Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
29 Jun, 2016 - 08:47

Bolhas nos pés: como evitá-las?

Júlia de Sousa

As bolhas nos pés são incómodas e dolorosas. Mas há formas de as evitar ou tratar, se for esse o caso. 

Bolhas nos pés: como evitá-las?

{%%affiliation_html_766%%}Quem nunca sofreu com bolhas nos pés? Qualquer pessoa pode ter bolhas nos pés, independentemente do sexo ou idade. Quando se formam são incómodas e dolorosas e podem tornar até os passos mais pequenos um verdadeiro suplício. Mas há formas de as evitar e de as tratar e forma a minimizar a dor. 


Bolhas nos pés: como se formam?

As bolhas nos pés são simplesmente isso, bolhas na pele. Consistem numa área de pele levantada que contém um líquido no interior.

Estas podem formar-se também nas mãos, mas são os pés os mais afetados. Isto porque as bolhas se formam devido à fricção e à pressão causada muitas vezes pelo calçado usado.



Como tratar e prevenir?

O tratamento mais indicado para as bolhas nos pés é mesmo deixá-la intacta e curar-se com o tempo, mas isso nem sempre é possível. Nesses casos há outras soluções que pode tentar. Nós deixamos-lhe algumas.

Use produtos anti-bolhas

Como pensos ou fitas de proteção. No mercado existe uma ampla variedade de marcas e produtos para este efeito.



Faça um banho de imersão

São bons para acalmar a dor e reduzir o inchaço. Mas atenção, deve fazê-lo apenas caso a bolha se mantenha intacta. Caso a bolha já tenha rebentado os sais podem provocar ardor.



Mantenha os pés limpos

Mantenha os pés e as bolhas limpos, principalmente quando a bolha rebentar. Desta forma vai evitar possíveis infeções.


Alivie a dor com camomila

Usar uma saqueta de chá de camomila pode aliviar as dores causadas pelas bolhas. Basta que a embeba em água morna e aplique na bolha como se de uma compressa se tratasse. Vai ajudar.


Prevenir o aparecimento de bolhas nos pés também é possível, basta que tenha alguns cuidados:


Usar sapatos no tamanho certo (nem um número acima, nem um número abaixo).

Para evitar o aparecimento de bolhas nos pés é fundamental que o calçado esteja bem ajustado ao pé. Além de ser mais confortável, dessa forma evita que ocorra a tal fricção que dá origem às bolhas.



Usar anti-transpirantes

Sim, o anti-transpirante que usa para evitar a transpiração pode ajudar a prevenir bolhas nos pés. Pode ser em spray ou outra variedade. Basta que aplique um pouco de anti-transpirante nos pontos que estão sujeitos a maior fricção (como dedos ou os calcanhares, por exemplo). O desodorizante absorve o suor que, em última instância, provoca a fricção. Se a evitar, evita também as bolhas.



Aplicar lubrificante para pés

Há produtos específicos para lubrificar os pés e evitar a fricção. Usar um pode ser uma boa solução.



Usar pensos rápidos, adesivos ou algodão

Tanto os pensos rápidos, como os adesivos ou o algodão, podem servir para preencher os espaços onde existe maior possibilidade de se formarem bolhas (dedos e calcanhares).
{%%affiliation_html_767%%}
Veja também: