Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
08 Mai, 2018 - 09:05

4 benefícios da cenoura (além dos olhos bonitos)

Teresa Campos

Conversamos com a nutricionista Mariana Abecasis para saber mais sobre os benefícios da cenoura e, claro, vamos partilhar consigo esta consulta.

4 benefícios da cenoura (além dos olhos bonitos)

A cenoura é um legume envolto em mitos como, por exemplo, a sua elevada concentração de açúcar. No entanto, quando perguntamos à nutricionista Mariana Abecasis se devemos evitar este alimento, a sua resposta é taxativa: “Não!” Há vários benefícios da cenoura para conhecer!

Segundo a especialista, este é um ingrediente “muito nutritivo, que enriquece a nossa alimentação em nutrientes, mas não em calorias”.  Como ainda há muito mais a desvendar, pedimos-lhe que nos dissesse tudo sobre os benefícios da cenoura.

4 benefícios da cenoura para a saúde

Cenouras

1. É muito rica em vitamina A e apresenta ainda vitamina C, vitamina K, vitamina B, potássio e ferro.

2. Tem um forte poder antioxidante, porque é rica em betacaroteno, um pigmento alaranjado, que lhe dá a cor.

3. Possui betacaroteno que é considerado uma provitamina A, uma vez que esta substância vai dar origem à vitamina A, dentro do organismo.

4. Contém betacaroteno que tem uma ação antioxidante direta nas células da retina e estimula a produção de melanina, conferindo um aumento de proteção à pele face aos raios solares.

Comer cenoura engorda?

Mas e se lhe dissermos que ainda há mais vantagens a entrar para a lista? Depois de termos ficado a conhecer alguns dos benefícios da cenoura, é fácil perceber por que é que, desde pequeninos, ouvimos dizer que “a cenoura faz bem aos olhos e ajuda a proteger a nossa pele do sol”.

Na verdade, estas são duas vantagens mais conhecidas, às quais se juntam uma simples: a cenoura é um legume pouco calórico, como nos explica Mariana Abecasis.

“Uma vez que 100g de cenoura correspondem a cerca de 40 calorias, 4g de açúcar (açúcares naturais) e quase 3g de fibra, há menos calorias e menos açúcares do que os que ingerimos em 100g de maçã, pêra ou kiwi”, diz a especialista.

Se ficou surpreendido, fique também a saber que a ideia de que a cenoura cozida torna-se mais calórica do que crua é também um mito, conforme nos esclarece a nutricionista: “A composição nutricional da cenoura não se altera sendo a cenoura crua ou cozinhada, o que acontece é que, cozinhando a cenoura, há uma pequena alteração da sua estrutura, ficando com uma maior perceção do sabor doce. Na verdade, a cenoura cozinhada até tem um valor calórico ligeiramente menor, quando comparado com a cenoura crua.”

Desfeitos alguns mitos, a conclusão é só uma: “Não há motivos para evitarmos ou excluirmos a cenoura da nossa alimentação!”. Para o provar, Mariana Abecasis sugere alguns pratos onde este legume pode ser utilizado, tais como:

  • Sopas: sopa de cenoura e tomate, acompanhada por um ovo cozido picado (receita abaixo);
  • Lanche: palitos de cenoura molhados em molho de iogurte;
  • Bacalhau à Brás: feito com cenoura ralada, em substituição da batata palha;
  • Tortilha de legumes.

Receita com cenoura

Sopa de cenoura e tomate

Sopa

Ingredientes
500g de cenouras (descascadas, raspando apenas a camada mais fina da casca)
2 cebolas
2 curgetes
1 nabo
1 pacote de polpa de tomate

Modo de Preparação

  1. Numa panela, coloque as cebolas, o nabo, as curgetes sem casca e as cenouras.
  2. Cubra com água e deixe cozer por 20 minutos.
  3. Desligue o lume, acrescente a polpa de tomate e rale com a varinha mágica.

Por vezes, só quando falamos com um especialista em nutrição, é que nos damos conta dos inúmeros  mitos que rodeiam certos alimentos, ótimos para a nossa saúde mas que, por alguma razão, foram “diabolizados”.

Por isso, é sempre importante procurar ficar a par de tudo quando o tema é alimentação saudável. Depois de tomar nota dos benefícios da cenoura e aprender a integrá-la sem medos na nossa alimentação diária, só nos resta desejar bom apetite – e, agora, sem receios da balança.

Veja também: