Júlia Rocha
Júlia Rocha
12 Out, 2018 - 00:00
O carro não pega. O que pode ser?

O carro não pega. O que pode ser?

Júlia Rocha

Sabe o que fazer quando o carro não pega? As razões podem ser variadas, mas a grande parte delas tem solução. Evite estes problemas.

O artigo continua após o anúncio

Sair de casa de manhã para ir para o trabalho, aulas ou para deixar os filhos na escola, e descobrir que o carro não está a pegar é algo muito frustrante. Uma situação que praticamente estraga o dia, quando se antecipam o tempo e o dinheiro gastos nas reparações. Mas por vezes, o problema pode ser facilmente resolvido. Saiba o que fazer quando o carro não pega e conheça os sintomas.

Apesar destas dicas que pode aplicar à sua situação, note que os carros hoje em dia possuem sistemas complexos, e que a quantidade de causas que pode impedir o seu de pegar é superior à apresentada. Neste artigo falamos apenas das mais comuns.

O carro não pega? Veja o que pode ser e o que deve verificar

o que fazer quando o carro nao pega

1. Verificar os níveis de combustível

Por mais óbvia que esta questão possa parecer, não seria a primeira pessoa a esquecer-se de abastecer o carro, a distrair-se neste ponto, graças ao stress e às preocupações do dia-a-dia. Esta acaba por ser a questão mais básica em termos de o que fazer quando o carro não pega, mas verifique também o indicador: pode não estar a funcionar corretamente e dizer que o carro ainda tem combustível, quando na realidade não tem.

2. Verificar a bateria

Outro dos problemas mais comuns está relacionado com a bateria do carro. Facilmente podemos estar com a bateria descarregada, graças a um esquecimento que deixou as luzes acesas, por exemplo. Para resolver este problema, estar preparado é a melhor política. Tenha os cabos da bateria guardados e disponíveis, conheça o seu carro e saiba onde se localiza a bateria.

Tente primeiro pôr o carro a funcionar de empurrão (ligar a chave, deixar o carro descair). Se não funcionar, é mesmo preciso pedir ajuda a outro condutor, para receber um pouco de energia para o seu carro, ao ligar os cabos à bateria carro dador. A bateria é um dos elementos que exige mais atenção. Tenha particular atenção às temperaturas muito baixas, no inverno. São particularmente prejudiciais ao funcionamento da bateria.

3. Verificar as velas de ignição

Se as velas de ignição estiverem sujas, a faísca necessária para pôr o motor de combustão a trabalhar não vai ocorrer. Limpá-las com uma escova apropriada pode ajudar a resolver o problema. O carro precisa deste “calor” para arrancar, por isso a razão para não pegar pode ser tão simples quanto esta.

4. Verificar o motor de arranque

Este pode ser o problema mais complicado de resolver. Infelizmente por vezes o motor de arranque pode ser a causa quando o carro não pega. Isto significa que a solução implica a substituição do solenoide, uma peça que transforma eletricidade num movimento mecânico. Nestes casos, o melhor a fazer é ligar ao seu mecânico e preparar uma forma de transporte alternativa. Normalmente quando o problema vem do motor de arranque – ou da bateria – o carro debate-se quando dá à chave, mas não pega. Pode ser necessária uma limpeza ao motor.

5. Outros problemas possíveis

Se nenhuma destas sugestões faz sentido no seu automóvel, o problema é provavelmente grave e pode pôr em causa a sua segurança, pelo que é recomendado levar o carro a uma oficina.

O artigo continua após o anúncio

Veja também: