Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marta Maia
Marta Maia
05 Mai, 2020 - 11:43

Já se conhecem as datas de pagamentos da Segurança Social em maio

Marta Maia

Consulte as datas de pagamentos da Segurança Social em maio, quer dos subsídios habituais, quer dos apoios extraordinários criados no âmbito da COVID-19.

datas de pagamentos da segurança social em maio

Já são conhecidas as datas de pagamentos da Segurança Social em maio e, como já aconteceu nas últimas semanas de abril, continua o processamento dos apoios extraordinários criados para fazer face à situação económica provocada pela pandemia.

Se beneficia de algum apoio do Estado, a curto ou a médio prazo, estas são as datas a anotar.

DATAS DE PAGAMENTOS DA SEGURANÇA SOCIAL EM MAIO

Pensões e subsídios por doença profissional

Os beneficiários de pensões e subsídios por doença profissional já começam o mês com o bolso um pouco mais cheio. Os pagamentos por transferência bancária foram efetuados a 29 de abril, dia em que começaram igualmente a ser emitidos os vales de correio.

Pensões e complemento solidário para idosos

Na lista de pagamentos da segurança social em maio, a data que se segue diz respeito às pensões e complemento solidário para idosos, que são pagos em conjunto. Quem recebe por transferência bancária pode contar tanto com a pensão quanto com o complemento a dia 8 de maio.

Já os pensionistas que recebem por vale de correio poderão ter de esperar mais uns dias, apesar da emissão destes documentos começar logo a 5 de maio. No entanto, como já é habitual, as pensões são processadas por ordem alfabética, o que pode fazer com que alguns beneficiários tenham de aguardar um pouco mais do que outros até poderem levantar o vale ou recebê-lo em casa.

Prestação Social para a Inclusão

O dia 8 de maio é também a data em que a Segurança Social faz os pagamentos da Prestação Social para a Inclusão. Os beneficiários que tenham optado pela transferência bancária recebem o dinheiro mais rápido; os outros têm de aguardar pelos serviços postais.

Prestações familiares

As prestações familiares são processadas no dia 15 de maio para todos os beneficiários. Mais uma vez, a transferência bancária é a modalidade de pagamento mais segura e mais rápida, pelo que vale a pena indicar o NIB no portal da Segurança Social.

receber prestações da segurança social por transferencia bancaria
Veja também Como receber apoios da Segurança Social por transferência bancária

Subsídio de desemprego, doença e parentalidade

Quem está desempregado, doente ou a receber um recém-nascido em casa pode contar com a primeira prestação do apoio que lhe cabe no dia 15 de maio. Vale a pena lembrar que esta prestação corresponde apenas a metade daquilo a que o beneficiário tem direito, a outra metade só chega no dia 28 de maio, pela mesma via que a primeira.

Ação social

Os beneficiários da Ação Social ficam para último nas datas de pagamentos da Segurança Social em maio. Só no dia 22 é que o Estado vai processar estes apoios e proceder às respetivas transferências bancárias e emissão dos vales de correio.

APOIOS EXTRAORDINÁRIOS

Além dos subsídios habituais, a Segurança Social lida agora com o processamento dos apoios extraordinários criados para fazer face à pandemia.

Entre eles estão os apoios às empresas em situação de lay-off simplificado, aos trabalhadores independentes que perderam total ou parcialmente a atividade por conta do novo coronavírus, e aos pais que não podem trabalhar porque precisam de ficar em casa com os filhos enquanto as escolas estão encerradas.

No mês de maio, de acordo com o presidente do Instituto da Segurança Social em declarações à SIC Notícias, haverá duas “levas” de processamento de apoios: uma a 5 e outra a 12 de maio. Rui Fiolhais assegurou ainda que todos os pagamentos devem estar concluídos até dia 15 deste mês.

No caso do lay-off simplificado, as empresas que preencheram corretamente os formulários e viram o apoio aprovado até ao dia 10 de abril, receberam o respetivo valor entre os dias 24 e 30 desse mês. Os pedidos que deram entrada depois dessa data serão pagos até ao dia 15 de maio.

Recibos verdes, sócios-gerentes e pais: datas para pedir apoios

A renovação do apoio deve ser requerida todos os meses. Consulte as datas.

Veja também