Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Gonçalves
Catarina Gonçalves
25 Jun, 2020 - 17:05

Quer cancelar uma transferência MBWay? Veja o que pode fazer

Catarina Gonçalves

É possível cancelar uma transferência MB Way? Nem sempre. Depende se a transferência ficou ou não pendente. Neste artigo dizemos-lhe como proceder.

cancelar transferência mb way

A utilização da aplicação MB Way para fazer transferências e pagamentos já faz parte do quotidiano de muitos de nós. Mas o que acontece quando há um engano? O que pode fazer se precisar de cancelar uma transferência MB Way?

Com a pandemia, este e outros serviços digitais que associam o número de telemóvel de alguém a uma conta bancária, tornaram-se ainda mais populares por serem uma forma de pagamento que não requer qualquer tipo de contacto com notas, moedas ou cartões físicos.

Apesar de mais cómodo e seguro, este método de pagamento não é, no entanto, infalível. Imagine, por exemplo, que se enganou no montante ou no destinatário para quem quer transferir dinheiro. É possível cancelar a operação? Sim, mas só quando esta ainda estiver pendente. Nos restantes casos, o procedimento é mais complexo e pode depender da boa-vontade dos demais intervenientes.

Quando e como cancelar uma transferência mbway?

Uma das formas mais fáceis e frequentes de transferir dinheiro é a partir do MB Way. Para isso precisa apenas de descarregar a aplicação, fazer o registo e saber o número de telemóvel do destinatário para quem quer transferir dinheiro.

Mas depois de selecionar o contacto, digitar o valor da transferência e clicar no botão “enviar dinheiro” repara que se enganou. O que fazer nessa altura?

Transferências pendentes

No caso da transferência que efetuou ter ficado pendente pode ser cancelada por si. Para isso basta ir ao menu MB Way, selecionar a opção “Atividade” e depois cancelar a operação (no estado pendente).

As transferências têm prazos máximos para ficarem nesta condição.

2h para o destinatário aceitar a transferência

As transferências MB Way podem ficar pendentes por diferentes razões. Por exemplo, pode acontecer que o destinatário tenha optado por escolher o cartão em que pretende receber o dinheiro que lhe é enviado por esta via. Quando tal acontece, a transferência fica pendente de aceitação.

De acordo com a SIBS, a entidade que gere o serviço MB Way, o prazo máximo para aceitar uma transferência pelo destinatário são 2 horas. Ultrapassado esse prazo, o envio de dinheiro expira.

De qualquer das formas, caso se dê conta do engano, deve cancelar a transferência MB Way no imediato, antes que o destinatário tenha oportunidade de a aceitar.

48h para destinatários que não têm a aplicação MB Way instalada

Pode também acontecer que tenha feito uma transferência para um destinatário que não tenha esta aplicação.

Quando assim é, a transferência fica pendente. Nesse caso, o contacto recebe uma mensagem com a informação de que deverá aderir ao MB WAY num período 48 horas para poder receber o dinheiro que lhe foi enviado.

Se após as 48 horas o destinatário não aderir ao serviço, a transferência fica automaticamente sem efeito. Durante esses dois dias, se der pelo engano, pode e deve cancelar a transferência MB Way por si.

Transferências efetuadas

No caso de ser uma transferência que já tenha sido efetuada não vai ser possível cancelá-la.

Nestas situações, a recomendação da SIBS é que contacte o seu banco de imediato, solicitando a anulação da transferência, ou então que contacte diretamente o destinatário para pedir a devolução do seu dinheiro.

jovem questiona-se sobre como cancelar uma transferência bancária que acabou de fazer no multibanco
Veja também Sabe como cancelar uma transferência bancária? Nós explicamos

E se tiver efetuado uma transferência através de um cartão MB Net?

Além da possibilidade de efetuar transferências imediatas, a aplicação MB Way também disponibiliza outro serviço, o MB Net, que lhe permite gerar cartões de crédito virtuais. Estes cartões são mais seguros e pode definir se os quer utilizar para apenas uma compra ou para várias, indicando sempre o montante limite em cada um.

Pode dar-se o caso de querer cancelar uma compra e, como tal, a respetiva transferência feita através destes cartões. Nesse caso pode pedir o reembolso dessa compra.

Como pedir o reembolso?

Para poder ser reembolsado deve fornecer os dados do cartão virtual ao comerciante a quem fez a compra. 

Para ter acesso aos dados do seu cartão MB Net basta aceder à aplicação MB Way e escolher o menu “atividades”. Depois deve selecionar o cartão MB Net que pretende consultar e então poderá visualizar o respetivo número.

Fonte

Veja também