ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
30 Mar, 2021 - 16:02

Saiba onde comprar jantes baratas

Afonso Aguiar

É certo que as jantes dão uma enorme presença a um carro. Mas sabe onde comprar jantes baratas? Descubra onde e qual a importância deste elemento.

homem a colocar jante no pneu

Já lhe aconteceu estar a procurar um carro novo, encontrou o carro ideal, mas não gosta das jantes? Saiba que isso não é um problema pois existem vários sítios onde comprar jantes baratas.

Antigamente, principalmente na década de 2000, era um hábito mais comum. No entanto, apesar do decréscimo, ainda é usual dar um toque personalizado ao carro. Ora, as jantes poder servir esse propósito.

Se antes comprar jantes novas significava um gasto desproporcional, atualmente pode encontrar vários conjuntos multi-facetados, desde as mais tímidas de 15 polegadas até às imponentes de 21 polegadas, em aço ou liga leve, por preços bem inferiores.

As jantes são uma parte chave de um carro e revelam, também, parte da personalidade do proprietário. Por norma, costuma-se dizer que optar por umas jantes mais pequenas, é sinal que é uma pessoa descontraída e relaxada.

Por outro lado, ter umas jantes de maiores dimensões, significa que, provavelmente, é fã de uma condução mais desportiva e gosta que olhem para o seu carro com admiração. Afinal, de certa forma, o nosso carro é um prolongamento da nossa personalidade.

Para além disso, também a oferta se multiplicou e diversificou ao longo dos anos. Hoje, praticamente todos os fabricantes colocam à sua disposição dezenas de conjuntos de todas as dimensões.

A importância das jantes

As jantes têm duas funções fulcrais. Se por um lado são um adereço de estilo, por outro fazem também parte da segurança do seu carro. É este componente que garante a refrigeração dos travões e todo o sistema de travagem, pois permite que o ar seja canalizado pelo interior da roda e refrigere tudo o que são pastilhas e discos.

A título de exemplo, se é adepto de uma condução mais desportiva, então deve optar por umas jantes maiores e um perfil do pneu mais baixo. Isto porque, quanto maior for a parede do pneu, ou seja, quanto mais alto for, mais ar existirá no interior, o que tornará a viagem mais confortável. De forma resumida, o ar atua como uma espécie de “amortecedor extra”.

No entanto, como é muito maleável, isto fará com que durante uma sequência de curvas apertadas a maiores velocidades o pneu ceda mais e não tenha tanta aderência. Pode, até, desgastar-se mais rápido. Por isso, é extremamente importante ter umas jantes e uns pneus adequados à estação e ao seu estilo de condução.

O que saber antes de comprar

Com o boom da Internet e o aumento da panóplia de serviços low-cost, mas de boa qualidade, criar um carro que lhe encha todas as medidas é agora mais fácil que nunca, mas isso não significa que tenha que gastar rios de dinheiro para o personalizar.

Sobretudo no caso das jantes, existem vários locais onde comprar jantes baratas, mas nunca se esqueça de legalizar sempre todas as alterações ao seu automóvel para evitar coimas pesadas.

Além disso, tenha em consideração que as jantes devem respeitar o tamanho dos pneus. Por isso, não deverá colocar jantes de liga leva, super estilizadas e de 21 polegadas quando tem um veículo com pneus de 15 polegadas. Das duas uma, ou legaliza a alteração dos pneus também, ou então opta por jantes que se enquadrem com o que está descrito no DUA (Documento Único Automóvel).

Comprar jantes baratas: saber que tipo comprar

Existem vários locais onde pode comprar jantes novas ou usadas, estas últimas, logicamente mais baratas, mas que poderão precisar de algum tipo de intervenção.

É muito importante garantir que, caso compre umas jantes usadas, estas não têm fissuras ou estão em demasiado mau estado. Tudo o que seja apenas visual poderá ser reparado de uma forma rápida e barata por casas especializadas em reparações de jantes. No entanto, golpes mais profundos ou fissuras no interior poderão colocar em causa a sua segurança.

Para além disso, tenha também em conta que há três tipos de jantes diferentes:

  • Liga leve;
  • Alumínio;
  • Aço.

As jantes em liga leve são bastante estilosas e as mais comuns nos dias de hoje. Com um peso bastante inferior ao modelo anterior, entre 10 a 12 quilos a menos, foram desenhadas para garantir uma condução mais desportiva.

No entanto, também são mais propensas a deformações provocadas por impactos agressivos. Também sujam-se com maior facilidade e são mais apetecíveis a eventuais roubos, uma vez que são mais vistosas.

Por outro lado, as jantes em alumínio são as mais económicas e bastante resistentes a buracos e menos sensíveis a sujidade, uma vez que são as mais simples. No entanto, também são as menos vistosas/estilosas e são as piores para refrigerar os travões. Mais ainda, poderá notar que têm uma maior facilidade de deformação da parede lateral e vertical, o que afeta a condução.

Outro tipo de jantes

Existem, ainda, jantes em carbono. Apesar de super leves, estas são bastante caras, portanto fora do propósito deste artigo. São usadas, essencialmente, em carros de competição. No entanto, há jantes de liga leve que têm componentes em carbono e essas sim poderão ser mais baratas.

Onde comprar jantes baratas: 3 opções

loja onde comprar jantes baratas
1

Plataformas online

Existem várias lojas, amadoras e profissionais, dedicadas à compra e venda de jantes, tanto novas como usadas. Mesmo que tenham espaço físico, atualmente estas lojas disponibilizam serviços online, pelo que se torna mais rápido adquirir qualquer produto.

Caso não tenha conhecimento do nome de nenhuma destas casas, poderá procurar em páginas como o Norauto, OLX, Ebay ou no Marketplace do Facebook e seguramente chegará a uma destas lojas numa zona próxima de si.

Nestas plataformas encontrará de tudo, desde jantes originais da marca a jantes “aftermarket” personalizadas de marcas como a Infinity, OZ Mamma, BBS ou Sparco.

Caso opte por jantes usadas, saiba que encontra por valores entre os 70 e os 100 euros. Por outro lado, se optar por jantes novas os valores disparam para cima dos 100 euros e dependendo da qualidade poderá pagar mais de 200 euros. Mas, neste caso, pelo pack completo de quatro.

3

Casas de Pneus

Atualmente não é rentável para as lojas viverem apenas da venda de um produto. Por isso, as maiores casas de pneus estão já a adaptar-se a esta nova realidade de mercado e começaram também a vender jantes. Têm, inclusive, uma secção do seu espaço inteiramente dedicado à exposição de jantes para venda.

As casas de pneus poderão ser um bom sítio onde comprar jantes baratas. Aqui talvez tenha a oportunidade de um bom negócio na compra de 4 pneus, por exemplo, onde talvez consiga um desconto no preço das jantes.

Nunca é demais realçar que os pneus são um dos componentes mais importantes da segurança. São o único local de conexão entre a carroçaria do seu carro e o solo, por isso deve evitar andar com o piso demasiado gasto e deve ter a preocupação de circular com pressão correta.

3

Sucatas

Este será provavelmente o sítio mais barato onde poderá encontrar jantes, mas sabe à partida que não são novas e que poderão ter algum defeito, por isso deve ter bastante cuidado na hora de comprar.

Apesar de existirem sucatas em praticamente todos os municípios de Portugal, estas dificilmente têm um inventário de tudo aquilo que têm armazenado. Por isso, reserve alguns dias para visitar várias sucatas próximas da sua localidade e analise com atenção tudo o que vê.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].