Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
08 Set, 2022 - 14:01

Como organizar a secretária para o regresso às aulas: 6 dicas

Catarina Milheiro

Depois das férias é hora de voltarmos às rotinas. Saiba como organizar a secretária para o regresso às aulas de forma eficaz.

Organizar a secretária para o regresso às aulas pode parecer uma tarefa complicada, principalmente para os mais pequenos que começam a ficar um pouco nostálgicos com o início do ano letivo.

Mas a verdade é que, já estamos em setembro, pensarmos em tudo o que isto implica: desde a organização da secretária, do material escolar até ao estabelecimento de rotinas e horários de estudo.

Por norma, os mais jovens gostam do início das atividades letivas. Afinal, é quando preparam todo o material que precisam e começam a folhear os livros com a matéria nova. Contudo, há que os incentivar para o novo ano e enchê-los de força e energia.

Uma das melhores formas para o fazer passa por ajudá-los a organizarem o local de estudo que têm em casa. Saiba como.

6 dicas para organizar a secretária para o regresso às aulas

É essencial preparar e organizar a secretária para o regresso às aulas. Seja no quarto ou no escritório, o importante é garantir que os seus filhos têm aquilo que precisam para estudar sem que existam distrações à volta.

Por isso, falamos de alguns aspetos a considerar como uma boa iluminação, uma secretária ou mesa à altura dos mais jovens, material indispensável ao estudo e claro, manter a organização do local.

Aproveite o fim das férias para tratar do local de estudo com os seus filhos e aplique as dicas que temos para si.

1.

Retire tudo o que estiver em cima da secretária do ano anterior

O primeiro passo para organizar a secretária para o regresso às aulas passa por retirar todos os objetos, calendários e folhas que ainda permanecerem do ano letivo anterior.

O ideal é fazer isto com o seu filho para que ele identifique o que tem ou não interesse em guardar. Pode armazenar tudo em pastas, devidamente datadas para que saibam sempre onde encontrar as informações necessárias. Quanto à papelada que não interessar, opte por colocar de parte e fazer a reciclagem.

Depois de retirar todos os objetos, passe um pano e limpe toda a superfície da mesa.

2.

Coloque o material todo no mesmo local

Em cima da secretária só deve ficar o material essencial para a realização dos trabalhos de casa e para o estudo em geral.

Por isso mesmo, opte por arranjar uma espécie de lata onde insira uma ou duas esferográficas azuis, uma vermelha, uma verde, marcadores para sublinhar, um lápis, uma afia e uma borracha. O melhor será mesmo ser o seu filho a definir qual o material essencial que deve constar na mesa.

Numa caixa à parte ou num móvel de gavetas por baixo da secretária, pode colocar a régua, compasso, transferidor, esquadro, alguns lápis de cor, canetas de feltro e tudo o que tiver em casa que seja material escolar.

Desta forma, o seu filho irá ter sempre a secretária organizada e saberá onde encontrar o material sempre que precisar.

3.

Insira um calendário pequeno em cima da secretária

Para que os seus filhos saibam sempre as datas dos testes ou das entregas que têm para fazer, ter um calendário pequeno em cima da secretária pode ser uma boa ajuda.

Além de fazer com que não tenham que ir ao telemóvel verificar constantemente as datas e acabarem por se perder na internet, o calendário físico acaba por ser mais percetível.

Pode ajudá-los a marcar as datas com uma caneta de cor diferente. Por exemplo: utilizem vermelho para os dias em que tem testes e verde para os dias em que há entregas de trabalhos.

4.

Arranje uma cadeira confortável e adaptada ao seu filho

A organização do local de estudo, também passa por verificar se a cadeira que o seu filho utiliza para passar horas a estudar e a fazer os trabalhos de casa é ou não adequada.

Peça-lhe para se sentar e ver como se sente neste novo ano. Verifique se não está demasiado gasta e possa começar a magoar em algumas zonas com o passar do tempo.

No caso de precisar de comprar uma cadeira nova, certifique-se de que é devidamente confortável e adequada à altura do sue filho. Desta forma conseguirá garantir o seu bem-estar e saúde.

5.

Retire todas as distrações do local de estudo

Depois de organizar a secretária para o regresso às aulas com o seu filho, está na hora de retirar todas as distrações do local de estudo. E para que não restem dúvidas sobre o que pode ou não ser uma distração, nada melhor do que perguntar jovem.

Estamos certos de que as tecnologias são de facto uma autêntica distração. Contudo, para algumas pessoas, quantas mais canetas tiverem em cima da secretária pior. Por isso, o ideal é sempre perguntar ao seu filho o que poderá resultar numa distração no momento do estudo.

6.

Juntos, criem um horário de estudo com as tarefas e atividades a fazer

Criar um horário de estudo e afixá-lo na parede em frente à secretária é, por norma, uma excelente opção para orientar os mais pequenos nos momentos de estudo.

Será muito mais fácil se criarem este horários em conjunto. Afinal, há sempre atividades ou tarefas que só o seu filho sabe e que vão surgindo ao longo do ano.

Nesse horário, insiram não só as horas de estudo, como os momentos para fazer os trabalhos de casa, tarefas domésticas e até atividades extracurriculares. A nossa sugestão passa por escrever a lápis ou giz, para que consiga apagar caso necessite.

Veja também