Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
06 Out, 2022 - 19:04

Como limpar cera de velas: 5 dicas infalíveis

Catarina Milheiro

Nem sempre sabe como limpar cera de velas? Temos dicas para o fazer em diferentes tipos de superfícies, roupa e suportes.

Quem não gosta de acender uma vela em casa de vez em quando? Há até quem aprecie fazê-lo enquanto trabalha, depois de cozinhar ou para ajudar a relaxar depois de um longo dia.

E quando o fazemos, torna-se difícil evitar que a cera escorra e suje algum ponto da casa. Por isso mesmo, saber como limpar cera de velas em cada tipo de superfície, roupa ou objeto é essencial para evitar estragos.

Seja porque nos distraímos e não fomos a tempo de evitar que a cera escorresse pelo suporte, ou porque colocamos a vela em cima de um móvel ou até mesmo no chão. Os cenários podem ser muitos e diferentes.

Existem várias dicas e métodos para tirar a cera dos diversos materiais. Fique connosco e aprenda os truques mais eficazes.

Como limpar cera de velas: 5 dicas

1.

Água quente para tirar a cera de velas colada aos pratos e superfícies

Muitas pessoas têm o hábito de acender as velas em cima de partos ou outro tipo de suportes de vidro. Contudo, por causa do calor provocado pela chama, a parafina acaba por derreter, acabando por ficar colada na superfície.

O aspeto positivo é o facto de existir um método bastante simples para retirar a cera depois de seca. Para tal, basta que deixe o prato ou o suporte em vidro de molho em água quente.

Espere entre 20 e 40 minutos e assim que a água estiver completamente fria, basta remover com os dedos ou utilizar uma faca sem ponta. Se preferir, pode também optar por uma espátula ou algo que não seja afiado e que não risque o vidro.

2.

Para as roupas, recorra ao ferro de engomar

Se pensa que retirar a cera da roupa mal ela se deposita é o melhor que tem a fazer, engane-se. O mais indicado é esperar que a cera das velas seque por completo e optar por removê-la quando estiver bem dura.

Esta dica funciona sempre e é bastante eficaz. Para o efeito vai precisar de folhas de papel toalha e um ferro de engomar.

Primeiro, estique a peça de roupa em questão em cima da tábua de passar a ferro ou até de uma mesa. Depois, coloque 2 a 3 folhas de papel toalha em cima da cera e em seguida passe de imediato o ferro quente.

No final, basta esperar que a cera derreta por completo e fique colada ao papel. Por isso já sabe, se voltar a acontecer aplique esta dica infalível.

3.

Utilize jornal e o ferro para retirar a cera dos móveis de madeira

Acendeu uma vela diretamente em cima de um aparador na sala e quando reparou já tinha transbordado? Não há problema, temos uma boa solução.

Coloque várias folhas de jornal por cima da cera na superfície de madeira. Ligue o ferro e deixe aquecer bem. Depois, passe por cima do jornal e da zona onde a cera se encontra. O objetivo é fazer com que o papel absorva a cera consoante ela vai derretendo.

Caso o episódio tenha acabado de acontecer e a cera ainda não estiver dura o suficiente, pode colocar um pacote de gelo por cima dela – desta forma irá endurecer rapidamente.

No final, use um cartão duro (pode mesmo ser um cartão de crédito) para raspar a cera da superfície sem a danificar. Limpe com cuidado os resíduos com a ajuda de um pano limpo e água com sabão. No final, seque bem a madeira.

4.

Recorra ao secador de cabelo para remover a cera do chão

Por vezes, a cera das velas fica colada também aos pisos e nem sempre sabemos qual a melhor forma para a remover.

Neste caso, pode optar por seguir o mesmo método utilizado nas roupas (em que utiliza o ferro e o papel toalha) ou, se preferir usar o secador de cabelo.

Para o efeito, ligue-o numa potência baixa e um pouco distante do piso. O objetivo é derreter a cera da vela e ir passando papel para a remover por completo. Este é um método muito eficaz e bastante rápido.

5.

Utilize o ferro e papel de cozinha para tirar a cera dos tapetes e carpetes

Tal como nos outros casos, também aqui a cera deve estar totalmente solidificada. Caso contrário irá fazer com que a nódoa se alastre e seja mais difícil remover os sedimentos da cera.

Por isso já sabe: se a cera estiver ainda derretida aplique um saco de gelo sobre a mesma. Em seguida, utilize o calor do ferro de engomar para derreter novamente a cera e removê-la de forma gentil das fibras do tapete.

Pegue num saco de papel ou em papel de cozinha para levantar a cera das fibras e corte-o com o formato da cera que está no local. No fundo o papel vai absorver a cera ao mesmo tempo que as protege do calor. Relembramos que neste método é recomendado utilizar o ferro numa temperatura baixa (para evitar danos no tapete ou carpete).

Passe o ferro levemente sobre o papel e esfregue com muito cuidado. A cera será absorvida por inteiro pelo papel de cozinha e o processo demora apenas alguns minutos até que todo o tapete fique sem a mancha.

No final, se ainda verificar algum pigmento da cera, esfregue com um pouco de água oxigenada e um pano limpo. Verá que o seu tapete irá parecer novo!

Agora que já sabe como limpar cera de velas, nas mais diversas situações, já pode acender os seus muitos pontos de luz aí em casa – e sem medo das limpezas.

Veja também