Quais são as cidades mais baratas para viver? Esta lista foi criada analisando fatores como a moeda e a inflação de produtos básicos, incluindo o preço de acomodação para novos residentes.
As cidades da Índia são as predominantes nesta seleção, existindo alternativas na Europa e em África. Apesar dos seus baixos custos, muitas cidades aqui indicadas são economias em desenvolvimento que podem não permanecer tão baratas por muito tempo.
Fique a conhecer as cidades mais baratas para viver
1. Almaty, Cazaquistão
Esta cidade é a capital do Cazaquistão e é a cidade mais barata do mundo para se viver. A maior vantagem desta cidade é o acesso à sua natureza. Tem também um número crescente de restaurantes internacionais e bares. Os valores do setor imobiliário estão a subir, mas por enquanto continua a ser um belíssimo local para se desfrutar do baixo custo de vida.
2. Lagos, Nigéria
Esta opção pode ser enganadora porque a pobreza da cidade faz com que o custo de vida seja muito baixo, mas para um expatriado, o custo de vida será sempre um pouco superior, dado o seu estilo de vida provavelmente mais ocidental, que requer outro tipo de investimentos. É uma cidade muito bonita com muitas oportunidades de crescimento.
3. Bangalore, Índia
Esta é uma cidade moldada ao estilo ocidental, que tem muitos aspetos atrativos para este estilo de vida a um custo bastante reduzido. O clima é um dos pontos fortes deste local: nunca fica tão quente como nas outras cidades indianas e é uma cidade com muitos espaços verdes e a comida também é de destacar.
4. Karachi, Paquistão
Karachi tem uma taxa elevada de criminalidade (sendo muitas vezes referenciada como uma das cidades mais perigosas do mundo). Contudo, pode valer a pena o risco, tendo em conta o baixo custo de vida e as lindíssimas praias.
5. Argel, Argélia
Argel, a capital da Argélia, é uma cidade costeira e, provavelmente, um dos lugares mais pitorescos desta lista. O clima é mediterrâneo e bastante apelativo. É um país bastante conversador, mas tem muita oferta no que toca a locais mais virados para o estilo de vida do ocidente.
6. Chennai, Índia
É uma das melhores cidades para se ir viver na Índia como emigrante. Há muita gente a viver nesta cidade, mas não se dá muito pelo congestionamento de pessoas. Chennai é muito bonito: praias, templos e, claro, a comida indiana a não desiludir.
7. Kiev, Ucrânia
Kiev é uma cidade que está a crescer no que toca à oferta de bares e restaurantes. Com um custo de vida muito reduzido, é uma cidade bastante agradável, especialmente no verão. Para além disso, os locais são bastante amigáveis.
Veja também: