Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
02 Fev, 2024 - 11:46

Porque caminhar após as refeições? Há 7 boas razões

Catarina Milheiro

Conheça as vantagens associadas à prática de caminhar após as refeições e invista na sua saúde. Há, pelo menos, 7 bons motivos.

Sabemos que quando as nossas rotinas são bastante agitadas e com várias tarefas para fazer, nem sempre é fácil conseguirmos inserir algum tipo de atividade física. Ainda assim, caminhar após as refeições pode ajudar e muito a manter a sua saúde em dia.

Na cultura mediterrânea existe o hábito de se fazer uma caminhada após o almoço – algo que tem vindo a ser alvo de diversos estudos devido aos seus benefícios para a saúde.

De facto, caminhar depois de uma refeição ajuda na digestão, mas não só. São várias as pessoas que referem que este tipo de hábito auxilia ainda a limpar a mente. Por outro lado, os médicos afirmam que fazer uma caminhada de cerca de 15 minutos após as refeições pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e evitar complicações como o aparecimento de diabetes, por exemplo.

O que significa que, bastam apenas alguns minutos de caminhada para que estes tipos de benefícios consigam ser ativados. Fique connosco e saiba tudo.

7 benefícios de caminhar após as refeições: comece já hoje

Caminhar após as refeições, sobretudo depois das refeições principais como o almoço e o jantar, pode efetivamente trazer alguns benefícios para a nossa saúde e bem-estar. Confira.

1.

Melhora a digestão

Sabia que caminhar ajuda a acelerar o processo de digestão que se dá no nosso organismo? Por sua vez, permite que o nosso corpo processe os alimentos de forma mais eficiente e sem que exista aquela sensação de inchaço e desconforto após as refeições.

2.

Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Sobretudo em pessoas que tenham diabetes, fazer uma caminhada após as refeições pode ajudar a manter controlados os níveis de glicose no sangue. Tal deve-se ao facto de o exercício físico ajudar as células a absorverem com maior facilidade a glicose, reduzindo ainda os picos de açúcar no sangue.

3.

Reduz os episódios de azia e refluxos ácidos

É verdade. Se sofre bastante com episódios de azia e refluxos, saiba que fazer uma simples caminhada de 15 minutos após as refeições pode realmente ajudá-lo a melhorar este problema. Isto acontece porque a movimentação dos alimentos do estômago para o intestino é promovida pela própria caminhada.

4.

Reduz o stress e melhora o humor

Como sabemos, qualquer atividade física liberta endorfinas – as hormonas relacionadas com o bem-estar. Por isso mesmo, se optar por fazer caminhadas depois das refeições verá reduzida a sua ansiedade e facilmente se sentirá menos stressado e mais despreocupado.

5.

Combate o sedentarismo e pode ajudar a perder peso

Nem sempre é fácil sair do sofá depois de uma boa refeição, sobretudo quando é feita em família ou entre amigos. No entanto, a caminhada quando é feita de forma regular, pode até fazer parte de um plano para perder peso, uma vez que ajuda a queimar algumas calorias e acelera o metabolismo.

Para além disto, combate o sedentarismo. Por isso já sabe: troque o sofá por 15 minutos de caminhada diária.

6.

Estimula a flexibilidade

Apesar de várias pessoas não observarem a caminhada como uma poderosa forma de fazer exercício, a verdade é que é. Aliás, optar por fazer caminhadas ajuda a manter não só a mobilidade, como também a flexibilidade dos músculos e articulações.

7.

Ajuda a promover a saúde cardiovascular

Sabia que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte? Por esse mesmo motivo, torna-se crucial ganhar hábitos que nos permitam evitar algum problema com o nosso coração.

Para o efeito, fazer caminhadas após as refeições pode ajudar a trazer diversos benefícios para o nosso coração. Falamos de reduzir a pressão arterial, aumentar os níveis de colesterol bom (HDL) no sangue e melhorar ainda a circulação do sangue. Tudo isto ajuda a que o risco de doenças cardíacas diminua.

E quando as refeições são mais pesadas, devemos caminhar?

Ao contrário do que se possa pensar, só não é indicado caminhar após as refeições quando as mesmas forem demasiado pesadas. Tal acontece porque o exercício físico, nestes casos, pode interferir com o sistema digestivo, aumentando a hipótese de surgirem refluxos e dores na região do estômago.

Por isso, se se sentir enfartado ou muito cheio, o ideal é esperar cerca de 30 minutos antes de iniciar a sua caminhada. E entretanto, se não tiver ideias, pode optar por arrumar a cozinha, colocar a loiça na máquina ou até sentar-se um pouco a tomar o seu café.

Como podemos ver, caminhar após as refeições só tem benefícios associados à nossa saúde e bem-estar físico e mental. É crucial ativarmos o nosso corpo, e principalmente para quem não gosta de praticar algum desporto, as caminhadas podem ser o ideal para prevenir o aparecimento de doenças mais graves. Ganhe força e motivação e comece já hoje!

Veja também

Artigos Relacionados