Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Viviane Soares
Viviane Soares
04 Jul, 2018 - 11:43

Casa do Rosmaninho: tranquilidade e conforto na Serra do Açor

Viviane Soares

Nas proximidades da Benfeita, na Serra do Açor, a Casa do Rosmaninho é um dos exemplos mais pitorescos de toda a oferta de alojamento das Aldeias do Xisto.

Casa do Rosmaninho: tranquilidade e conforto na Serra do Açor

A Casa do Rosmaninho é um alojamento de excepção na Serra do Açor. Situada nas proximidades da Aldeia da Benfeita, no concelho de Arganil, foi completamente restaurada, mantendo a traça original e uma decoração muito tradicional, da qual sobressaem as madeiras e pormenores da construção em xisto.

Casa do Rosmaninho: acomodações

Casa do Rosmaninho
Casa do Rosmaninho
Casa do Rosmaninho

A casa tem três pisos e disponibiliza aos seus hóspedes um quarto duplo e um quarto familiar. No 1º piso tem um hall, uma sala de estar com televisão, um quarto duplo com berço, uma casa de banho e uma cozinha totalmente equipadas. O quarto deste piso é amplo, com uma confortável cama, especialmente desenhada pela autora do projeto de restauro, com um berço grande, paredes em xisto e soalho e teto de madeira, roupeiro e duas rasgadas janelas.

No 2º piso existe um outro quarto amplo com várias camas e uma casa de banho privativa. As paredes são em xisto, o teto e soalho de madeira. À disposição existe uma salamandra para aquecimento e duas janelas com vista panorâmica para a Serra do Açor.

O preço por noite de cada um dos quartos é de 63€, sendo que o pequeno-almoço está incluído na tarifa. Conheça melhor a Casa do Rosmaninho >>

O que visitar nas redondezas?

Mata da Margaraça

Casa do Rosmaninho

Quem visita esta região do Açor tem de ir à Mata da Margaraça, classificada como Reserva Natural e Reserva Biogenética do Conselho da Europa. É uma das referências paisagísticas das encostas xistosas da região centro de Portugal, uma vez que é o habitat de sobreiros, castanheiros, aveleiras, cerejeiras e nogueiras.

Fraga da Pena

Casa do Rosmaninho

Por estas bandas também não pode deixar de visitar a Fraga da Pena. Com cascatas, quedas de água e vegetação muito própria, é um local paradisíaco. Para que possa conhecer ao pormenor todos os seus recantos aconselhamos um passeio pedestre pelo Caminho do Xisto da Benfeita. Simplesmente fantástico.

Praia fluvial da Benfeita

Casa do Rosmaninho

A Praia Fluvial de Benfeita está localizada na Aldeia do Xisto de Benfeita, onde confluem as ribeiras da Mata e do Carcavão. É constituída por um açude que criou na parte inferior, um “espelho de água”.

Tem uma localização privilegiada, pois é o local de passagem para a Fraga da Pena e para a Mata da Margaraça, bem como para a Aldeia Histórica do Piódão. Aproveite a estadia na Casa do Rosmaninho e venha a banhos.

Praia fluvial de Pomares

Casa do Rosmaninho

Com vista privilegiada para a Serra do Açor, esta praia localiza-se junto à ponte que atravessa a Ribeira da Moura, que remonta ao século XVIII, na aldeia de Pomares, a 29 km de Arganil. A represa no leito da ribeira possibilita o aumento do caudal formando um extenso manto de água, permitindo assim a atividade balnear.

Veja também: