Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
David Afonso
David Afonso
30 Set, 2020 - 15:35

A história de Ayrton Senna vai ser contada numa série da Netflix

David Afonso

A Netflix anunciou uma série de oito episódios, criada em estreita colaboração com a família do inesquecível Ayrton Senna. Saiba tudo o que está planeado.

Ayrton Senna

“Beco”, como era acarinhado pelos fãs, não foi apenas um dos maiores campeões da história do Automobilismo. Ayrton Senna da Silva, também marcou profundamente a sua época, arrastou o Brasil inteiro para a pista da Fórmula 1 com as suas conquistas e tornou-se numa lenda do automobilismo.

Agora, vinte e seis anos depois do fatal acidente de Imola, vai ser lançada uma série na Netflix sobre Ayrton Senna. Uma produção inédita dedicada ao grande campeão brasileiro.

Guia completo do GP de Portugal 2020

Tudo o que precisa saber sobre a corrida do ano

Conheça todos os pormenores por detrás desta série que promete ser uma verdadeira viagem no tempo.

Ayrton Senna: uma vida que merece um filme

Ayrton Senna

As conquistas de Senna no automobilismo, antes de ingressar na Fórmula 1, começam com vitórias na Fórmula 1600 em 1983. Face a estes bons resultados, avança para o Campeonato Britânico de Fórmula 3 e vence logo no ano de estreia.

Em 1984, Senna estreou-se na Fórmula 1 pela equipa Toleman Motorsport Team. Em 1988, juntou-se à equipa Honda Marlboro McLaren e garantiu o seu primeiro campeonato mundial de F1. O brasileiro venceu o mundial mais duas vezes, em 1990 e em 1991.

Em 1994, depois de dois anos sem títulos, perdidos para Mansell e Prost, Senna aceitou o convite da Williams. Porém, nem um ponto conquistou na Williams. Faleceu na sequência de um trágico acidente ocorrido em maio de 1994, em Imola, quando corria no Grande Prémio de San Marino.

Honda NSX Ayrton Senna
Veja também Honda NSX: o carro com a mão de Ayrton Senna

Ao longo da sua carreira, Ayrton Senna disputou 161 Grandes Prémios, vencendo 41 em onze épocas na F1. Em 2004, Ayrton Senna ainda detinha o recorde de pole-position na modalidade, num total de 65. O seu estilo agressivo, a capacidade de levar o carro aos limites e a qualidade da sua condução à chuva tornaram-no numa lenda para os amantes da modalidade.

Ayrton Senna: uma série que mostra os bastidores por detrás da lenda

Para muitos, esta era a série que faltava sobre Senna. Aquando da revelação que ia ser produzida uma série na Netflix sobre Ayrton Senna, todos ficaram empolgados com as declarações dos produtores e família.

 “Senna é o tipo de pessoa que precisamos. Um jovem que lutou por um sonho e enfrentou muitos obstáculos para representar uma nação. Senna uniu o Brasil”, disse Fabiano Gullane.

Já a irmã de Ayrton, Viviane Senna, companheira de mil e uma aventuras, acrescentou:

É incrível que seja possível contar a história que apenas algumas pessoas conhecem. A família Senna está empenhada em fazer deste projeto algo totalmente único e inédito. E ninguém melhor do que a Netflix, que tem um alcance global, para parceira”.

Esta aura criada será retratada então em oito episódios. Todos eles serão distribuídos na plataforma de streaming a partir de 2022, em colaboração com a família de Ayrton Senna, que contribuirá no projeto com memórias e histórias sobre todos os locais que faziam o dia a dia do campeão.

A produção ficará a cargo do produtor brasileiro Fabiano Gullane.

Nova série sobre ayrton senna: os pormenores e a narrativa

Carro da Lotus Renault

Segundo os produtores, a intenção é relatar detalhadamente a vida de Ayrton Senna no automobilismo desde a sua chegada a Inglaterra para a primeira temporada de Fórmula Ford 1600 e todo o seu percurso que culmina com a sua morte, em Imola, no Grande Prémio San Marino de 1994.

Além disso, vai regressar atrás no tempo, até a casa de infância, em São Paulo, onde Senna cresceu. Assim como, contar a história da primeira vez de Senna nos karts. O início da paixão pelas corridas e os obstáculos que teve de enfrentar para singrar.

Existirão imagens inéditas dos primeiros momentos de Ayrton Senna nas pistas na Europa, principalmente na Inglaterra, quando ele dominou o campeonato F1600. Também participarão figuras ilustres do automobilismo, grandes campeões, aqueles com quem Ayrton correu na pista, como Alain Prost, Nelson Piquet e Nigel Mansell, três incríveis rivais de Senna entre as décadas de 1980 e 1990.

No fundo, será uma série que vai cobrir toda a sua extraordinária carreira, que terminou prematuramente, em 1994, num fatal acidente em Imola.

Fora o trágico acidente que lhe tirou a vida, Ayrton Senna foi sem dúvida um campeão em todos os aspetos, no desporto e na vida. Inspirou milhões e continua a deixar saudades em cada homenagem que lhe é feita.

E sabendo como a Netflix representa as grandes histórias, muitos ficaram então curiosos para saber o que virá desta produção original.

A intenção é só uma: honrar a memória de um dos nomes maiores, senão mesmo o maior, da Fórmula 1. Um projeto semelhante ao “The Last Dance”, o documentário sobre Michael Jordan que, à sua maneira, também contou a história de outro grande nome do desporto mundial.

A estreia da série, como foi referido, está prevista para 2022. Ainda não existem detalhes sobre quem irá interpretar Senna na série, mas será filmada em inglês e português do Brasil.

Veja também