Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
23 Ago, 2018 - 12:15

10 ideias para criar um cantinho de viagens em sua casa

Teresa Campos

Se viaja muito e traz sempre souvenirs dos lugares por onde passa, então criar um cantinho de viagens em sua casa é uma boa ideia.

10 ideias para criar um cantinho de viagens em sua casa

Para todos os fãs de viajar e, claro, de souvenirs, não há nada como criar um cantinho de viagens em casa e, assim, colocar à vista de todos as muitas memórias que já guarda dos seus passeios e aventuras.

Pode criar o seu cantinho de viagens num espaço de uma divisão, numa divisão inteira ou, simplesmente, espalhar os souvenirs por toda a casa. Tudo depende do seu gosto e, por isso, deixamos sugestões para diferentes estilos e situações.

Crie um cantinho de viagens ou espalhe os seus souvenirs pela casa

Adapte o estilo

A cada viagem, haverá novos itens que, por sua vez, irão alterar a decoração. Se as suas excursões forem mais pelo continente africano, é certo que será esse o ambiente que irá trazer para sua casa. Mas, caso as suas viagens se dirijam mais para o Japão ou para a China, é natural que a sua casa passe a apresentar uma decoração mais ao estilo asiático.

Use bandejas

Invista em bandejas e disponha sobre elas todos os seus souvenirs. Depois, é só distribuí-las pela casa ou colocá-las naquela divisão que batizou como o seu cantinho de viagens. Procure bandejas bonitas e relativamente neutras, de forma a combinarem com qualquer tipo de objeto e darem o devido destaque aos seus souvenirs.

 

Faça um mural

Substitua o mural de fotos que tem na parede por um arranjo repleto de souvenirs. E não se preocupe com a unidade ou harmonia do conjunto. É a diferença entre os objetos que os torna tão cativantes e curiosos.

 

Disponha pratos na parede

Se além de viajante, é um colecionador convicto de pratos decorativos, então junte o útil ao agradável e faça uma composição mural com todos esses pratos decorativos que nos falam dos países e cidades que já visitou. Uma solução bonita e eficaz.

 

Aproveite os organizadores

Caixas e baús antigos, por exemplo, são interessantes souvenirs, mas também ótimos objetos para guardar e expôr outros souvenirs. Portanto, tire o máximo partido deles não só como item decorativo, como ainda utilitário.

Atente na escala

Se alguns dos seus souvenirs de viagem incluem peças grandes, como quadros, por exemplo, não se preocupe em dar o devido destaque a esse objeto. Uma lembrança de viagem não deve ser menosprezada, nem tem de passar despercebida. Dê-lhe o merecido relevo, nem que seja o primeiro item que se vê ao entrar na divisão.

Opte por móveis de linhas simples

Para quem pretende criar um cantinho de viagem bem recheado, deve optar por um ambiente neutro e por peças de mobiliário de linhas simples. Isto, para não chocar com as caraterísticas, cores, formas e padrões dos souvenirs, os quais devem ser os elementos em destaque no espaço.

 

Emoldure as lembranças de papel

Para melhor conservar os souvenirs em papel e, também, para expô-los com mais graça, reúna os bilhetes de avião, postais, fotografias e demais itens e crie um mural com eles. Assim, estarão devidamente preservados, além de os poder mostrar a todos.

 

Organize os souvenirs

Se tem muitos, mas mesmo muitos souvenirs, o melhor a fazer é adquirir uma estante simétrica, com nichos quadrados, ou mesmo um conjunto de nichos com formas geométricas. Assim, pode mostrar todos os objetos trazidos de férias. Isso vai assegurar a devida exposição dos seus itens de viagens, além de manter tudo bem organizado.

 

Siga um estilo boho

Este estilo é ótimo para quem tem uma grande variedade de itens, provenientes de diferentes viagens, países e, mesmo, continentes. Uma vez que este estilo decorativo assenta na imprecisão e num ambiente com mais do que uma linha definidora, é ótimo para misturar mantas étnicas, com pratos, pinturas de rua e tudo o que possa imaginar.

 

Agora que já lhe demos dicas importantes sobre como planificar o seu cantinho de viagens, resta reunir todos os souvenirs que tem por aí espalhados e organizá-los da forma que mais lhe agradar, seguindo claro as nossas propostas.

Temos a certeza que este cantinho de viagens irá avivar boas memórias e servir de mote para muitas conversas, onde poderá recordar as suas experiências como viajante, contando aos seus amigos todas as aventuras que já viveu.

Veja também: