Publicidade:

Já se conhecem as datas de pagamentos da Segurança Social em maio

Conheça as datas de pagamentos da Segurança Social em maio e saiba quando recebe o seu apoio social.

Já se conhecem as datas de pagamentos da Segurança Social em maio
Prepare-se para receber

Nem só de IRS se fala por esta altura: acabam de ser publicadas as datas de pagamentos da Segurança Social em maio e os beneficiários dos apoios sociais já podem saber quando contar com o dinheiro na conta.

Datas de pagamentos da Segurança Social em maio


datas de pagamentos da segurança social em maio

8 de maio

Começamos pelos mais velhos: os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos podem contar com a transferência bancária neste dia e, já que é dia útil, o dinheiro deve estar disponível em poucas horas. Já os vales correio são emitidos também nesta data, mas já sabe que pode haver alguma distância temporal entre a emissão e a receção na caixa do correio (depende sempre da rapidez dos CTT).

As pensões também começam a ser transferidas ao dia 8 de maio. O mesmo acontece com a emissão dos vales de correio, que começa neste dia. No entanto, e porque são muitos documentos para tratar, a Segurança Social admite que a emissão pode não acontecer toda no mesmo dia. O critério é a ordem alfabética, pelo que os beneficiários com nome começado por uma das últimas letras do alfabeto podem demorar um pouco mais a receber o dinheiro em casa.

Prestação Social para a Inclusão é outro dos benefícios a entrar no topo da lista das datas de pagamentos da Segurança Social em maio. As transferências bancárias são ordenadas pelo Estado neste dia e as cartas-cheque são enviadas pelo correio na mesma data, embora estejam, como já sabemos, dependentes da eficiência do serviço dos correios para demorar mais ou menos tempo a chegar a casa dos beneficiários.

16 de maio

É nesta data que a Segurança Social vai processar as prestações familiares. Primeiro, as transferências bancárias; depois, os vales de correio, que devem chegar a casa dos beneficiários poucos dias depois.

O mesmo dia está agendado para o processamento da primeira prestação dos subsídios de desemprego, de doença e de parentalidade. Mais uma vez, as transferências bancárias devem ser imediatas, porque será um dia útil, mas as cartas-cheque vão estar sujeitas à rapidez do serviço dos correios para chegar aos beneficiários.

23 de maio

Nas datas de pagamentos da Segurança Social em maio ficou para os últimos lugares o processamento do Rendimento Social de Inserção, que só vai ser pago no dia 23. Neste apoio social não está disponível o pagamento por carta-cheque, por isso os serviços vão proceder, no mesmo dia, à ordenação das transferências bancárias e à emissão dos vales de correio – que podem chegar a casa dos beneficiários mais cedo ou mais tarde, dependendo da rapidez dos serviços postais.

Os apoios de Ação Social também estão agendados para processamento no dia 23. Neste caso, além das transferências bancárias, são emitidas também as cartas-cheque para enviar aos beneficiários (não está disponível a opção de pagamento por vale de correio).

28 de maio

Com o final do mês chega o pagamento da segunda prestação dos subsídios de desemprego, de doença e de parentalidade. Tal como acontece com a primeira prestação, o processamento das transferências bancárias é feito no próprio dia, mas a emissão das cartas-cheque, ainda que seja igualmente pontual, pode ser acrescida do tempo de entrega dos serviços dos correios. É, por isso, possível que os beneficiários só recebam o dinheiro nos primeiros dias de junho.

31 de maio

Nas datas de pagamentos da Segurança Social em maio está ainda estabelecido que só no último dia do mês vai o Estado processar o pagamento dos subsídios e pensões por doença profissional.

Tal como acontece com os outros apoios, neste dia há processamento de transferências bancárias e de vales de correio, que depois são enviados para casa dos beneficiários. Uma vez que este processo tem lugar no último dia do mês, é expectável que o rendimento só esteja disponível para os beneficiários nos primeiros dias do mês seguinte.

A importância das datas de pagamentos da Segurança Social em maio


datas de pagamentos da segurança social em maio

Saber exatamente em que dias a Segurança Social processa os apoios sociais é importante para que os beneficiários saibam, ao certo, quando podem contar com o dinheiro disponível na conta.

Estas datas mudam a cada mês, não são sempre iguais, e estão sujeitas à localização dos fins de semana no calendário – porque uma transferência bancária processada a uma sexta feira dificilmente vai produzir resultados antes de terminado o fim de semana.

Assim, se é beneficiário de um apoio social e tem contas para pagar em datas fixas, como a renda da casa ou uma prestação bancária, por exemplo, tenha em atenção que pode ser necessário guardar previamente algum dinheiro para não ser apanhado de surpresa por débitos que chegam antes de o Estado lhe pagar os apoios.

Veja também:

Marta Maia Marta Maia

Jornalista de formação, trabalhou no Público e na Fugas, mas logo passou para o lado do Marketing. Apaixonada pelo digital e por pessoas, é poupada por natureza e faz questão de tratar o dinheiro com o respeito que ele merece. Ecologista convicta, não dispensa música, livros e boas conversas offline.

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].