Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
14 Nov, 2018 - 15:00

Como descobrir o PUK: 3 formas de o fazer

Luísa Santos

É normal que isto aconteça: enganou-se a introduzir o PIN do seu telemóvel, que depois bloqueou e agora lhe pede outro código. Saiba como descobrir o PUK.

Como descobrir o PUK: 3 formas de o fazer

Esgotadas as conhecidas três oportunidades para introduzir o PIN do seu cartão, é-lhe pedido um outro código para que consiga desbloquear o telemóvel. Como são raras as vezes que teve de o introduzir, talvez seja útil saber como descobrir o PUK do seu número de telemóvel.

Como descobrir o PUK

smartphone

Por ser um código secreto, único e pouco utilizado, não é usual uma pessoa saber qual o PUK do seu número – até porque foram poucas (ou nenhuma) as vezes que precisou dele. Ao contrário daquilo que acontece com o PIN, que tem de introduzir de cada vez que desliga e liga o seu telemóvel, o PUK tem como funcionalidade única desbloquear o telemóvel no caso de esgotar as possibilidades do PIN.

Por esse motivo, não é comum saber de cor esse código. No entanto, pode acontecer que se tenha enganado no PIN do telemóvel e precise, agora, de recorrer ao outro código. Talvez seja essa a razão pela qual procurou este artigo. Sem mais demoras, apresentamos-lhe três formas de descobrir o PUK.

1. Verifique a embalagem original do seu cartão SIM

Quando adquire um cartão SIM, seja ele de que rede móvel for, o usual é que lhe seja entregue um cartão, de tamanho semelhante a um cartão de crédito, com um outro cartão (mais pequeno) amovível, que pode retirar e separar do original.

Na parte traseira do mesmo, deverá encontrar informações afetas ao mesmo, inclusive os códigos respetivos. Se tem por hábito guardar esse cartão (ou até mesmo a própria embalagem), talvez esta seja a forma mais simples de descobrir o seu PUK, que deverá encontrar imediatamente abaixo do PIN.

A posição pode variar de operador para operador, mas é certo que encontrará ambos os códigos independentemente da rede móvel a que estiver afeto.

2. Aceda à conta da sua operadora móvel

A segunda forma mais rápida de saber o PUK do seu cartão é através da conta da sua rede móvel. Hoje em dia, todas disponibilizam uma área de login onde pode consultar uma série de informações úteis e relacionadas com o seu número e/ou pacote mensal.

Para além dessas informações, pode também encontrar o código PUK do seu número de telemóvel. Pode acontecer que, dependendo da operadora, essa informação não se encontre logo disponível por motivos de segurança. Mas, em princípio, encontrará uma opção que lhe permite solicitar esse mesmo código.

3. Contacte a operadora diretamente

Certamente que terá de passar por várias etapas até que lhe revelem, finalmente, qual o código PUK do seu número de telemóvel. Esses são processos de segurança necessários para evitar que terceiros acedam à sua informação pessoal. Mas, eventualmente, conseguirá obter o código de que necessita depois de explicar a sua situação.

Veja também