ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
David Afonso
David Afonso
07 Jul, 2021 - 12:02

Os 10 carros a gasolina mais económicos

David Afonso

Está a pensar comprar carro novo? Para ajudar na sua escolha, não perca neste artigo os 10 carros a gasolina mais económicos à venda em Portugal.

carros a gasolina mais económicos

Com o aumento dos preços de combustível, é cada vez mais importante saber quais os carros a gasolina mais económicos, dado que o preço do gasóleo está cada vez mais próximo do da gasolina e deixa de fazer sentido optar por determinados modelos Diesel.

Assim, se pensa comprar um carro novo a gasolina, saiba quais são as opções mais económicas. Tendo em conta o perfil do condutor português, em baixo vão estar então listados os modelos mais “poupados” no consumo de gasolina, assim como as respetivas mais-valias para a condução e necessidades diárias.

Preparado para conhecê-los? Nós já aquecemos os nossos motores!

OS 10 CARROS A GASOLINA MAIS ECONÓMICOS

1. Fiat 500 TwinAir

Segundo as tabelas de consumos anunciados, o Fiat 500 TwinAir é o automóvel a gasolina mais económico em Portugal. Aliás, segundo a marca, esta variante faz do 500 o carro a gasolina mais económica do mundo, com médias de consumo de 3,8l/100 km.

O TwinAir caracteriza-se pelo motor de apenas dois cilindros e sobrealimentação, conseguindo alcançar 85 cavalos, o que lhe confere um caráter quase desportivo entre carros citadinos.

2. Citroen C1 VTi

O Citroën C1 revela-se também como um carro citadino de excelência no que toca aos consumos. Com as suas dimensões compactas e a sua manobrabilidade excecional, consegue percorrer 100 quilómetros e gastar 3,8l de gasolina.

É um carro que, segundo a marca, distingue-se pelo seu design otimista e uma personalidade divertida. Além disso, é também o companheiro ideal para as aventuras urbanas. Este modelo encontra-se equipado com bancos concebidos e estudados para o conforto, com vários espaços de arrumação práticos e engenhosos distribuídos pelos quatro cantos do habitáculo.

3. Toyota Aygo 1.0 x

Compacto, silencioso e ágil, o AYGO é fácil de usar em ruas estreitas da cidade. O AYGO foi também concebido para surpreender com a sua nova imagem radiante, arrojada e distinta.

Por estes motivos, ao nível de condução e utilização, é também considerados outro dos modelos mais equilibrados do setor dos carros citadinos.

No que toca aos consumos, esta versão do modelo anuncia médias de consumo de 3,8l/100 km.

Toyota Aygo

4. Peugeot 108 1.0 VTi

O Peugeot 108, além de um dos nossos eleitos para melhores carros citadinos, é um dos mais poupados, com gastos de gasolina de 4,2 l/100 km, segundo os valores da marca para as médias de consumo.

O pequeno leão, com motor de 1,0 l de capacidade e 69 cavalos de potência, é um dos automóveis de sucesso no trio 108/Aygo/C1, modelos que acabam por estar representados pelo Peugeot, uma vez que os consumos anunciados são os mesmos.

O peso reduzido contribui para as boas performances e baixos consumos, o que torna o 108 um dos carros a gasolina mais económicos.

5. Ford Focus 1.0 EcoBoost

Um Focus com motor de três cilindros é algo que reúne ainda muitos céticos. Mas só mesmo quem nunca conduziu um pequeno familiar a gasolina, equipado com motores de nova geração é que continua a duvidar do que a tecnologia dos fabricantes de automóveis é capaz.

Entre os modelos presentes, é o que anuncia mais potência para o motor tricilindrico, com 125 cavalos. A média anunciada de 4,3 l/100 km faz do Focus um dos carros a gasolina mais económicos no segmento dos familiares médios.

6. Audi A3 Sportback 1.0 TFSI

Com consumo médio de 4.5 litros/100km, 0 aos 100 km/h em 9.9 segundos, velocidade máxima de 206 km/h, um peso de 1255 kgs, o A3 Sportback (8V 2016) 1.0 TFSI 116HP está equipado com um motor em linha de 3 cilindros turbo comprimido.

O modelo A3 Sportback (8V 2016) é um carro do tipo Turismo produzido pelo fabricante Audi, com 5 portas e 5 lugares. Apesar da idade, não deixa de ser um dos carros a gasolina mais económicos do mercado.

7. Peugeot 308 1.2 PureTech

E se começarmos com o ecrã táctil de 9,7 polegadas que equipa o 308, devemos dizer que tem um toque notável, no que diz respeito à parte tecnológica.

Quanto ao seu desempenho em estrada, a versão 1.2 PureTech, com 110 cavalos de potência, usufrui de bons ritmos de andamento e economia de consumo.

A Peugeot anuncia médias de 4,6 l/100 km para um automóvel confortável, espaçoso e dinamicamente interessante.

8. SEAT Leon 1.0 TSI Style 110 cv

Este é um carro compacto com eficiência e performance garantida. Apresenta um design icónico com acabamentos de alta qualidade mantendo a classe e o conforto já reconhecidos a este modelo. Para os tempos livres, conte com a espaçosa bagageira com capacidade até 380 litros.

Com consumos combinados médios de 4,7 l/100 km, não podia falta nesta listo dos carros a gasolina mais económicos.

volkswagen golf

9. Volkswagen Golf 1.0 TSI

O Golf é outros dos exemplos de que consumos reduzidos em carros a gasolina já não são exclusivos de citadinos ou utilitários. A tecnologia do Grupo Volkswagen está aqui presente, com um motor de 1 litro de capacidade capaz de oferecer 110 cavalos.

Os valores médios anunciados oficialmente situam-se, à semelhança dos outros concorrentes de segmento C aqui presentes, abaixo dos 5 litros, com 4,8 l/100 km.

10. Renault Clio 1.0 SCe Zen

Um bestseller de vendas em Portugal, o Renault Clio usa um motor com apenas 1.0 litros de capacidade e que é utilizado numa diversidade de modelos na dupla Renault/Dacia.

Este três cilindros tem 67 cavalos que bebem apenas 4,9 litros em cada centena de quilómetros que percorrem. Sem dúvida, um dos carros a gasolina mais económicos à venda em Portugal.

Com efeito, independentemente da sua categoria, nenhum destes modelos excede um consumo combinado de 5L/100 km. Mesmo assim, se desejar um modelo com mais potência e consumo, nada como continuar a procura até descobrir o carro a gasolina que mais se adapta às suas necessidades.

Veja também