ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ekonomista
Ekonomista
13 Jul, 2020 - 15:57

Limite de 50 euros nos pagamentos sem contacto é para manter

Ekonomista

Vai poder continuar a fazer pagamentos com cartão contactless até 50 euros sem ter de introduzir o pin. Novo limite vai passar a ser permanente.

Mulher a fazer pagamento com cartão contactless

Através de comunicado, o Banco de Portugal informou que o limite de 50 euros para a realização de pagamentos contactless sem necessidade de introduzir o PIN vai passar a ser permanente.

”Os consumidores passaram a recorrer à tecnologia contactless em cerca de 20% das compras com cartão, praticamente duplicando o nível de utilização existente antes da pandemia”, sublinhou o supervisor na nota, acrescentando que é por causa desse crescimento que se vai manter o novo teto.

Recorde-se que até março só era possível fazer compras com cartões contactless, sem a introdução do PIN, com valores até 20 euros. Com a pandemia, o limite máximo subiu para 50 euros, de forma a evitar que os clientes tocassem nos terminais de pagamento automático.

Além do limite que existe para cada pagamento, há também outro limite de pagamentos consecutivos sem que seja solicitado o PIN. “Esse limite também é definido pela entidade que emitiu o cartão e deverá ser no máximo 150 euros ou a 5 transações contactless consecutivas”, assinala ainda o Banco de Portugal através de um descodificador que disponibilizou.

Veja também