Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
23 Mai, 2018 - 14:25

Comer em Itália: 10 delícias italianas e os locais certos onde prová-las

Márcio Matos

Comer em Itália é uma experiência incrível (e relativamente barata). Se vai viajar até Itália, tome nota das 10 iguarias essenciais que tem mesmo de provar.

Comer em Itália: 10 delícias italianas e os locais certos onde prová-las

Em qualquer viagem, há muito para ver e visitar, mas também é fundamental alimentar-se e, se possível, degustar o mais saboroso da gastronomia italiana. Damos-lhe a certeza de que comer em Itália é satisfação garantida. Das entradas às sobremesas, todos os pratos são ricos em sabor e difícil é resistir a tanta variedade. Leve consigo a nossa lista e tire o melhor partido de Itália e de comer em Itália.

Comer em Itália: pizzas, pastas e sobremesas de perder a cabeça

1. Tiramisú

Comece pelo fim, ou seja, pela sobremesa. Delicie-se com este casamento perfeito entre os palitos la reine, o queijo marcarpone, o café e chocolate. Tiramisú significa, em italiano, qualquer coisa como “levanta-me” e percebe-se bem porquê, certo?

Prove esta delícia aqui >>

2. Pizza Margherita

1

Fonte: Pixabay/igorovsyannykov

Um clássico italiano que tem de ser provado em Itália, naturalmente. Sendo das pizzas mais simples é, também, das mais saborosas. Uma massa estaladiça, coberta com tomate, queijo e manjericão. Absolutamente divinal! Indicada para todos, quer sejam ou não fãs de pizza.

Prove esta delícia aqui >>

3. Ribollita

E, agora, uma sopa bem quente para aquecer corpo e alma. A ribollita é típica da zona da Toscana e consiste numa sopa de legumes que, na verdade, é ainda mais saborosa se comida no dia seguinte, fervida. Ela leve legumes, feijão branco e pão.

Prove esta delícia aqui >>

4. Tortelli di zucca

Certamente já conhece e, até, já provou tortelli. Agora imagine essa iguaria recheada com abóbora e regada com molho de manteiga queimada com sálvia. Uma tentação, certo? Não deixe de experimentar este petisco, tão apreciado e bem confecionado pelos italianos.

Prove esta delícia aqui >>

5. Risotto alla milanese

risotto

Não há risotto como o feito em Itália. Ele é cremoso, feito com arroz arbóreo ou carnaroli, e tem muito muito sabor. Experimente vários (há tantos à escolha!), mas não deixe de comer o alla milanese: é um dos mais tradicionais, confecionado com arroz, açafrão e caldo de legumes.

Prove esta delícia aqui >>

6. Polenta

Em Itália, a polenta pode ser consumida de várias formas: mole, dura, frita ou grelhada. É feita com diferentes tipos de farinha de milho e a sua cor varia entre o bege e o amarelo. A acompanhar pode ser servida com legumes.

Prove esta delícia aqui >>

7. Ossobuco

Típico da Lombardia, o ossobuco é um corte de bovino obtido da parte superior da canela da vitela. Esta carne tem de ser cozinhada durante horas e horas, em lume brando. Só assim a carne fica bem mole e solta do osso.

Prove esta delícia aqui >>

8. Arancini

O arancini é, de um modo mais simples, um bolo frito feito a partir das sobras de risotto. Ele pode ser recheado e, ainda, regado com molho.

Prove esta delícia aqui >>

9. Tortellini in brodo

Para aquecer e ganhar energia, nada melhor do que este prato feito com sopa e macarrão. Ele vai reconfortar o seu corpo e espírito e, por isso, é ótimo para recuperar o fôlego depois de umas longas caminhadas.

Prove esta delícia aqui >>

10. Panna Cotta

panna cota

O segredo da panna cotta é não ser demasiado doce e mole, quanto baste. A equação é simples: creme de leite, baunilha e açúcar et voilà! Uma doçura irresistível.

Prove esta delícia aqui >>

Se estava indeciso relativamente ao seu destino de férias, talvez Itália o tenha convencido pelo estômago, certo? Comer em Itália é, realmente, um verdadeiro prazer e, por isso, se é um bom garfo, este pode ser o destino ideal para si. Mas atenção, não deixe de visitar os monumentos, conhecer o património italiano e, claro, passear. Passear muito! Só assim consegue dirigir todas as deliciosas iguarias que vai comer em Itália.