Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marcos Silva
Marcos Silva
11 Jun, 2018 - 15:12

Android lento: 5 possíveis causas e soluções

Marcos Silva

Quer fazer uma chamada e os contactos nunca mais aparecem? Está farto de esperar que apareça o teclado? Se está com o Android lento, estas dicas são para si.

Android lento: 5 possíveis causas e soluções

Com o passar do tempo e com a massiva utilização que damos aos nossos smartphones, é normal que fiquemos com o Android lento. As causas são imensas, desde o facto de a memória de armazenamento estar cheia a termos diversas aplicações a correrem ao mesmo tempo sem nos apercebermos. Na lista abaixo, encontra algumas causas deste problema e uma possível solução para cada uma delas.

Android lento? Saiba como resolver o problema

android lento

Atualizações

Atualmente, os erros de cada versão do Android são corrigidos com novas versões. Quando estas existem, normalmente, recebe notificação para atualizar o seu sistema. Contudo, o seu dispositivo pode não estar preparado para esta otimização, pelo que esta pode causar lentidão no seu smartphone.

Além disso, o fabricante pode incluir algumas apps que correm em segundo plano na nova atualização, aumentando a lentidão do Android.

Não há muito que possa fazer neste ponto, visto ser normal os dispositivos ficaram mais lentos e desatualizados com o tempo, pelo que é melhor pensar comprar um novo. Pode também optar por não atualizar, caso o seu dispositivo não aguente tão bem a versão em causa.

Dados em cache

Estes dados estão a ocupar espaço, deixando o seu Android lento. Nas definições do seu telemóvel, vá ao menu de armazenamento e limpe os dados em cache.

Demasiadas apps

A maneira mais eficaz de otimizar o seu Android é eliminar as apps das quais não precisa mesmo ou que nem sequer usa. São o que mais ocupa espaço no telemóvel, aumentando assim a lentidão do Android.

Para apagar apps, basta deixar o dedo por cima da app e escolher desinstalar ou, então, arrastar a app até ao caixote do lixo. Veja as apps que deve eliminar do seu smartphone.

Memória cheia

Neste caso, são os ficheiros como imagens, vídeos e músicas que estão a ocupar espaço. Faça uma cópia de segurança numa cloud ou no seu computador e apague o que não é absolutamente necessário ter no seu dispositivo. Vai ver que vai ter muito mais espaço e vai otimizar o seu Android.

Não utilizar memória externa

Sabia que pode transferir as suas apps para o cartão de memória? Assim, poupa o armazenamento do dispositivo e otimiza a sua velocidade.

Outras soluções para um Android lento

Reset do smartphone

Se nada resultar, tente fazer um reset ao seu equipamento. Desta forma, todas as aplicações são reiniciadas e os dados temporários são apagados, podendo depois o seu Android não estar tão lento.

App de limpeza

A solução para o seu problema pode passar pela utilização de uma app que o ajude a limpar e a otimizar o seu Android. Veja o Clean Master, esta app é das mais utilizadas! Ver app >>

Em alguns dispositivos mais recentes poderá encontrar, no menu das definições, uma opção para otimizar o seu equipamento, que limpa os ficheiros em cache, fechas as aplicações em segundo plano e repara certos problemas que possa ter no seu Android.

De qualquer maneira, com o passar do tempo e uso, é natural que o seu telemóvel comece a ficar mais lento. Teste as nossas dicas e confira se estas tornam as tarefas do seu dia a dia mais simples e rápidas. Android lento? Talvez tenha chegado ao fim este problema.

Veja também: