ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Teresa Campos
Teresa Campos
05 Jun, 2022 - 18:27

Como limpar o fígado rapidamente? Há vários passos simples

Teresa Campos

Saiba como limpar o fígado rapidamente, de forma simples e com dicas úteis. Descubra o que comer, beber e fazer.

Há diversas maneiras de desintoxicar este órgão tão importante. Alimentos, chás e sumos detox são apenas alguns exemplos de como limpar o fígado rapidamente. Mas há outras formas de garantir que mantém o seu fígado desintoxicado – e é sobre isto que vamos falar.

E será que sabe que este procedimento de limpeza profunda do fígado deve deve ser posto em prática uma vez por mês? Assim, consegue eliminar do organismo tudo aquilo que está em excesso e que não foi excretado por outras vias. Além disso, previne algumas doenças ou complicações de saúde. Perceba como.

Descubra como limpar o fígado rapidamente

Os alimentos e as bebidas que ingerimos podem contribuir bastante para a intoxicação ou para a desintoxicação do fígado. Por isso, há que ter em atenção a dieta.

Uma das medidas a adotar é, precisamente, selecionar os alimentos certos, ou seja, alimentos capazes de eliminarem os radicais livres e metais tóxicos para o corpo. Eis alguns exemplos.

Própolis

Rico em flavonoides, o própolis possui ainda propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que contribuem para desintoxicar o fígado. Pode consumi-lo puro ou diluí-lo em água ou chá.

Gengibre

O gengibre contém propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a limpar o fígado. Use-o em chás, sumos, saladas ou molhos.

Legumes

Os vegetais, sobretudo verde-escuros, são uma fonte de vitamina C, betacarotenos, fibras e água – nutrientes com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Por isso, deve reforçar o consumo deste género de alimentos quando pretende desintoxicar o fígado.

Proteínas

As proteínas ajudam a eliminar as toxinas do organismo, além de serem mais saciantes. Alguns exemplos de alimentos com estas caraterísticas são as carnes magras, os ovos e os peixes.

Leguminosas

As leguminosas têm fibras e proteínas, que ajudam a eliminar as toxinas. Portanto, faça por incluir leguminosas nas suas refeições diárias, em sopas ou saladas, por exemplo.

Fruta

Há muitas frutas ricas em vitamina C e fibras e que têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, as quais ajudam a eliminar toxinas. Algumas das frutas a privilegiar são: a maçã, o limão, o caju, a laranja, a tangerina, o abacaxi, a romã, a uva e os frutos vermelhos.

Óleos e gorduras vegetais

Há gorduras que são saudáveis e que têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, como é o caso das azeitonas, do abacate, do coco, do óleo de coco, do azeite extra virgem e do óleo de linhaça. Pode incluir estes ingredientes em saladas ou até como sobremesa.

Sumos detox

Os sumos detox são ricos em vegetais, frutas, água, vitaminas, minerais e antioxidantes, por isso ajudam a drenar o corpo e a desintoxicá-lo. Além disso, têm pouca gordura e calorias. Para surtir efeito, deve beber-se um copo destes sumos por dia, procurando variar na composição do sumo.

Chás detox

Os chás detox possuem bastantes fitoquímicos e antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea e contribuem para a desintoxicação do organismo. Beba uma a três chávenas de chá detox por dia, de preferência após as refeições.

Alguns chás detox são: chá de boldo, chá verde, chá de alcachofra, chá de hortelã, entre outros.

Água

Ingerir bastante água por dia também é importante para desintoxicar o corpo. A quantidade de água diária varia em função do peso da pessoa, mas no geral recomenda-se 1,5 a 2 litros de água por dia.

Hábitos saudáveis que regulam o metabolismo

Exercício físico

Além da alimentação, a prática de atividade física também ajuda a desintoxicar o fígado, a equilibrar os níveis hormonais e a melhorar o metabolismo do corpo.

Procure fazer exercício físico de média a alta intensidade, durante 75 a 300 minutos, cerca de duas vezes por semana.

Sono

Ter uma boa higiene de sono também é muito importante neste processo de limpar o fígado. Dormir cerca de 8 horas por noite contribui para regular o metabolismo do organismo e eliminar toxinas.

Siga as nossas sugestões e consiga limpar o fígado rapidamente.

Veja também