João Abreu
João Abreu
01 Mar, 2019 - 15:02
Conheça os candidatos a Carro do ano 2019

Conheça os candidatos a Carro do ano 2019

João Abreu

Já são conhecidos os finalistas ao prémio Carro do ano 2019. Perceba tudo sobre este prémio e conheça os potenciais vencedores.

O artigo continua após o anúncio

Carro do ano 2019 será revelado durante um evento que durará entre 7 a 17 de março de 2019, em Genebra. A distinção com este prémio, ocorre já desde 1964 e o último premiado foi o Volvo CX40, eleito o Carro do ano 2018.

A par desta premiação, também Portugal oferece todos os anos um título de melhor carro do ano. Este prémio é designado por Essilor Carro do ano / Troféu Volante de Cristal e em 2019 o galardoado foi o Peugeot 508

Perceba a importância destes prémios e conheça os 7 selecionados e concorrentes ao título de Carro do ano 2019.

Carro do ano 2019 – conheça os finalistas do prémio europeu

car

Recentemente reduzida a sete automóveis, a lista dos candidatos nomeados para Carro do ano 2019 foi votada por 60 membros do júri e já foi revelada.

O vencedor será anunciado no Geneva International Motor Show, um evento que irá ocorrer entre 7 e 17 de março deste ano.

O que é o Carro do ano?

O prémio Carro do Ano é distinguido na Europa desde 1964, através da fundação Car of the Year e conta com uma grande presença de jornalistas de sete países, todos de imprensas especializadas no ramo automóvel.

Por cada organização local das revistas especializadas, são escolhidos automóveis finalistas, que se concluem com 7 indicações (uma por cada país).

Neste prémio, não existem categorias nem sub-divisões, nem classes de vencedores, sendo que existe apenas um vencedor por ano.

O artigo continua após o anúncio

Importância do prémio

A importância deste prémio é escolher um carro único que expresse um conjunto de requisitos. Requisitos esses que devem estar relacionados com a inovação, potência, acabamento e design.

A Fiat regista, até ao momento, o maior número de prémios conquistados (9 no total). Em segundo lugar, destaca-se a Renault, que somou já 6 prémios de Carro do ano. A Ford arrecadou 5 títulos, a Peugeot, Opel/Vauxhall e VW, 4 prémios e a Citroën venceu 3.

Vencedor anterior

Em 2018, o prémio de Carro do ano foi atribuído ao modelo Volvo XC40, que recebeu 325 pontos. O Seat Ibiza conquistou o 2º lugar, com 242 pontos.

A finalizar o top 3, ficou o BMW Série 5, que conquistou 226 pontos.

Finalistas a Carro do ano 2019 (Car of the Year 2019)

  • Alpine A110
alpine

O Alpine A110 surge como o veículo que marca o retorno da marca francesa na construção e homologação de carros desportivos de turismo, e que não vende ou apresenta algum modelo desde início dos anos 90.

O seu conceito de engenharia leva à construção de um modelo com um layout clássico, puramente desportivo e leve, dotado de uma condução cheia de sensações e recompensas sobre o volante. É feito de alumínio – semelhante à Lotus – e assegura principalmente a sua rigidez na estrutura interna do compartimento dos passageiros.

É dotado de um motor Alpine 1.8 de quatro cilindros e pode assegurar e potenciar o sucesso da reentrada da marca no mercado, caso vença o título europeu de Carro do ano 2019.

  • Citroën C5 Aircross
citroen

Fonte: Citroen/Divulgação

O artigo continua após o anúncio

Um conceito familiar de design fascinante e para todas as famílias numerosas que apreciam longas e confortáveis viagens, o C5 Aircross recorre a bastante àquilo que é já conhecido noutros modelos da família PSA. Será ele o automóvel distinguido com o prémio de Carro do ano 2019?

  • Ford Focus
ford

Fonte: Ford/Divulgação

Desta lista de 7 finalistas, apenas o Ford Focus poderá repetir a vitória, pois, apenas este modelo foi eleito Carro do Ano anteriormente, nomeadamente em 1999.

O Ford Focus é um best seller na Grã-Bretanha e o Mk3 Focus tem recebido muitos elogios. A gama equipada com os últimos turbos EcoBoost de tamanho reduzido é considerada extraordinária, tecnologicamente falando.

  • Jaguar I-Pace

primeiro veículo elétrico da Jaguar está já nomeado ao distinto prémio de Carro do ano 2019 na Europa. A marca escolheu o setor dos crossovers para fazer a sua estreia no domínio elétrico.

A ideia foi bem pensada, uma vez que um desportivo tem mais espaço físico para incorporar as despesas e as complicações de armazenamento da energia da bateria.

  • Kia Ceed
kia

Fonte: Kia/Divulgação

Fabricado na Europa, o Kia Ceed destina-se aos consumidores europeus. Este aclamado modelo Sul coreano, que é um dos melhores a representar os “ingredientes” de mercado dos carros europeus, foi nomeado a Carro do ano 2019 e faz parte da 3ª geração da gama Ceed.

O artigo continua após o anúncio

Desta forma, este modelo pode colocar-se ainda mais perto dos concorrentes europeus, destacando-se pela qualidade dos materiais e  construção sóbria, garantia e pelas melhorias tecnológicas constantes da marca.

  • Mercedes-Benz Classe A
mercedes

Fonte: Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes pretende, com a segunda geração do classe A, brilhar ainda mais a estrela de três pontas que se encontra no radiador. Após o período bem sucedido da versão anterior, com as restantes gamas CLA E GLA, este é um modelo que aglomera a mesma receita vencedora do passado.

Porém, a Mercedes acredita que a revolução deste modelo combina com os requisitos que os condutores do presente e do futuro necessitam. Dotado de um interior altamente tecnológico e avançado para um modelo de entrada de gama, o classe A consegue, em alguns aspetos, ser detentor de um segmente premium de compatos do que apenas um simples compato.

O design imponente e a as suas amplitudes tecnológicas fazem deste modelo um concorrente quase que completo no seu segmento e continua a conquistar novos condutores. Esperemos que conquiste a mesma boa impressão e boa avaliação do júri a Carro do ano 2019.

  • Peugeot 508
peugeot

Fonte: Peugeot/Divulgação

Este foi o primeiro veículo feito totalmente de raiz pelo português Carlos Tavares, o  CEO do grupo PSA.

design exterior e o interior bem equipado e luxuoso, comprovam que tudo neste Peugeot 508 foi pensado ao mais ínfimo detalhe. Ninguém lhe fica indiferente, nem a concorrência alemã.

Este é o novo leão da marca que evidencia coragem e evoca raízes do passado, tendo colocado o seu número “508” por cima do capot – como antigamente fazia a marca nos seus modelos de luxo.

Importância do prémio

Este é o principal troféu automóvel em Portugal e faz sentido falar-se também sobre ele, visto que o evento ocorrerá poucos dias antes da revelação do Car of the Year.

Este troféu visa galardoar um modelo que apresente uma boa relação qualidade-preço, elevada segurança, avanços tecnológicos significativos e que proporcione uma agradável condução.

Veja também: