece diversos nutrientes essenciais para o seu organismo e para ter energia no dia-a-dia. Proteína, fibra e vitaminas do complexo B, por exemplo, não lhe faltam.

Carne vermelha

a carne é um dos alimentos que julga não serem saudáveis

Pode parecer estranho para uns e normal para outros, mas, de certa forma, existe a ideia de que a carne, mais concretamente a vermelha, é prejudicial para a saúde. Trata-se de um mito, uma vez que é um dos alimentos mais nutritivos que pode consumir.

A carne vermelha pode fornecer-lhe ferro, proteína e até ómega 3, pelo que não deve deixar de a incluir nas suas refeições. O importante é não cometer excessos e garantir que tem uma alimentação equilibrada.

Frutos secos

os frutos secos são um dos alimentos que julga não serem saudáveis

É um dos alimentos que julga não serem saudáveis? Então fique a saber que está enganado. Por serem muito calóricos, os frutos secos costumam ser negligenciados e considerados prejudiciais para a dieta. A verdade é que são uma fonte de gorduras boas, que contribuem para a saúde cardiovascular, de magnésio e de fósforo. No entanto, não se deve exceder no seu consumo.

Veja também: