Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
28 Ago, 2018 - 14:16

Saiba como escolher melancia, cortá-la e conservá-la por mais tempo

Teresa Campos

Confira os nossos truques e dicas para saber como escolher melancia e garantir que seleciona a mais doce e sumarenta de todas.

Saiba como escolher melancia, cortá-la e conservá-la por mais tempo

Saber como escolher melancia é fundamental para evitar desilusões, na hora de a abrir e servir aos seus convidados. Visão e tato são sentidos fundamentais no momento de comprar a sua melancia, por isso apure ao máximo os seus sentidos, siga as nossas indicações sobre como escolher melancia e garanta que traz para casa o melhor fruto disponível no mercado. Aprenda, ainda, como cortá-la e conservá-la corretamente e descubra, também, receitas onde usar esta fruta tão saudável.

Ensinamos-lhe como escolher melancia e a melhor forma de a apreciar

como escolher melancia

Escolher a melancia

  1. Procure um fruto com um formato uniforme, firme e simétrico, sem arranhões, cortes ou marcas. A existência de caroços ou bolhas, pode ser sinal de que o fruto recebeu quantidades irregulares de luz solar ou água durante o seu cultivo.
  2. Levante a melancia. Ela deve ser bem pesada, pois isso indica que tem bastante sumo, é saborosa e está madura
  3. Busque pelas manchas certas. A parte inferior da melancia deve possuir uma mancha amarelada. É esse lugar que ficou em contacto com o solo e que amadureceu no solo, portanto quanto mais escuro, melhor. Se não houver mancha, tal pode significar que a melancia foi colhida cedo demais e não amadureceu o suficiente.
  4. Analise a cor. Uma melancia perfeitamente madura deve ter uma coloração verde-escura e uma aparência fosca. As melancias brilhantes normalmente não estão maduras.
  5. Dê uma pancada. Aplique pequenos golpes com os nós dos dedos e escute o som produzido. O som deve ser completo, e não profundo ou fraco, pois isso é sinal de que a melancia não está madura.
  6. No caso da melancia já fatiada, escolha pedaços com interior vermelho-brilhante e sementes pretas ou castanho escuro. Evite pedaços com manchas brancas e sementes esbranquiçadas. Um interior seco ou farinhento não é aconselhável.

Cortar e conservar a melancia

  1. Guarde a melancia corretamente. Uma melancia inteira pode ser armazenada no frigorífico (a uma temperatura não inferior a 7ºC) até uma semana, desde que a manuseie cuidadosamente para evitar danificá-la.
  2. Para amadurecer a melancia, mantenha-a à temperatura ambiente, durante alguns dias. Isso fará a melancia amadurecer lentamente.
  3. Corte a melancia, colocando a fruta numa tábua de corte e fatiando-a de cima para baixo, com uma faca afiada. Passe a lâmina da faca pelos lados da melancia, separando a casca do interior do fruto. Em seguida, corte a melancia em discos redondos. Depois, corte os discos em pequenos cubos. Coloque estes num recipiente tapado e guarde no frigorífico, durante 3 a 4 dias.
  4. Remova as sementes da melancia. Uma forma eficaz de fazê-lo, é cortar a fruta ao meio e dividi-la em quartos. Depois, corte o interior da melancia de acordo com a linha das sementes. Pegue no pedaço cortado e, com um garfo, retire as sementes que permaneceram.

Como incluir a melancia nas suas receitas

  • Faça uma salada de melancia, misturando cubos de melancia com pepinos, castanhas e queijo feta. Uma delícia!
  • Acrescente melancia à sua limonada e consiga um sumo com um toque mais doce e saboroso.
  • Crie um cocktail, fazendo uma infusão de vodka com melancia. Sirva com gelo e anime as suas festas.
  • Frite a melancia com um pouco de açúcar e prove este doce suculento e saboroso.

Como escolher melão, meloa e melancia? Descubra 3 métodos simples e infalíveis

  • Como escolher o melão mais maduro do supermercado?
  • Desidratar fruta em casa: como fazer?
  • Truques para saber se a fruta está madura
  • 4 boas razões para congelar fruta