Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
02 Jul, 2023 - 22:18

7 cuidados com a casa no verão: manutenção no tempo de calor

Catarina Milheiro

As temperaturas elevadas chegaram e com elas surge a necessidade de aplicarmos alguns cuidados com a casa no verão. Saiba quais são.

Precisa de dicas valiosas para proteger o seu lar na época mais quente do ano? Reunimos um conjunto de cuidados a ter com a casa no verão para que consiga garantir uma manutenção eficaz.

Estamos todos de acordo quando o assunto é manter a saúde e o bem-estar da família em primeiro lugar. Mas será que pensamos na casa primeiro? Será que no meio da azáfama do dia-a-dia nos recordamos da importância da manutenção da estrutura da casa também no verão?

Na verdade, a tendência é para colocarmos os jardins, varandas, terraços e espaços exteriores bonitos através de objetos e mobiliário novo para o efeito. Contudo, não basta embelezarmos apenas os ambientes. Há que avaliar o interior e o exterior do nosso lar.

Fique connosco e saiba quais são os cuidados a ter com a casa no verão.

7 cuidados com a casa no verão

Os cuidados com a casa no verão incluem tanto o espaço interior, como exterior. Desde o cuidado com a incidência do sol nos móveis, passando pela prevenção do aparecimento de humidade, até ao combate dos insetos em áreas específicas, por exemplo. Ficou curioso? Atente em cada um deles.

1.

Proteja os móveis do sol direto

Se tiver mobiliário perto de janelas onde a incidência do sol é direta e por longos períodos, o melhor será colocar um lençol por cima deles nos dias mais quentes ou mudá-los de sítio.

Por exemplo: se tem uma cómoda que apanha muito sol diariamente, ela poderá ficar baça e sem cor naquela zona. Assim, recomendamos que a mude de local, optando por colocar uma ou duas plantas na zona onde o sol incide.

No caso de ter mobiliário em ferro, o ideal é trocar as peças de madeira que estão expostas ao sol, pelas peças em ferro.

2.

Aproveite para limpar os esgotos e as caleiras

E que tal aproveitar o verão para fazer uma limpeza nos esgotos e nas caleiras? Este é um dos cuidados mais importantes a ter com a casa no verão, a fim de prevenir entupimentos e infiltrações no outono e inverno.

Retire as folhas e a terra que possam estar depositados nessas zonas e procure por ninhos de pássaros (muitas vezes, é na primavera que optam por criar os seus ninhos nas caleiras).

3.

Faça a manutenção do sistema de ar condicionado e aquecimento

Se tem ar condicionado ou um sistema de aquecimento em casa, deve certificar-se de fazer a sua correta manutenção e de forma regular. Para além de contribuir para prolongar a vida útil dos equipamentos, no verão vai querer que funcionem de forma correta, sem que existam problemas associados.

Por problemas falamos em avarias que podem constituir um agravamento quer na conta da luz, como nas contas em geral.

Para evitar constrangimentos, o ideal é limpar os detritos acumulados na unidade de condensação do ar condicionado (que está no exterior). Poderá também optar por lavar ou aspirar os filtros laváveis ou substituir os descartáveis.

4.

Mantenha as plantas de interior em locais frescos

As plantas fazem parte da decoração da sua casa? Então saiba que na época mais quente do ano um dos cuidados mais importantes a ter é colocá-las em locais mais frescos.

Evite zonas com exposição solar direta, a não ser que a planta esteja habituada e precise efetivamente de uma grande quantidade de sol para viver. Caso contrário o ideal é permanecerem em zonas frescas. E não se esqueça de as regar com frequência.

5.

Evite a humidade – areje os armários

Por vezes, também no verão aumentam os níveis de humidade – sobretudo naqueles dias em que a chuva aparece. Para conseguir evitar a humidade e o mofo, abra todos os armários e as janelas de sua casa e deixe o ar entrar.

Sempre que possível, faça-o pelo menos uma vez por dia durante uma hora (como a hora do jantar ou ao final da tarde, por exemplo).

Relembramos que a humidade e o bolor são dos problemas mais comuns nas casas dos portugueses. Por isso mesmo, é importante prevenir.

6.

Combata o aparecimento de insetos

Um dos insetos mais comuns no verão são as formigas – que surgem com frequência nas cozinhas ou nos jardins (principalmente perto de árvores de fruto ou em zonas de refeição).

Para além disto, também é comum o aparecimento de baratas e mosquitos com a chegada do calor. E o melhor que tem a fazer para prevenir estas situações é certificar-se de que não ficam restos de comida pelo chão ou nas bancadas, manter a casa desinfetada e utilizar repelentes.

Para muitos, um truque que funciona muito bem para afastar alguns insetos passa por acender uma vela repelente nas zonas do exterior da casa – como por exemplo: em cima de uma mesa de refeição.

7.

Limpe a chaminé

Sabemos que quando o calor chega, a última coisa em que pensamos é a chaminé. Mas não se esqueça de que o verão é a época ideal para limpar a chaminé, já que fica totalmente seca. Além disto, ao tomar esta atitude a probabilidade de haver um incêndio quando a acender é mínima.

Mas atenção: para este tipo de cuidado, o mais indicado é contratar um profissional.

No fundo, os cuidados a ter com a casa no verão permitem a realização da sua manutenção para que nas estações seguintes se consigam evitar problemas estruturais graves. Fique atento aos sinais que o seu lar lhe dá e coloque mãos à obra.

Veja também